O empobrecimento no território milenar da Serra da Pitanga : uma rede logístico-rodoviária que reflete os baixos índices socioeconômicos da região imediata de Pitanga (RIP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cleverson
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9130
Resumo: Resumo: A Região Imediata de Pitanga (RIP) na sua formação socioespacial vem sendo negligenciada pelo estado paranaense, desde sua gênese formadora, mas principalmente, após o emprego de suas terras pelo uso capitalista Essa região sempre esteve às margens de investimento federais e estaduais, e seus municípios não possuem condições de gerar infraestrutura que impacte local e regionalmente Essa área já foi território de soberania indígena e cabocla e sempre esteve no centro de conexões entre diferentes povos e regiões, isso a partir do milenar Caminho do Peabiru e suas ramificações, porém, com o advento da migração de colonos europeus, sobretudo eslavos, essa região perde a significância de conectividade intrarregional/continental, e a partir disso sua rede viária se manteve sem investimentos por mais de um século, gerando uma ínfima produção, por conta disso, os baixos investimentos para um adequado escoamento regional Somente a partir do final do século XX é que a RIP passa a conviver com algumas obras de implantação rodoviária, readquirindo e fortalecendo a parca conectividade com outras regiões, apenas nas décadas de 198 e 199 Porém, esses investimentos serviram apenas para o escoamento da produção do agronegócio que se instalava nas regiões circunvizinhas Entretanto, tal conectividade está longe de ser a ideal, pois todas as rodovias da região são classificadas como ruins ou péssimas Tal classificação foi obtida com a Metodologia de Avaliação Geográfica da Qualidade das Rodovias (MAGeoQR) produzida nessa pesquisa, fruto da adaptação da metodologia de avaliação empregada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) para avaliar o sistema rodoviário nacional Os diagnósticos feitos nas rodovias analisadas, nesta pesquisa, não se diferem dos demais dados socioeconômicos regionais, que também são inferiores à média destes e de outros índices no estado paranaense A RIP apresenta uma grande quantidade de população empobrecida, assim como tem convivido com uma perda populacional contínua nas últimas décadas Metodologicamente as informações sócioeconômicas foram obtidas IBGE (SIDRA) e no SAGI, do Ministério da Cidadania, dentre outros órgãos públicos Os levantamentos históricos que serviram de base para as análises da formação socioespacial foram realizados por meio de pesquisas documentais, principalmente na Hemeroteca Digital, na Biblioteca do DER/PR e nas bibliotecas e museus dos municípios integrantes da RIP Para proceder à avaliação das rodovias foram feitos 25 km de trabalho de campo na região de estudo Esta pesquisa conseguiu demonstrar a má qualidade das rodovias regionais que refletem os baixos índices socioeconômicos lá existentes, mesmo que o sistema rodoviário-logístico não seja determinante para demonstrar o empobrecimento e o subdesenvolvimento registrado na RIP, sobretudo nos últimos 5 anos, eles ampliam um diagnóstico mais preciso na análise regional Mas estes fatos não eliminam a falta de tais investimentos ao subdesenvolvimento regional Propositivamente, para superar tal empobrecimento é preciso haver um desenvolvimento endógeno, ou seja, de base local, para e pelos moradores locais, respeitando as questões socioambientais e culturais milenares/seculares da RIP
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The Immediate Region of Pitanga (RIP) in its socio-spatial formation has been neglected by the Paraná government since its formation, but principally, after the application of its lands for capitalist use This region has always been at the margins of federal and state investments, and its cities do not have the conditions to generate infrastructure to impact locally and regionally This area was once territory of indigenous sovereignty and has always been the center and connection between different people and regions, this after the ancient Peabiru Way and its ramifications, however, with the arrival of Europeans settlers, especially Slavs, this region lost its significance and connectivity inter-regional/continental, and from this point on its road network was left with no investments for over a century, creating very little production, because of this, the low investments for adequate regional production flow It is only after the end of the XX century that the RIP starts to see a few works of highway implementation, reacquiring and strengthening the scarce connectivity with other regions, only in the decades of 198 and 199 However, these investments served only for the flow of agribusiness production that installed itself in the neighbouring regions Nevertheless, such connectivity is far from being ideal; after all, all of the highways in the regions are classified as bad or horrible Such classification was obtained with the Methodology of Geographical Assessment of Road Quality (MAGeoQR) created in this research, adapted from the assessment methodology employed by the National Confederation of Transport (CNT) to evaluate the national highway network The diagnostics made on the analyzed highways, in this research, do not differ from other regional socioeconomic data, which are also lower than the average of these and other indices in the state of Paraná The RIP has a large amount of impoverished population, as well as it has seen a continuous population loss in recent decades Methodologically the socio-economic information were obtained from IBGE (SIDRA) and SAGI, from the Ministry of Citizenship, among other public agencies The historical surveys that served as the basis for the analysis of socio-spatial formation were carried out through documentary research mainly in the Digital Library, in the DER/PR library and in the libraries and museums of the cities that integrate the RIP To carry out the evaluation of the highways, 25 km of fieldwork were made in the study region This research was able to demonstrate the poor quality of regional highways that reflect the low socioeconomic indices in the region, even if the highway-logistics system is not decisive in demonstrating the impoverishment and underdevelopment registered in the RIP, especially in the last 5 years, they extend a more accurate diagnosis in the regional analysis However, these facts do not eliminate the lack of such investments to regional underdevelopment Purposefully, to overcome such impoverishment there must be an endogenous development, locally based, for and by the local residents, respecting the millennial/secular socio-environmental and cultural issues of RIPFraga, Nilson Cesar [Orientador]Araújo Sobrinho, Fernando LuizLosada, Janaina ZitoLudka, Vanessa MariaCordeiro, Sandra Maria AlmeidaGonçalves, Cleverson2024-05-01T11:49:39Z2024-05-01T11:49:39Z2022.0030.03.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9130porDoutoradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - 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