Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986 |
Resumo: | Resumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporânea |
id |
UEL_bb6422e81e410f308ccbb8dd28ae7e3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12986 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via ClasscraftMatemáticaEstudo e ensinoEducação ambientalGamificaçãoClasscraftMathematicsEnvironmental educationGamificationClasscraftSustainabilityStudy and teachingResumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporâneaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: Considering the human need to use natural resources for their survival as well as the limitation of these resources, the theme of sustainability becomes mandatory and urgent In view of this scenario, the relevance of Environmental Education stands out, since numerous studies show the importance and obligation to address this transversal theme in the school curriculum Thus, the main objective of this work is to show how mathematics teaching can contribute to the integration of environmental education themes in Basic Education, showing that the problems that affect society need scientific support to be addressed, which justifies, for example, continuing to invest in mathematics teaching In this teaching proposal, mathematical contents and Environmental Education are related in the elaboration of a system for collecting and using rainwater for non-potable purposes in a single-family residence, through missions and tasks organized in the Classcraft platform, an online gamification resource that substantially meets the requirements addressed by the Octalysis methodology of Chou (219) gamification In this context, this proposal involves mathematics, environmental sustainability, gamification and contemporary technologyTeramon, Neuza [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinGarcia, Tânia Marli RochaGomes, Evaldo Rodrigues2024-05-01T14:05:05Z2024-05-01T14:05:05Z2021.0025.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
title |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
spellingShingle |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft Gomes, Evaldo Rodrigues Matemática Estudo e ensino Educação ambiental Gamificação Classcraft Mathematics Environmental education Gamification Classcraft Sustainability Study and teaching |
title_short |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
title_full |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
title_fullStr |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
title_full_unstemmed |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
title_sort |
Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft |
author |
Gomes, Evaldo Rodrigues |
author_facet |
Gomes, Evaldo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teramon, Neuza [Orientador] Pires, Magna Natalia Marin Garcia, Tânia Marli Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Evaldo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Educação ambiental Gamificação Classcraft Mathematics Environmental education Gamification Classcraft Sustainability Study and teaching |
topic |
Matemática Estudo e ensino Educação ambiental Gamificação Classcraft Mathematics Environmental education Gamification Classcraft Sustainability Study and teaching |
description |
Resumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporânea |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021.00 2024-05-01T14:05:05Z 2024-05-01T14:05:05Z 25.03.2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823305730883584 |