Uso de enunciados proverbiais em crônicas na Olimpíada de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valdineia Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11044
Resumo: Resumo: As (DCEs) Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Portuguesa (PARANÁ, 28) orientam que no processo de ensino da Língua Materna o aluno seja levado a refletir sobre o uso da linguagem em situações reais, uso que se materializa nos diversos textos que circulam socialmente, nos quais a leitura e a escrita não estão baseadas apenas em tipologias textuais, mas na noção de Gêneros Assim, com o apoio dos pressupostos bakhtinianos e do Interacionismo Sociodiscursivo, este trabalho traz os resultados de um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado por meio de uma sequência didática, com o intuito de contribuir para o processo do ensino, da aprendizagem e da construção de estratégias de leitura e de escrita, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por intermédio do gênero textual crônica e provérbios Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, na qual foi realizada um estudo sobre o efeito de sentido provocado pelas sentenças proverbiais nas produções textuais (crônicas) de alunos de uma escola pública da cidade de Figueira-PR, produzidas em 214, conforme as orientações do Caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro A análise das produções apoiou-se nos pressupostos teóricos relacionados à coerência e coesão de Koch (23-214) A sequência didática realizada privilegiou o diálogo entre a tradição oral e escrita, fornecendo subsídios para compreensão da cultura e o aperfeiçoamento da produção textual mediante o estudo das características próprias do gênero oral e narrativo comuns ao provérbio e à crônica As contribuições da Linguística Textual expostas neste trabalho permitem uma reflexão sobre o trabalho de produção de textos A partir dessas considerações, busca-se abordar o ensino de Língua de Língua Materna, especialmente a produção textual, sob um novo paradigma, de forma a contribuir para a reflexão de uma nova prática pedagógica
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