Leituras de professores de inglês em formação por meio de atividade embasada no letramento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliane Mantovani
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13864
Resumo: Resumo: São poucos os estudos que tratam da prática do Letramento Crítico aliada ao contexto de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (REIS, 28a) A fim de contribuir para a investigação do conhecimento do futuro profissional desta área, este trabalho apresenta uma análise dos posicionamentos que alunos da quarta série do curso de Letras Estrangeiras Modernas de uma universidade estadual do Paraná adotam enquanto leitores de textos escritos em língua inglesa Com o objetivo de analisar tais posicionamentos, esta pesquisa, de cunho qualitativo, é um estudo de caso que pretende compreender, de maneira interpretativa e subjetiva, a situação estudada, isto é, os eventos e os sujeitos participantes Para tal propósito, concepções de leitura (LEFFA, 1999), de leitura crítica (HEBERLE, 2; MEURER, 2; MIQUELANTE, 22) e de letramento crítico (HARRISON, 24; WALLACE, 1992) são consideradas, de acordo com a literatura, no que diz respeito às suas convergências e divergências, se alguma (s) As perguntas de pesquisa que guiam este estudo são as seguintes: 1) Que concepções de leitura podem ser inferidas a partir das respostas dos graduandos na posição de leitores?, 2) Que tipo de leitura realizam? e 3) Qual visão de significado está implicada em suas leituras? Inserida em um paradigma de pesquisa interpretativista, a posição desses sujeitos será interpretada visando à compreensão da ação humana (SCHWANDT, 26) – entendida, neste contexto, como ação de leitura Os dados desta pesquisa (compostos por uma lista questões em que se exigia o papel de leitor diante de duas fotos) foram cedidos pela professora Dra Simone Reis, orientadora desta investigação A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado aos graduandos no primeiro semestre de 211 Suas interpretações e apreensões são exploradas levando-se em consideração os conceitos de significado propostos por Gee (1993), cuja teoria nos permite estabelecer uma relação entre texto, visões de significado e tipos de leitura Como resultado, conclui-se que parece não haver a a percepção na diferença da linguagem veiculada pelas mensagens A e B, além da falta de uma metalinguagem para expressarem suas opiniões Espera-se contribuir para a compreensão das concepções de leitura empregadas por estes futuros professores de línguas bem como para refletir se seus posicionamentos enquanto leitores carregam aspectos que contribuem para o (des)estabelecimento de situações de desigualdade, manutenção de poder, dominação e exploração (FREIRE, 1987)
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Inserida em um paradigma de pesquisa interpretativista, a posição desses sujeitos será interpretada visando à compreensão da ação humana (SCHWANDT, 26) – entendida, neste contexto, como ação de leitura Os dados desta pesquisa (compostos por uma lista questões em que se exigia o papel de leitor diante de duas fotos) foram cedidos pela professora Dra Simone Reis, orientadora desta investigação A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado aos graduandos no primeiro semestre de 211 Suas interpretações e apreensões são exploradas levando-se em consideração os conceitos de significado propostos por Gee (1993), cuja teoria nos permite estabelecer uma relação entre texto, visões de significado e tipos de leitura Como resultado, conclui-se que parece não haver a a percepção na diferença da linguagem veiculada pelas mensagens A e B, além da falta de uma metalinguagem para expressarem suas opiniões Espera-se contribuir para a compreensão das concepções de leitura empregadas por estes futuros professores de línguas bem como para refletir se seus posicionamentos enquanto leitores carregam aspectos que contribuem para o (des)estabelecimento de situações de desigualdade, manutenção de poder, dominação e exploração (FREIRE, 1987)Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: There are few studies that deal with the practice of Critical Literacy connected to the context of Foreign Language Teacher Education (REIS, 28a) In order to contribute to the investigation of the knowledge of the future professional of this area, this research presents an analysis of the positions that students from the fourth year of the Foreign Modern Languages course at a state university of Paraná take as readers of texts in English language With the purpose of analyzing such positions, this research, of qualitative nature, is a case study that tries to comprehend, in an interpretative and subjective manner, the studied situation, which means, the events and the participant subjects For this, concepts of reading (LEFFA, 1999), of critical reading (HEBERLE, 2; MEURER, 2; MIQUELANTE, 22) and critical literacy (HARRISON, 24; WALLACE, 1992) are considered, according to the literature, regarding their possible convergence and divergence The research questions that guide this study are the following: 1) What reading conceptions can be inferred from the answers of the students in the position of readers?, 2) What type of reading do they perform? and 3) What vision of meaning is implied in their readings? Set within the interpretativist research paradigm, the position of these subjects will be interpreted considering the comprehension of the human action (SCHWANDT, 26) – understood, in this context, as reading action The data of this research (composed by a list of questions in which the student was asked to have a reader role in relation to two pictures) was made available by the current research advisor, Dr Simone Reis The data collection was done by means of a questionnaire applied to the students in the first semester of 211 Their interpretations and apprehensions are explored taking into account three concepts of meaning current in the Literacy research literature (GEE, 1993), whose theory allows us to establish a relation among text, views of meaning and types of reading As a result, students seem to lack the perception of difference in language presented by the messages A and B, besides the lack of a metalanguage to express their opinions This research can contribute to the understanding of the reading concepts held by the language teachers-to-be, as well as to reflect on whether their positions as readers carry aspects that might contribute to the establishment or destabilization of unequal situations, of power keeping, of domination and exploitation (FREIRE, 1987)Reis, Simone [Orientador]Barçante, MagaliMateus, Elaine FernandesSilva, Kleber Aparecido daBarçante, Magali [Coorientadora]Lopes, Liliane Mantovani2024-05-01T14:20:00Z2024-05-01T14:20:00Z2013.0022.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13864porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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