A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo discutir a importância da linguagem cartográfica na leitura da paisagem No entanto, apresenta a falta de domínio dos conceitos cartográficos revelada pelos alunos, como um problema na elaboração dessa leitura Como forma de enfrentamento a essas dificuldades e na busca de soluções, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica que visa a construção de conceitos a partir do cotidiano Tal metodologia desenvolve-se no formato de aulas-oficinas e trabalho de campo, tendo como base de análise do espaço geográfico a categoria paisagem Participam desse trabalho os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - de Londrina nos anos de 29 e 21 O trabalho norteia-se pelo método da pesquisa-ação e fundamenta-se nas ideias de Vygotsky sobre a mediação como comunicação pedagógica Apresentam-se como resultados desse trabalho de pesquisa, as análises das produções dos alunos obtidas por meio de relatórios, mapas e tabelas sobre a leitura da paisagem do entorno da Escola a partir da realização do trabalho de campo |
id |
UEL_bff0395d7da3b6dca4e8cec068534ab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9219 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidianoGeografiaCartografiaFormação de conceitosPaisagemObservação participanteGeographyStudy and teaching - EnvironmentCartographyConcept formationLandscape - Participant observationEducation of adultsResumo: O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo discutir a importância da linguagem cartográfica na leitura da paisagem No entanto, apresenta a falta de domínio dos conceitos cartográficos revelada pelos alunos, como um problema na elaboração dessa leitura Como forma de enfrentamento a essas dificuldades e na busca de soluções, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica que visa a construção de conceitos a partir do cotidiano Tal metodologia desenvolve-se no formato de aulas-oficinas e trabalho de campo, tendo como base de análise do espaço geográfico a categoria paisagem Participam desse trabalho os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - de Londrina nos anos de 29 e 21 O trabalho norteia-se pelo método da pesquisa-ação e fundamenta-se nas ideias de Vygotsky sobre a mediação como comunicação pedagógica Apresentam-se como resultados desse trabalho de pesquisa, as análises das produções dos alunos obtidas por meio de relatórios, mapas e tabelas sobre a leitura da paisagem do entorno da Escola a partir da realização do trabalho de campoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This present research paper has the aim to discuss the importance of cartographic language in the landscape reading However, presents the lack of control about the cartographic concepts revealed by the students, like a trouble in the elaboration of this reading Like the form of facing this difficulties and in search of solutions, presents the development of a methodologic proposal of cartographical teaching that aims the construction of concepts by the daily routine Such methodology develops in format of workshop classes and field work, having the base of analyses of geographic space the landscape category Took part from this paper, students of Elementary School and High School of CEEBJA – Center State of Basic Education for Young and Adults – of Londrina in years of 29 and 21 This work conducts the method of action research and it is based in Vygotsky ideas about the mediation like pedagogic communication This research paper has the results, the analysis of students productions got by reports, maps and tables about reading the landscape around the School during the realization of the research paperAntonello, Ideni Terezinha [Orientador]Souza, Edson Belo Clemente deOliveira, Edilson Luis deBrito, Maria de Fátima de2024-05-01T11:52:04Z2024-05-01T11:52:04Z2011.0009.09.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
title |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
spellingShingle |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano Brito, Maria de Fátima de Geografia Cartografia Formação de conceitos Paisagem Observação participante Geography Study and teaching - Environment Cartography Concept formation Landscape - Participant observation Education of adults |
title_short |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
title_full |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
title_fullStr |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
title_full_unstemmed |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
title_sort |
A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano |
author |
Brito, Maria de Fátima de |
author_facet |
Brito, Maria de Fátima de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antonello, Ideni Terezinha [Orientador] Souza, Edson Belo Clemente de Oliveira, Edilson Luis de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria de Fátima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Cartografia Formação de conceitos Paisagem Observação participante Geography Study and teaching - Environment Cartography Concept formation Landscape - Participant observation Education of adults |
topic |
Geografia Cartografia Formação de conceitos Paisagem Observação participante Geography Study and teaching - Environment Cartography Concept formation Landscape - Participant observation Education of adults |
description |
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo discutir a importância da linguagem cartográfica na leitura da paisagem No entanto, apresenta a falta de domínio dos conceitos cartográficos revelada pelos alunos, como um problema na elaboração dessa leitura Como forma de enfrentamento a essas dificuldades e na busca de soluções, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica que visa a construção de conceitos a partir do cotidiano Tal metodologia desenvolve-se no formato de aulas-oficinas e trabalho de campo, tendo como base de análise do espaço geográfico a categoria paisagem Participam desse trabalho os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - de Londrina nos anos de 29 e 21 O trabalho norteia-se pelo método da pesquisa-ação e fundamenta-se nas ideias de Vygotsky sobre a mediação como comunicação pedagógica Apresentam-se como resultados desse trabalho de pesquisa, as análises das produções dos alunos obtidas por meio de relatórios, mapas e tabelas sobre a leitura da paisagem do entorno da Escola a partir da realização do trabalho de campo |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.09.2011 2011.00 2024-05-01T11:52:04Z 2024-05-01T11:52:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823317256830976 |