Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Evaldo Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986
Resumo: Resumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporânea
id UEL_bb6422e81e410f308ccbb8dd28ae7e3a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12986
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via ClasscraftMatemáticaEstudo e ensinoEducação ambientalGamificaçãoClasscraftMathematicsEnvironmental educationGamificationClasscraftSustainabilityStudy and teachingResumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporâneaDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: Considering the human need to use natural resources for their survival as well as the limitation of these resources, the theme of sustainability becomes mandatory and urgent In view of this scenario, the relevance of Environmental Education stands out, since numerous studies show the importance and obligation to address this transversal theme in the school curriculum Thus, the main objective of this work is to show how mathematics teaching can contribute to the integration of environmental education themes in Basic Education, showing that the problems that affect society need scientific support to be addressed, which justifies, for example, continuing to invest in mathematics teaching In this teaching proposal, mathematical contents and Environmental Education are related in the elaboration of a system for collecting and using rainwater for non-potable purposes in a single-family residence, through missions and tasks organized in the Classcraft platform, an online gamification resource that substantially meets the requirements addressed by the Octalysis methodology of Chou (219) gamification In this context, this proposal involves mathematics, environmental sustainability, gamification and contemporary technologyTeramon, Neuza [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinGarcia, Tânia Marli RochaGomes, Evaldo Rodrigues2024-05-01T14:05:05Z2024-05-01T14:05:05Z2021.0025.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
title Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
spellingShingle Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
Gomes, Evaldo Rodrigues
Matemática
Estudo e ensino
Educação ambiental
Gamificação
Classcraft
Mathematics
Environmental education
Gamification
Classcraft
Sustainability
Study and teaching
title_short Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
title_full Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
title_fullStr Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
title_full_unstemmed Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
title_sort Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via Classcraft
author Gomes, Evaldo Rodrigues
author_facet Gomes, Evaldo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teramon, Neuza [Orientador]
Pires, Magna Natalia Marin
Garcia, Tânia Marli Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Evaldo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação ambiental
Gamificação
Classcraft
Mathematics
Environmental education
Gamification
Classcraft
Sustainability
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação ambiental
Gamificação
Classcraft
Mathematics
Environmental education
Gamification
Classcraft
Sustainability
Study and teaching
description Resumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporânea
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T14:05:05Z
2024-05-01T14:05:05Z
25.03.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823305730883584