Representações de formadores de professores de inglês no contexto do PDE-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Stein
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202136
Resumo: Este estudo tem como contexto de pesquisa um programa de formação continuada de professores proposto pelo Governo estadual e realizado em parceria com universidades públicas: o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE-PR). A partir da teoria de recontextualização pedagógica de Bernstein (1990, 2000) e de representações sociais de Moscovici (2002, 2003), busco identificar as representações de formadores de professores de inglês sobre formação continuada no contexto desse programa. Como referência, tomo os pressupostos e princípios político-pedagógicos sobre formação de professores contidos no documento-síntese (PARANÁ, 2013), para discutir com um grupo de sete formadores de professores de inglês responsáveis pelas atividades desenvolvidas nas turmas de 2012 e 2013 do PDE/INGLÊS de uma universidade do Norte do Paraná. Os dados, transcritos da audiogravação do grupo focal realizado em 2014, foram analisados interpretativamente e categorizados a partir das tematizações dos participantes. Desse processo, emergiram cinco categorias de análise nas quais os formadores expõem suas representações sobre: a formação continuada de professores no PDE-PR; o papel dos formadores dentro do programa; os professores PDE; o programa propriamente dito e; os efeitos do PDE-PR na educação básica e na formação inicial. As representações acerca destas categorias transitaram em torno da validade e das limitações da formação continuada; da percepção de que os formadores desempenham o papel de executores de ações previamente determinadas pelo campo recontextualizador oficial; da transformação atitudinal de alguns professores e formadores em relação ao ensino/aprendizado de língua inglesa na escola pública; da preferência dos professores participantes do programa por desenhos de formação que privilegiem o retorno à universidade e; do questionamento da relevância de algumas atividades propostas pelo PDE-PR. Com base na análise dos dados, concluo que na intrincada teia da formação continuada, seus atores (Estado, formadores, professores e alunos) assumem, como que num efeito cascata, o papel de recontextualizadores do processo formativo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRepresentações de formadores de professores de inglês no contexto do PDE-PRRepresentations of English teachers' educators in the context of PDE-PR2015-04-28Telma Nunes Gimenez . Viviane Aparecida Bagio Furtoso Elaine Fernandes Mateus Denise Ismênia Bossa Grassano OrtenziAlexandre SteinUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBREste estudo tem como contexto de pesquisa um programa de formação continuada de professores proposto pelo Governo estadual e realizado em parceria com universidades públicas: o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE-PR). A partir da teoria de recontextualização pedagógica de Bernstein (1990, 2000) e de representações sociais de Moscovici (2002, 2003), busco identificar as representações de formadores de professores de inglês sobre formação continuada no contexto desse programa. Como referência, tomo os pressupostos e princípios político-pedagógicos sobre formação de professores contidos no documento-síntese (PARANÁ, 2013), para discutir com um grupo de sete formadores de professores de inglês responsáveis pelas atividades desenvolvidas nas turmas de 2012 e 2013 do PDE/INGLÊS de uma universidade do Norte do Paraná. Os dados, transcritos da audiogravação do grupo focal realizado em 2014, foram analisados interpretativamente e categorizados a partir das tematizações dos participantes. Desse processo, emergiram cinco categorias de análise nas quais os formadores expõem suas representações sobre: a formação continuada de professores no PDE-PR; o papel dos formadores dentro do programa; os professores PDE; o programa propriamente dito e; os efeitos do PDE-PR na educação básica e na formação inicial. As representações acerca destas categorias transitaram em torno da validade e das limitações da formação continuada; da percepção de que os formadores desempenham o papel de executores de ações previamente determinadas pelo campo recontextualizador oficial; da transformação atitudinal de alguns professores e formadores em relação ao ensino/aprendizado de língua inglesa na escola pública; da preferência dos professores participantes do programa por desenhos de formação que privilegiem o retorno à universidade e; do questionamento da relevância de algumas atividades propostas pelo PDE-PR. Com base na análise dos dados, concluo que na intrincada teia da formação continuada, seus atores (Estado, formadores, professores e alunos) assumem, como que num efeito cascata, o papel de recontextualizadores do processo formativo.The context of this study is the Educational Development Programme of Paraná (PDE-PR) offered by the government of this state and executed in partnerships with public universities. Based on the theory of recontextualisation of Bernstein (1990, 2000) and the social representations of Moscovici (2002, 2003), I seek to identify the representations of English teachers’ educators about continuing education within this programme. As a reference, I take the political-pedagogical assumptions and principles about teachers’ education stated in the programme’s summary document (PARANÁ, 2013) to discuss them with a group of seven English teacher’s educators responsible for the 2012 and 2013 PDE classes from a public university located in the North of Paraná State. The data, transcribed from the recording of the focus group carried out in 2014, were analysed interpretatively and categorised according to the participants’ thematisations. From this process five categories of analysis emerged in which the educators could reveal their representations about: the teachers’ continuing education in the programme; the educators’ role; the PDE teachers; the programme itself and; its effects on public schools and the initial education of English teachers. The representations about these categories were related to the validity and limitations of continuing education; to the perception that the teachers’ educators, in this context, perform the role of executors of actions previously predetermined by the recontextualising official field; they also pointed to attitudinal changes in some teachers and educators regarding the teaching/learning of English in public schools; to the preference of continuing educational programme designs that favour the return of its participants to university and to the questioning of the relevance of some activities proposed by PDE-PR. Based on the data analysis, I conclude that in the intricate web of continuing education, its actors (the State, the educators, the teachers and the students) play, as in a ripple effect, the role of recontextualizers of the educational process.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202136porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:30Zoai:uel.br:vtls000202136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-12-22T14:18:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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