Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem |
id |
UEL_bedff88b335fd4a7e88b9024da82cad4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9353 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamentalEducação matemáticaAvaliação educacionalMathematics educationEducational evaluationResumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagemDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research presents a study of the work with prova-escrita-com-cola with an 8th grade class of a public school in a city in northern Paraná With a qualitative approach, of an interpretative nature, directly related to the researcher's previous perspectives and experiences, was sought to identify which elements of the didactic assessment are underlying the use of prova-escrita-com-cola in the scope of basic education Regarding the information present in the written cheat and its relation with the resolutions presented in the tests, an analysis of the written production of eighth grade students was accomplished in two exams with written cheat (the firsts in their lives) The research showed evidence that the students used the cheat as a resource An underlying intention is that this work serves as a resource for teachers who teach mathematics and seek to use assessment instruments that can provide learning opportunities for their students and provide information regarding the teaching and learning processesBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Innocenti, Mariana Souza2024-05-01T11:54:51Z2024-05-01T11:54:51Z2020.0024.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
title |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental Innocenti, Mariana Souza Educação matemática Avaliação educacional Mathematics education Educational evaluation |
title_short |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
title_full |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental |
author |
Innocenti, Mariana Souza |
author_facet |
Innocenti, Mariana Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Ferreira, Pamela Emanueli Alves Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Innocenti, Mariana Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Avaliação educacional Mathematics education Educational evaluation |
topic |
Educação matemática Avaliação educacional Mathematics education Educational evaluation |
description |
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T11:54:51Z 2024-05-01T11:54:51Z 24.02.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823284221444096 |