O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manchur, Josiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178957
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.
id UFSC_7ff257c45e66443011d65971c4faa345
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178957
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográficoGeografiaEstudo e ensinoCulturaPitanga (PR)UcranianosPitanga (PR)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.O objetivo dessa dissertação centra-se na apreensão e análise do ensino de geografia por meio da cultura ucraniana. Para isso nossa abordagem tem como foco o processo de constituição do lugar e as práticas culturais através das manifestações religiosas compreendendo o significado da religião para essa cultura, pois constroem no território como um dos primeiro marcos de sua identidade cultural pequenas igrejas, na qual é o local de encontros e práticas religiosas até os dias atuais. Nossa área de estudo é a Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada no Município de Pitanga-PR, e as dezoito comunidades rurais que estão sob sua responsabilidade, bem como cidades vizinhas como Palmital, Santa Maria do Oeste, Ariranha do Ivaí, Ivaiporã, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque e Cândido de Abreu, destacando que em cada comunidade há uma igreja construída e mantida pelos descendentes de ucraniano. Para essa investigação adotam-se metodologias investigativas como trabalho de campo e entrevistas. Nesse contexto histórico compreendemos que a formação do espaço geográfico na escala local se torna objeto da pesquisa e ensino para as aulas de Geografia, visando uma aprendizagem integrada e contextualizada com a realidade. A partir dessa referência, tomamos um recorte metodológico da pesquisa-ação e a pesquisa no ensino, centrado em alunos como sujeitos do processo focado visando compreender o ensino geográfico até então aprendido por eles. Consideramos uma aprendizagem por meio dos conceitos geográficos e do método de pesquisa no ensino com alunos do projeto de Altas Habilidades do Colégio Antônio Dorigon através de dez encontros presenciais semanais de duração de duas horas com diferentes recursos didáticos, como músicas, poemas e fotografias, além de duas saídas de campo para estudo e observação da cultura ucraniana com objetivo final a elaboração de uma produção didática autoral sobre a temática. Destacamos assim a importância de se trabalhar com práticas pedagógicas na Educação Básica, que promovam o desenvolvimento da autonomia e construção do conhecimento articulado com a aprendizagem do estudo da realidade local como relevância, tanto por uma metodologia para melhor apropriação do sentido do espaço geográfico, como, em especial, em possíveis discussões sobre as dimensões do conhecimento geográfico.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaManchur, Josiane2017-09-05T04:03:02Z2017-09-05T04:03:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il., gráfs.application/pdf348291https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178957porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:03:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:03:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
title O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
spellingShingle O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
Manchur, Josiane
Geografia
Estudo e ensino
Cultura
Pitanga (PR)
Ucranianos
Pitanga (PR)
title_short O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
title_full O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
title_fullStr O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
title_full_unstemmed O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
title_sort O lugar como locús de estudo na geografia: manifestações culturais ucranianas no município de Pitanga-PR e suas representações para o ensino geográfico
author Manchur, Josiane
author_facet Manchur, Josiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Manchur, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Cultura
Pitanga (PR)
Ucranianos
Pitanga (PR)
topic Geografia
Estudo e ensino
Cultura
Pitanga (PR)
Ucranianos
Pitanga (PR)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-05T04:03:02Z
2017-09-05T04:03:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348291
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178957
identifier_str_mv 348291
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652171749621760