Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lugli, Viviane Cristina Poletto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10476
Resumo: Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a coleção de livros didáticos Español Sin Fronteras, com o fim de verificar se os gêneros textuais neles presentes e as suas respectivas atividades correspondem aos interesses dos alunos que estudam espanhol com esse material O propósito do trabalho foi também verificar, a partir do enfoque de gêneros textuais, as capacidades de linguagem que as atividades propostas pelos livros didáticos da coleção podem desenvolver nos alunos usuários do material, bem como observar a concepção de língua subjacente aos livros didáticos e as abordagens teórico-metodológicas que embasam as atividades sugeridasA pesquisa se caracteriza como bibliográfica e diagnóstica e defende a necessidade de o trabalho proposto pelos livros didáticos conceber os gêneros textuais como objetos de ensino, para a partir deles, desenvolver capacidades de linguagem nos aprendizes Ela pretende também mostrar a necessidade de se avaliar o livro didático de acordo com o seu contexto de uso O embasamento teórico é composto, principalmente, pelos estudos sobre gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) Os resultados mostram a inadequação dos livros da coleção em relação ao contexto social em que são usados
id UEL_b804028e235a1c7fadfad60fc038c882
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10476
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LELíngua espanholaEstudo e ensinoLivros didáticosAvaliaçãoSpanish languageTextbooksStudy and teachingResumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a coleção de livros didáticos Español Sin Fronteras, com o fim de verificar se os gêneros textuais neles presentes e as suas respectivas atividades correspondem aos interesses dos alunos que estudam espanhol com esse material O propósito do trabalho foi também verificar, a partir do enfoque de gêneros textuais, as capacidades de linguagem que as atividades propostas pelos livros didáticos da coleção podem desenvolver nos alunos usuários do material, bem como observar a concepção de língua subjacente aos livros didáticos e as abordagens teórico-metodológicas que embasam as atividades sugeridasA pesquisa se caracteriza como bibliográfica e diagnóstica e defende a necessidade de o trabalho proposto pelos livros didáticos conceber os gêneros textuais como objetos de ensino, para a partir deles, desenvolver capacidades de linguagem nos aprendizes Ela pretende também mostrar a necessidade de se avaliar o livro didático de acordo com o seu contexto de uso O embasamento teórico é composto, principalmente, pelos estudos sobre gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) Os resultados mostram a inadequação dos livros da coleção em relação ao contexto social em que são usadosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The objective of this research is to analyze the school books Espanol sin fronteras and verify if the text genders presented on it correspond to the students’ interests The paper also verifies the language skills the book activities can improve on the students and point the language conceptions presented by the book and its theoretical-methodological approaches The research if characterizes as bibliographical and disgnostic and defends that text genders must be presented by the school books as teaching objects so that the students may develop their language skills The research intends to defend that the text books must be analyzed according to the social context it is included The theory used is based on studies about text/discourse genders: (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) The results show that the text books do not match with the social context it is usedResumen: El objetivo de esta investigación fue analizar la colección de libros didácticos Español Sin Fronteras, con el propósito de averiguar si los géneros textuales presentes y sus respectivas actividades corresponden a los intereses de los alumnos queNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Menegassi, Renilson JoséDurão, Adja Balbino de Amorim BarbieriLugli, Viviane Cristina Poletto2024-05-01T12:43:30Z2024-05-01T12:43:30Z2006.0027.04.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10476porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
title Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
spellingShingle Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
Lugli, Viviane Cristina Poletto
Língua espanhola
Estudo e ensino
Livros didáticos
Avaliação
Spanish language
Textbooks
Study and teaching
title_short Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
title_full Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
title_fullStr Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
title_full_unstemmed Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
title_sort Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE
author Lugli, Viviane Cristina Poletto
author_facet Lugli, Viviane Cristina Poletto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]
Menegassi, Renilson José
Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri
dc.contributor.author.fl_str_mv Lugli, Viviane Cristina Poletto
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Estudo e ensino
Livros didáticos
Avaliação
Spanish language
Textbooks
Study and teaching
topic Língua espanhola
Estudo e ensino
Livros didáticos
Avaliação
Spanish language
Textbooks
Study and teaching
description Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a coleção de livros didáticos Español Sin Fronteras, com o fim de verificar se os gêneros textuais neles presentes e as suas respectivas atividades correspondem aos interesses dos alunos que estudam espanhol com esse material O propósito do trabalho foi também verificar, a partir do enfoque de gêneros textuais, as capacidades de linguagem que as atividades propostas pelos livros didáticos da coleção podem desenvolver nos alunos usuários do material, bem como observar a concepção de língua subjacente aos livros didáticos e as abordagens teórico-metodológicas que embasam as atividades sugeridasA pesquisa se caracteriza como bibliográfica e diagnóstica e defende a necessidade de o trabalho proposto pelos livros didáticos conceber os gêneros textuais como objetos de ensino, para a partir deles, desenvolver capacidades de linguagem nos aprendizes Ela pretende também mostrar a necessidade de se avaliar o livro didático de acordo com o seu contexto de uso O embasamento teórico é composto, principalmente, pelos estudos sobre gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) Os resultados mostram a inadequação dos livros da coleção em relação ao contexto social em que são usados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2006.00
2024-05-01T12:43:30Z
2024-05-01T12:43:30Z
27.04.2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10476
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260915793920