História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Junior, José Alberto de Andrade de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12377
Resumo: Resumo: Fazer um estudo sobre a história do ensino de música na escola publica secundária de Londrina/PR no período 1946 a 1971 é foco desta pesquisa O ano de 1946 foi tomado como marco inicial por ser o ano da inauguração do primeiro ginásio público – O Ginásio Estadual de Londrina O período estudado se encerra em 1971, ano da promulgação da lei No 5692/71, quando a disciplina é excluída da grade curricular do ensino secundário Documentos e depoimentos constituíram as fontes de pesquisa que forneceram indicativos para compreender como o ensino de música se organizou em duas escolas públicas secundárias de Londrina A partir das informações colhidas nos depoimentos foi possível fazer o mapeamento inicial e a partir daí, analisar documentos escolares de duas grandes escolas da Cidade, o Colégio Estadual Professor Vicente Rijo que ofertava o curso ginasial desde 1946 e o IEEL – Instituto Estadual de Educação de Londrina, responsável pelo Curso Normal desde 1945 O marco inicial, 1946, representa o ápice da disciplina de canto orfeônico na escola pública nacional que até ser extinta em 1971, decresce de importância Os dados indicaram a regularidade de oferta no inicio do período estudado, com professores da área e conteúdos específicos e a sua permanência ainda por algum tempo mesmo depois de 1961, quando se transforma em disciplina optativa (ou parte diversificada) A partir de 1971, a semelhança de outros locais, em Londrina, algumas professoras que já estavam na rede pública dando aulas de música, continuaram ministrando o conteúdo de música para seus alunos mesmo com a mudança para Educação Artística
id UEL_b9d743b366a524c6309402cc562aa049
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12377
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)Educação musicalHistóriaMúsicaInstrução e estudoMúsicaMusic education - - LondrinaMusicStudy and teachingHistoryResumo: Fazer um estudo sobre a história do ensino de música na escola publica secundária de Londrina/PR no período 1946 a 1971 é foco desta pesquisa O ano de 1946 foi tomado como marco inicial por ser o ano da inauguração do primeiro ginásio público – O Ginásio Estadual de Londrina O período estudado se encerra em 1971, ano da promulgação da lei No 5692/71, quando a disciplina é excluída da grade curricular do ensino secundário Documentos e depoimentos constituíram as fontes de pesquisa que forneceram indicativos para compreender como o ensino de música se organizou em duas escolas públicas secundárias de Londrina A partir das informações colhidas nos depoimentos foi possível fazer o mapeamento inicial e a partir daí, analisar documentos escolares de duas grandes escolas da Cidade, o Colégio Estadual Professor Vicente Rijo que ofertava o curso ginasial desde 1946 e o IEEL – Instituto Estadual de Educação de Londrina, responsável pelo Curso Normal desde 1945 O marco inicial, 1946, representa o ápice da disciplina de canto orfeônico na escola pública nacional que até ser extinta em 1971, decresce de importância Os dados indicaram a regularidade de oferta no inicio do período estudado, com professores da área e conteúdos específicos e a sua permanência ainda por algum tempo mesmo depois de 1961, quando se transforma em disciplina optativa (ou parte diversificada) A partir de 1971, a semelhança de outros locais, em Londrina, algumas professoras que já estavam na rede pública dando aulas de música, continuaram ministrando o conteúdo de música para seus alunos mesmo com a mudança para Educação ArtísticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The focus of this research has been to make a case study on the history of Music Teaching in Secondary State Schools in Londrina-Pr from the year 1946 to 1971 The year 1946 was chosen as the starting point for having been the year when the first Secondary State School – Ginásio Estadual de Londrina – was open The year 1971 is the end of the time studied, as it was when the Bill 5692/71 became law, excluding this discipline from the Secondary School Syllabus Documents and interviews have been the sources of this research and provided indications to understand how the teaching of Music was organized in two Secondary State Schools in Londrina The data collected in the interviews gave us the opportunity to make the initial mapping and from there analyse school documents of two big schools from the city, The State School Professor Vicente Rijo which had been offering the Secondary school course since 1946 and the Londrina Institute of Education responsible for the Pedagogical Course since 1945 The starting point, 1946, represents the highlight of the subject Orpheonic Singing in the national state school which has decreased in importance until being extinct in 1971 The data indicated the regularity of offer in the beginning of the studied period, with specialized teachers, specific content and its permanence for some time even after 1961 when it became an optional subject (or diversified part) From 1971, in other places as well as in Londrina, some teachers, who had already been teaching music in the state schools, kept the subject even though it had been substituted for ArtAbbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]Rodrigues, ElaineCainelli, Marlene RosaLima Junior, José Alberto de Andrade de2024-05-01T13:53:10Z2024-05-01T13:53:10Z2009.0004.12.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12377porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12377Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
title História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
spellingShingle História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
Lima Junior, José Alberto de Andrade de
Educação musical
História
Música
Instrução e estudo
Música
Music education - - Londrina
Music
Study and teaching
History
title_short História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
title_full História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
title_fullStr História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
title_full_unstemmed História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
title_sort História da disciplina de música e canto orfeônico em duas escolas secundárias públicas de Londrina (1946- 1971)
author Lima Junior, José Alberto de Andrade de
author_facet Lima Junior, José Alberto de Andrade de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]
Rodrigues, Elaine
Cainelli, Marlene Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Junior, José Alberto de Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
História
Música
Instrução e estudo
Música
Music education - - Londrina
Music
Study and teaching
History
topic Educação musical
História
Música
Instrução e estudo
Música
Music education - - Londrina
Music
Study and teaching
History
description Resumo: Fazer um estudo sobre a história do ensino de música na escola publica secundária de Londrina/PR no período 1946 a 1971 é foco desta pesquisa O ano de 1946 foi tomado como marco inicial por ser o ano da inauguração do primeiro ginásio público – O Ginásio Estadual de Londrina O período estudado se encerra em 1971, ano da promulgação da lei No 5692/71, quando a disciplina é excluída da grade curricular do ensino secundário Documentos e depoimentos constituíram as fontes de pesquisa que forneceram indicativos para compreender como o ensino de música se organizou em duas escolas públicas secundárias de Londrina A partir das informações colhidas nos depoimentos foi possível fazer o mapeamento inicial e a partir daí, analisar documentos escolares de duas grandes escolas da Cidade, o Colégio Estadual Professor Vicente Rijo que ofertava o curso ginasial desde 1946 e o IEEL – Instituto Estadual de Educação de Londrina, responsável pelo Curso Normal desde 1945 O marco inicial, 1946, representa o ápice da disciplina de canto orfeônico na escola pública nacional que até ser extinta em 1971, decresce de importância Os dados indicaram a regularidade de oferta no inicio do período estudado, com professores da área e conteúdos específicos e a sua permanência ainda por algum tempo mesmo depois de 1961, quando se transforma em disciplina optativa (ou parte diversificada) A partir de 1971, a semelhança de outros locais, em Londrina, algumas professoras que já estavam na rede pública dando aulas de música, continuaram ministrando o conteúdo de música para seus alunos mesmo com a mudança para Educação Artística
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 04.12.2009
2009.00
2024-05-01T13:53:10Z
2024-05-01T13:53:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12377
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823240651014144