Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Csiszer, Cassiano Ricardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11678
Resumo: Resumo: Com o objetivo de analisar o comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda, na qual a informação é matéria-prima necessária para o desenvolvimento de seu negócio, o da comunicação publicitária, foi realizada a pesquisa que aqui se relata Nos ambientes de trabalho os indivíduos são essenciais para a consecução das atividades, pois além de estarem envolvidos nos processos de busca e uso da informação, são influenciados pelo impacto do desenvolvimento tecnológico em seu entorno O comportamento informacional, ou seja, o engajamento dos indivíduos na busca por informação para o trabalho e a competência que ele tem para esta busca e também para o uso da informação foi o foco desta pesquisa realizada em uma empresa considerada de porte médio tendo como participantes os gestores dos departamentos responsáveis pelos processos de busca e uso da informação Os oito participantes da pesquisa foram entrevistados seguindo-se um roteiro semiestruturado com a finalidade de identificar suas necessidades de informação, as fontes de informação, os meios e suportes utilizados, bem como analisar os seus comportamentos durante a busca da informação e verificar a presença de procedimentos de gestão da informação no ambiente corporativo As principais características da relação dos atores com a informação foram utilizadas para definir o comportamento informacional dos participantes, formando um cabedal de conhecimento apreendido ao longo do desenvolvimento que permitiu tecer as possíveis considerações, entre elas, a da necessidade de adoção de práticas de relacionamento interpessoal entre os gestores, a sugestão de que se defina uma política interna do uso da informação e a aplicação de um modelo de gestão da informação que funcione como balizador para a adoção de tecnologias da informação e da comunicação visando o compartilhamento de informações empresariais no ambiente organizacional
id UEL_b9bb7c56bf5bf257e09688b184ced4f5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11678
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propagandaGestão da informaçãoComportamento informacionalCompetência em informaçãoComunicaçãoPropagandaInformation managementInformation behaviorCommunicationInformation competenceAdvertisingResumo: Com o objetivo de analisar o comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda, na qual a informação é matéria-prima necessária para o desenvolvimento de seu negócio, o da comunicação publicitária, foi realizada a pesquisa que aqui se relata Nos ambientes de trabalho os indivíduos são essenciais para a consecução das atividades, pois além de estarem envolvidos nos processos de busca e uso da informação, são influenciados pelo impacto do desenvolvimento tecnológico em seu entorno O comportamento informacional, ou seja, o engajamento dos indivíduos na busca por informação para o trabalho e a competência que ele tem para esta busca e também para o uso da informação foi o foco desta pesquisa realizada em uma empresa considerada de porte médio tendo como participantes os gestores dos departamentos responsáveis pelos processos de busca e uso da informação Os oito participantes da pesquisa foram entrevistados seguindo-se um roteiro semiestruturado com a finalidade de identificar suas necessidades de informação, as fontes de informação, os meios e suportes utilizados, bem como analisar os seus comportamentos durante a busca da informação e verificar a presença de procedimentos de gestão da informação no ambiente corporativo As principais características da relação dos atores com a informação foram utilizadas para definir o comportamento informacional dos participantes, formando um cabedal de conhecimento apreendido ao longo do desenvolvimento que permitiu tecer as possíveis considerações, entre elas, a da necessidade de adoção de práticas de relacionamento interpessoal entre os gestores, a sugestão de que se defina uma política interna do uso da informação e a aplicação de um modelo de gestão da informação que funcione como balizador para a adoção de tecnologias da informação e da comunicação visando o compartilhamento de informações empresariais no ambiente organizacionalDissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoAbstract: In order to analyze the informational behavior of managers in an advertising agency, where information is the necessary material for the development of its business - that of advertising communication, - the research presented herein was conducted In working environments, individuals are essential for the attainment of activities, since they are not only involved in the process of searching for and using information, but are also influenced by the impact of technological development around them Informational behavior, that is, the commitment of individuals in the search for information for work and their competence in the search and usage of information was the focus of this research conducted in a medium-size company Managers of the departments responsible for the search process and the usage of information were the subjects of this study Eight participants were interviewed, following a semi-structured guide, with the objective of identifying their needs for information, the information sources, the means and supports used, as well as analyzing their behavior during this search, verifying the presence of information management procedures in the corporate environment The main characteristics of the relation between the actors and information were used to define the participants’ informational behavior, forming a set of knowledge gathered throughout the development This relationship led to the developing of possible considerations, among which, that on the need of adopting interpersonal relationship practices among the managers, the suggestion that internal policies be developed on the usage of information and the application of an information management model that could work as a marker for the adoption of information and communication technologies, aiming towards the sharing of enterprise information in organizational environmentsBartalo, Linete [Orientador]Contani, Miguel LuizGiannasi-Kaimen, Maria JúliaCsiszer, Cassiano Ricardo2024-05-01T13:19:14Z2024-05-01T13:19:14Z2010.0010.08.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11678porMestrado ProfissionalGestão da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
title Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
spellingShingle Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
Csiszer, Cassiano Ricardo
Gestão da informação
Comportamento informacional
Competência em informação
Comunicação
Propaganda
Information management
Information behavior
Communication
Information competence
Advertising
title_short Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
title_full Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
title_fullStr Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
title_full_unstemmed Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
title_sort Comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda
author Csiszer, Cassiano Ricardo
author_facet Csiszer, Cassiano Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bartalo, Linete [Orientador]
Contani, Miguel Luiz
Giannasi-Kaimen, Maria Júlia
dc.contributor.author.fl_str_mv Csiszer, Cassiano Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Comportamento informacional
Competência em informação
Comunicação
Propaganda
Information management
Information behavior
Communication
Information competence
Advertising
topic Gestão da informação
Comportamento informacional
Competência em informação
Comunicação
Propaganda
Information management
Information behavior
Communication
Information competence
Advertising
description Resumo: Com o objetivo de analisar o comportamento informacional dos gestores de uma agência de propaganda, na qual a informação é matéria-prima necessária para o desenvolvimento de seu negócio, o da comunicação publicitária, foi realizada a pesquisa que aqui se relata Nos ambientes de trabalho os indivíduos são essenciais para a consecução das atividades, pois além de estarem envolvidos nos processos de busca e uso da informação, são influenciados pelo impacto do desenvolvimento tecnológico em seu entorno O comportamento informacional, ou seja, o engajamento dos indivíduos na busca por informação para o trabalho e a competência que ele tem para esta busca e também para o uso da informação foi o foco desta pesquisa realizada em uma empresa considerada de porte médio tendo como participantes os gestores dos departamentos responsáveis pelos processos de busca e uso da informação Os oito participantes da pesquisa foram entrevistados seguindo-se um roteiro semiestruturado com a finalidade de identificar suas necessidades de informação, as fontes de informação, os meios e suportes utilizados, bem como analisar os seus comportamentos durante a busca da informação e verificar a presença de procedimentos de gestão da informação no ambiente corporativo As principais características da relação dos atores com a informação foram utilizadas para definir o comportamento informacional dos participantes, formando um cabedal de conhecimento apreendido ao longo do desenvolvimento que permitiu tecer as possíveis considerações, entre elas, a da necessidade de adoção de práticas de relacionamento interpessoal entre os gestores, a sugestão de que se defina uma política interna do uso da informação e a aplicação de um modelo de gestão da informação que funcione como balizador para a adoção de tecnologias da informação e da comunicação visando o compartilhamento de informações empresariais no ambiente organizacional
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 10.08.2010
2010.00
2024-05-01T13:19:14Z
2024-05-01T13:19:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11678
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Gestão da Informação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823286080569344