Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10457
Resumo: Resumo: O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a função do técnico do laboratório didático na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa procurou entender qual é a identidade ocupacional dos técnicos de laboratório O pensamento do técnico em relação à sua atividade ocupacional, a sua relação com os seus pares, com os docentes, com os alunos e com o seu laboratório e/ou equipamento, norteiam a pesquisa, pois esses fatores influenciam diretamente a sua identidade ocupacional, isto é, a autopercepção da sua função e das expectativas que os demais indivíduos de relação a ele Para essa análise foram realizadas entrevistas com técnicos de laboratório de Física, Química e Biologia, com curso superior na área em que atuam Os resultados iniciais indicam que os funcionários que atuam no laboratório reconhecem a sua importância para o funcionamento do mesmo, para a melhoria do aprendizado dos alunos, para o seu desenvolvimento ocupacional e até mesmo para a sua vida, entretanto, apresentam dificuldades para descrever a sua identidade ocupacional Os referenciais usados foram: a relação com saber, descrita por Charlot, as perspectivas do que é um laboratório didático e a sua função, a identidade pessoal e ocupacional, por Bohoslavsky e a captura por discursos A relação entre o técnico e o colega, o docente, ou os alunos da instituição afeta profundamente essa identificação Por esse motivo, as respostas foram categorizadas desse modo Com base nessas informações, procuramos defender a idéia que o técnico é aquele que ajuda na construção do ambiente de aprendizagem, que prepara o alicerce, a base da aula prática do professor, adaptando as atividades de tal modo que elas possam dar uma idéia mais completa de um determinado paradigma
id UEL_c00551eaa041ea58f378538360535470
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10457
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciênciasCiênciasEstudo e ensinoFísicaTécnicos de laboratórioQuímicaScience - Study and teachingLaboratory techniciansResumo: O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a função do técnico do laboratório didático na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa procurou entender qual é a identidade ocupacional dos técnicos de laboratório O pensamento do técnico em relação à sua atividade ocupacional, a sua relação com os seus pares, com os docentes, com os alunos e com o seu laboratório e/ou equipamento, norteiam a pesquisa, pois esses fatores influenciam diretamente a sua identidade ocupacional, isto é, a autopercepção da sua função e das expectativas que os demais indivíduos de relação a ele Para essa análise foram realizadas entrevistas com técnicos de laboratório de Física, Química e Biologia, com curso superior na área em que atuam Os resultados iniciais indicam que os funcionários que atuam no laboratório reconhecem a sua importância para o funcionamento do mesmo, para a melhoria do aprendizado dos alunos, para o seu desenvolvimento ocupacional e até mesmo para a sua vida, entretanto, apresentam dificuldades para descrever a sua identidade ocupacional Os referenciais usados foram: a relação com saber, descrita por Charlot, as perspectivas do que é um laboratório didático e a sua função, a identidade pessoal e ocupacional, por Bohoslavsky e a captura por discursos A relação entre o técnico e o colega, o docente, ou os alunos da instituição afeta profundamente essa identificação Por esse motivo, as respostas foram categorizadas desse modo Com base nessas informações, procuramos defender a idéia que o técnico é aquele que ajuda na construção do ambiente de aprendizagem, que prepara o alicerce, a base da aula prática do professor, adaptando as atividades de tal modo que elas possam dar uma idéia mais completa de um determinado paradigmaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The work presents the results of a research about the technician's of the didactic laboratory function in the State University of Londrina The research tried to understand which is the laboratory technicians' occupational identity The technician's thought in relation to its occupational activity, its relationship with its pairs, with the educational ones, with the students and with its laboratory and/or equipment, they address the research, because those factors influence its occupational identity directly, that is, the solemnity perception of its function and of the expectations that the other relationship individuals to him For that analysis interviews were accomplished with technicians of laboratory of Physics, Chemistry and Biology, with superior course in the area in that act The initial results indicate that the employees that act in the laboratory recognize its importance for the operation of the same, for the improvement of the students' learning, for its occupational development and even for its life, however, they present difficulties to describe its occupational identity The used references was: the relationship with knowing, described by Charlot, the perspectives than it is a didactic laboratory and its function, the personal and occupational identity, for Bohoslavsky and the capture for speeches The relationship among the technician and the colleague, the educational, or the students of the institution affects that identification deeply For that reason, the answers were classified in that way With base in those information, we tried to defend the idea that the technician is that that helps in the construction of the learning atmosphere, that prepares the base, the base of the teacher's practical class, adapting the activities in a such way that they can give a more complete idea of a certain paradigmArruda, Sergio de Mello [Orientador]Garcia, Nilson Marcos DiasBarros, Marcelo AlvesZapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes2024-05-01T12:43:13Z2024-05-01T12:43:13Z2005.0031.08.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10457porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
title Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
spellingShingle Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
Ciências
Estudo e ensino
Física
Técnicos de laboratório
Química
Science - Study and teaching
Laboratory technicians
title_short Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
title_full Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
title_fullStr Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
title_full_unstemmed Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
title_sort Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências
author Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
author_facet Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Garcia, Nilson Marcos Dias
Barros, Marcelo Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Estudo e ensino
Física
Técnicos de laboratório
Química
Science - Study and teaching
Laboratory technicians
topic Ciências
Estudo e ensino
Física
Técnicos de laboratório
Química
Science - Study and teaching
Laboratory technicians
description Resumo: O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a função do técnico do laboratório didático na Universidade Estadual de Londrina A pesquisa procurou entender qual é a identidade ocupacional dos técnicos de laboratório O pensamento do técnico em relação à sua atividade ocupacional, a sua relação com os seus pares, com os docentes, com os alunos e com o seu laboratório e/ou equipamento, norteiam a pesquisa, pois esses fatores influenciam diretamente a sua identidade ocupacional, isto é, a autopercepção da sua função e das expectativas que os demais indivíduos de relação a ele Para essa análise foram realizadas entrevistas com técnicos de laboratório de Física, Química e Biologia, com curso superior na área em que atuam Os resultados iniciais indicam que os funcionários que atuam no laboratório reconhecem a sua importância para o funcionamento do mesmo, para a melhoria do aprendizado dos alunos, para o seu desenvolvimento ocupacional e até mesmo para a sua vida, entretanto, apresentam dificuldades para descrever a sua identidade ocupacional Os referenciais usados foram: a relação com saber, descrita por Charlot, as perspectivas do que é um laboratório didático e a sua função, a identidade pessoal e ocupacional, por Bohoslavsky e a captura por discursos A relação entre o técnico e o colega, o docente, ou os alunos da instituição afeta profundamente essa identificação Por esse motivo, as respostas foram categorizadas desse modo Com base nessas informações, procuramos defender a idéia que o técnico é aquele que ajuda na construção do ambiente de aprendizagem, que prepara o alicerce, a base da aula prática do professor, adaptando as atividades de tal modo que elas possam dar uma idéia mais completa de um determinado paradigma
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2005.00
2024-05-01T12:43:13Z
2024-05-01T12:43:13Z
31.08.2005
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10457
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260800450560