Água mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263066 |
Resumo: | Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens. |
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Ferrari, Caroline GirardiSiqueira, Maity Simone Guerreiro2023-08-03T03:32:20Z20200102-4450http://hdl.handle.net/10183/263066001172807Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens.Under the Cognitive Linguistics approach, we analyze proverb comprehension by children and adults, through a comprehension task. Three groups of participants were interviewed:.30 adults over the age of 18; 33 younger children (m=7,5 years old, sd=7,3 months); and 25 older children (m=10,59 years old, sd=7,92 months). A repeated measure analysis of variance (ANOVA) was conducted, complemented by a Tukey test. The items, the age groups, the nature of the questions and the interactions between these categories were analyzed. The analyses presented a main effect of age, nature of the question and item in the proverb comprehension competence of the interviewed groups (p<0.05). The younger the participant, the lower was his/her tendency to comprehend the items.application/pdfporDELTA : revista de documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP. Vol. 36, n. 2 (2020), 2020360204, p. [1]-29Lingüística cognitivaProvérbiosLinguagem e línguasCognitive linguisticsProverbs comprehensionProverbsProverbs comprehension taskÁgua mole em pedra dura tanto bate até que fura : uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultosWater dripping day by day wears the hardest rock away : comparing proverb comprehension by children and adultsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172807.pdf.txt001172807.pdf.txtExtracted Texttext/plain58080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263066/2/001172807.pdf.txt2eef6cbdaed11bc88513ae6d9d4683ddMD52ORIGINAL001172807.pdfTexto completoapplication/pdf267180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263066/1/001172807.pdf010f0a16cce6ec467ef43b376f54c1d0MD5110183/2630662023-08-04 03:31:45.995841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263066Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:31:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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