A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria de Fátima de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219
Resumo: Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo discutir a importância da linguagem cartográfica na leitura da paisagem No entanto, apresenta a falta de domínio dos conceitos cartográficos revelada pelos alunos, como um problema na elaboração dessa leitura Como forma de enfrentamento a essas dificuldades e na busca de soluções, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica que visa a construção de conceitos a partir do cotidiano Tal metodologia desenvolve-se no formato de aulas-oficinas e trabalho de campo, tendo como base de análise do espaço geográfico a categoria paisagem Participam desse trabalho os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - de Londrina nos anos de 29 e 21 O trabalho norteia-se pelo método da pesquisa-ação e fundamenta-se nas ideias de Vygotsky sobre a mediação como comunicação pedagógica Apresentam-se como resultados desse trabalho de pesquisa, as análises das produções dos alunos obtidas por meio de relatórios, mapas e tabelas sobre a leitura da paisagem do entorno da Escola a partir da realização do trabalho de campo
id UEL_bff0395d7da3b6dca4e8cec068534ab3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9219
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidianoGeografiaCartografiaFormação de conceitosPaisagemObservação participanteGeographyStudy and teaching - EnvironmentCartographyConcept formationLandscape - Participant observationEducation of adultsResumo: O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo discutir a importância da linguagem cartográfica na leitura da paisagem No entanto, apresenta a falta de domínio dos conceitos cartográficos revelada pelos alunos, como um problema na elaboração dessa leitura Como forma de enfrentamento a essas dificuldades e na busca de soluções, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica que visa a construção de conceitos a partir do cotidiano Tal metodologia desenvolve-se no formato de aulas-oficinas e trabalho de campo, tendo como base de análise do espaço geográfico a categoria paisagem Participam desse trabalho os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - de Londrina nos anos de 29 e 21 O trabalho norteia-se pelo método da pesquisa-ação e fundamenta-se nas ideias de Vygotsky sobre a mediação como comunicação pedagógica Apresentam-se como resultados desse trabalho de pesquisa, as análises das produções dos alunos obtidas por meio de relatórios, mapas e tabelas sobre a leitura da paisagem do entorno da Escola a partir da realização do trabalho de campoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This present research paper has the aim to discuss the importance of cartographic language in the landscape reading However, presents the lack of control about the cartographic concepts revealed by the students, like a trouble in the elaboration of this reading Like the form of facing this difficulties and in search of solutions, presents the development of a methodologic proposal of cartographical teaching that aims the construction of concepts by the daily routine Such methodology develops in format of workshop classes and field work, having the base of analyses of geographic space the landscape category Took part from this paper, students of Elementary School and High School of CEEBJA – Center State of Basic Education for Young and Adults – of Londrina in years of 29 and 21 This work conducts the method of action research and it is based in Vygotsky ideas about the mediation like pedagogic communication This research paper has the results, the analysis of students productions got by reports, maps and tables about reading the landscape around the School during the realization of the research paperAntonello, Ideni Terezinha [Orientador]Souza, Edson Belo Clemente deOliveira, Edilson Luis deBrito, Maria de Fátima de2024-05-01T11:52:04Z2024-05-01T11:52:04Z2011.0009.09.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
title A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
spellingShingle A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
Brito, Maria de Fátima de
Geografia
Cartografia
Formação de conceitos
Paisagem
Observação participante
Geography
Study and teaching - Environment
Cartography
Concept formation
Landscape - Participant observation
Education of adults
title_short A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
title_full A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
title_fullStr A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
title_full_unstemmed A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
title_sort A cartografia na leitura da paisagem : construção de conceitos a partir do cotidiano
author Brito, Maria de Fátima de
author_facet Brito, Maria de Fátima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonello, Ideni Terezinha [Orientador]
Souza, Edson Belo Clemente de
Oliveira, Edilson Luis de
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria de Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Cartografia
Formação de conceitos
Paisagem
Observação participante
Geography
Study and teaching - Environment
Cartography
Concept formation
Landscape - Participant observation
Education of adults
topic Geografia
Cartografia
Formação de conceitos
Paisagem
Observação participante
Geography
Study and teaching - Environment
Cartography
Concept formation
Landscape - Participant observation
Education of adults
description Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo discutir a importância da linguagem cartográfica na leitura da paisagem No entanto, apresenta a falta de domínio dos conceitos cartográficos revelada pelos alunos, como um problema na elaboração dessa leitura Como forma de enfrentamento a essas dificuldades e na busca de soluções, apresenta o desenvolvimento de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica que visa a construção de conceitos a partir do cotidiano Tal metodologia desenvolve-se no formato de aulas-oficinas e trabalho de campo, tendo como base de análise do espaço geográfico a categoria paisagem Participam desse trabalho os alunos do Ensino Fundamental e Médio do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - de Londrina nos anos de 29 e 21 O trabalho norteia-se pelo método da pesquisa-ação e fundamenta-se nas ideias de Vygotsky sobre a mediação como comunicação pedagógica Apresentam-se como resultados desse trabalho de pesquisa, as análises das produções dos alunos obtidas por meio de relatórios, mapas e tabelas sobre a leitura da paisagem do entorno da Escola a partir da realização do trabalho de campo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.09.2011
2011.00
2024-05-01T11:52:04Z
2024-05-01T11:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317256830976