A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de Habermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Maria José Ferreira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10714
Resumo: Resumo: Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental Nesse locus, por vezes, os fins acabam por justificar os meios, valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo A escola, dessa forma, passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação vêem a possibilidade de aproximação das idéias da razão comunicativa à escola, como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem, assim como a natureza Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva” Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa Apresenta uma proposta prática: as assembléias escolares Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes
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assim como a natureza Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva” Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa Apresenta uma proposta prática: as assembléias escolares Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentesDissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Estadual de Londrina, Centro de Comunicação, Educação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research searchs to analyze the contributions of the habermasiana communicative action to the pertaining to school environment Part of the critical one to the modern rationality and emphasizes the form that the instrumental rationality reflects in the education It considers that to develop a educational proposal ruled for a communicative action is a challenge, since the school still is sufficiently permeated by the instrumental reason In this locus, for times, the ends are for justifying the ways, valuing more, the statistical results than the process in itself exactly By the way, the school passes “to be colonized” by the systematic world It argues as some scholars of the education see the possibility of approach to the ideas of the communicative reason to the school, as counterpoint to the instrumental rationality that reifica the man, as well as the nature In this prism, it defends that this approach would bring support for a democratic school management in which, the communication between all the involved actors in the process would be present in institutional form, becoming a possibility of improvement in the conflicts that devastate this way It presents some principles of the “Theory of the communicative action” and of the “Theory of the acts of it speaks” searching to undertake a quarrel of as these can subsidize a proposal of moral education It makes notes about the moral education in theoreticians who had given support to the Habermas for the construction of his “discursive ethics” It establishes, also, a confrontation between the dialogicidade and the possibilities of moral formation in the school It argues, still, some estimated of the democracy and as these could be present in the interior of the school, stimulating the communicative rationality Set a practical proposal: the school assemblies It sees this as a possibility of the undertaking in the school the communicative action It finishes understanding that although, many critical they make to the “Theory of the Communicative Action”, the same one has much to offer to the pedagogical praxis in the formation of communicatively competent peopleZancanaro, Lourenço [Orientador]Henning, Leoni Maria PadilhaDutra, Delamar José VolpatoRuiz, Maria José Ferreira2024-05-01T12:47:47Z2024-05-01T12:47:47Z2006.002006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10714porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de 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