Efetividade do método Pilates em solo na flexibilidade da cadeia posterior, mobilidade de tronco e alinhamento postural no plano sagital em crianças de oito a 12 anos : ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cibinello, Fabíola Unbehaun
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9677
Resumo: Resumo: Introdução: O método Pilates pode ser uma alternativa de exercício físico na infância, porém seus potenciais efeitos ainda não estão bem descritos na literatura Objetivos: Verificar a efetividade de um programa de exercícios com base no método Pilates sobre a flexibilidade da cadeia posterior, mobilidade de tronco (Estudo 1) e alinhamento postural no plano sagital (Estudo 2) em crianças de oito a 12 anos sem doenças crônicas ou alterações musculoesqueléticas Métodos: Os estudos apresentados foram do tipo ensaio clínico randomizado controlado com a participação de 4 crianças na faixa etária entre oito a 12 anos Os participantes foram divididos em dois grupos, 2 no grupo Pilates (GP) e 2 no grupo controle (GC) O efeito de 28 sessões, em grupo, de Pilates em solo foi avaliado Os desfechos do estudo 1 foram a flexibilidade muscular e a mobilidade de tronco, mensuradas pelos testes distância do terceiro dedo ao solo e sentar e alcançar no banco de Wells No estudo 2 foi o alinhamento postural no plano sagital avaliado pela fotogrametria Resultados: Em ambos os estudos não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos na avaliação pós-intervenção No estudo 1, houve diferença significante na distância alcançada no teste de sentar e alcançar (p = 4; ES = 29; SRM = 73) e no teste distância do terceiro dedo ao solo, no ângulo posterior do joelho (p = 26; ES = 56; SRM = 54) entre a avaliação pré e pós-intervenção no GP No estudo 2, entre a avaliação pré e pós-intervenção no GP na vista sagital direita (p=19; ES=7; SRM=57) e esquerda (p= 37; ES = 76; SRM = 5) houve uma diferença significante no alinhamento vertical do corpo e no ângulo sagital da cabeça na vista direita (p= 35; ES = 41; SRM = 51) Houve diferença significante no GC entre a avaliação pré e pós-intervenção no alinhamento vertical do tronco na vista sagital esquerda (p= 16; (ES = 56; SRM = 44) Conclusão: Não houve comprovação da efetividade do método Pilates em solo na flexibilidade da cadeia posterior, mobilidade de tronco e alinhamento postural no plano sagital em crianças de oito a 12 anos, pois não houve diferença significante em relação ao grupo controle Portanto, não se pode afirmar que a melhora encontrada em algumas variáveis seja decorrente do programa de intervenção com exercícios baseados no método Pilates solo Entretanto, a proposta foi possível de ser realizada em ambiente escolar, envolvendo atividades lúdicas e linguagem adaptada para a faixa etária
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ES = 29; SRM = 73) and in the distance from fingertip-to-floor test, at the posterior angle of the knee (p = 26; ES = 56; SRM = 54) between the pre and post-intervention assessment in the GP In study 2, between the pre and post-intervention assessment in the GP in the right sagittal view (p = 19; ES = 7; SRM = 57) and left (p = 37; ES = 76; SRM = 5) there was a significant difference in the vertical alignment of the body and in the sagittal angle of the head in the right view (p = 35; ES = 41; SRM = 51) There was a significant difference in the CG between the pre and post-intervention assessment in the vertical alignment of the trunk in the left sagittal view (p = 16; (ES = 56; SRM = 44) Conclusion: There was no proof of the effectiveness of the Mat Pilates method in the flexibility of the posterior chain, trunk mobility and postural alignment in the sagittal plane in children aged eight to 12 years, as there was no significant difference in relation to the control group Therefore, it cannot be said that the improvement found in some variables is due to the intervention program with exercises based on the Pilates solo method However, the proposal was possible to be carried out in a school environment, involving playful activities and language adapted for the age groupFujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]Santos, Suhaila Mahmoud SmailiMacedo, Christiane de Souza GuerinoLavado, Edson LopesSiqueira, Cláudia Patrícia Cardoso MartinsCibinello, Fabíola Unbehaun2024-05-01T12:09:38Z2024-05-01T12:09:38Z2020.0030.10.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9677porDoutoradoCiências da ReabilitaçãoCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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