Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Innocenti, Mariana Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353
Resumo: Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem
id UEL_bedff88b335fd4a7e88b9024da82cad4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9353
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamentalEducação matemáticaAvaliação educacionalMathematics educationEducational evaluationResumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagemDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research presents a study of the work with prova-escrita-com-cola with an 8th grade class of a public school in a city in northern Paraná With a qualitative approach, of an interpretative nature, directly related to the researcher's previous perspectives and experiences, was sought to identify which elements of the didactic assessment are underlying the use of prova-escrita-com-cola in the scope of basic education Regarding the information present in the written cheat and its relation with the resolutions presented in the tests, an analysis of the written production of eighth grade students was accomplished in two exams with written cheat (the firsts in their lives) The research showed evidence that the students used the cheat as a resource An underlying intention is that this work serves as a resource for teachers who teach mathematics and seek to use assessment instruments that can provide learning opportunities for their students and provide information regarding the teaching and learning processesBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Innocenti, Mariana Souza2024-05-01T11:54:51Z2024-05-01T11:54:51Z2020.0024.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
title Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
spellingShingle Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
Innocenti, Mariana Souza
Educação matemática
Avaliação educacional
Mathematics education
Educational evaluation
title_short Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
title_full Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
title_fullStr Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
title_sort Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental
author Innocenti, Mariana Souza
author_facet Innocenti, Mariana Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Innocenti, Mariana Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Avaliação educacional
Mathematics education
Educational evaluation
topic Educação matemática
Avaliação educacional
Mathematics education
Educational evaluation
description Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T11:54:51Z
2024-05-01T11:54:51Z
24.02.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823284221444096