Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marineli, Fábio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/
Resumo: O presente trabalho trata de algumas dificuldades de estudantes num laboratório didático de Física. Utilizando Relatórios de experimentos realizados pelos estudantes de um curso de laboratório do Instituto de Física da USP, analisamos o entendimento de conceitos típicos de um experimento de Física, como medida, incerteza, flutuação etc. Uma análise qualitativa do conteúdo dos Relatórios mostra que as medidas são representadas quase sempre incorretamente e, quando corretas, têm uma interpretação equivocada: devem ser exatas, refletindo características completamente definidas dos objetos ou fenômenos e a influência de quem as realiza ou do instrumento de medida supera e obscurece o acesso às propriedades das grandezas. Para a interpretação dos resultados encontrados utilizamos conceituações de realidade apresentadas por autores da área da sociologia; nos apoiamos no pressuposto de que a realidade da vida cotidiana, em que os estudantes estão imersos, é distinta da realidade considerada na perspectiva científica. Buscamos atribuir as dificuldades manifestadas pelos estudantes quando são convidados a medir, expressar e analisar os resultados de uma medida no laboratório, à concepção de realidade cotidiana que eles detêm. Consideramos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no trabalho no laboratório didático de Física têm um forte componente de uma concepção equivocada, de senso comum, relativa a certos aspectos do campo científico, mais do que um desconhecimento dos procedimentos estatísticos que comparecem na elaboração dos resultados.
id USP_dad40773df76b7a885d8b0a7b5ae99bd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08052013-142019
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de físicaAn interpretation for difficulties faced by students in a physics laboratoryFísica - estudo e ensinoLaboratório didáticoMeasureMedidaPhysics - study and teachingRealidadeRealityTeaching laboratoryO presente trabalho trata de algumas dificuldades de estudantes num laboratório didático de Física. Utilizando Relatórios de experimentos realizados pelos estudantes de um curso de laboratório do Instituto de Física da USP, analisamos o entendimento de conceitos típicos de um experimento de Física, como medida, incerteza, flutuação etc. Uma análise qualitativa do conteúdo dos Relatórios mostra que as medidas são representadas quase sempre incorretamente e, quando corretas, têm uma interpretação equivocada: devem ser exatas, refletindo características completamente definidas dos objetos ou fenômenos e a influência de quem as realiza ou do instrumento de medida supera e obscurece o acesso às propriedades das grandezas. Para a interpretação dos resultados encontrados utilizamos conceituações de realidade apresentadas por autores da área da sociologia; nos apoiamos no pressuposto de que a realidade da vida cotidiana, em que os estudantes estão imersos, é distinta da realidade considerada na perspectiva científica. Buscamos atribuir as dificuldades manifestadas pelos estudantes quando são convidados a medir, expressar e analisar os resultados de uma medida no laboratório, à concepção de realidade cotidiana que eles detêm. Consideramos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no trabalho no laboratório didático de Física têm um forte componente de uma concepção equivocada, de senso comum, relativa a certos aspectos do campo científico, mais do que um desconhecimento dos procedimentos estatísticos que comparecem na elaboração dos resultados.The present work deals with some of the students\' difficulties at a Physics teaching laboratory. Using experiment reports written by students in a laboratory course at the Physics Institute of USP we analyzed the understanding of typical concepts in a physics experiment like measurement, uncertainty, fluctuations etc. A qualitative analysis of the reports content shows that measurements are very often represented incorrectly and when they are correct, the interpretation is wrong; the observer and measurement instrument influences surpass and conceal the intrinsic properties of a physical measurement. For interpretation of the results we used reality concepts that have been presented by authors in the area of Sociology; we based on the assumption that students\' everyday life reality is different from the reality as seen from a scientific perspective. We tried to connect the difficulties found by students when they have to measure, express and analyze results of a laboratory measurement, to their everyday life conceptions. We consider that the difficulties found by students\' in their Physics teaching laboratory have a strong component of a misleading conception, of common sense, in relation to certain aspects of the scientific field, rather than an ignorance of statistical procedures that are used in the elaboration of results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacca, Jesuina Lopes de AlmeidaMarineli, Fábio2007-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-08052013-142019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
An interpretation for difficulties faced by students in a physics laboratory
title Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
spellingShingle Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
Marineli, Fábio
Física - estudo e ensino
Laboratório didático
Measure
Medida
Physics - study and teaching
Realidade
Reality
Teaching laboratory
title_short Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
title_full Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
title_fullStr Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
title_full_unstemmed Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
title_sort Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física
author Marineli, Fábio
author_facet Marineli, Fábio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Marineli, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Laboratório didático
Measure
Medida
Physics - study and teaching
Realidade
Reality
Teaching laboratory
topic Física - estudo e ensino
Laboratório didático
Measure
Medida
Physics - study and teaching
Realidade
Reality
Teaching laboratory
description O presente trabalho trata de algumas dificuldades de estudantes num laboratório didático de Física. Utilizando Relatórios de experimentos realizados pelos estudantes de um curso de laboratório do Instituto de Física da USP, analisamos o entendimento de conceitos típicos de um experimento de Física, como medida, incerteza, flutuação etc. Uma análise qualitativa do conteúdo dos Relatórios mostra que as medidas são representadas quase sempre incorretamente e, quando corretas, têm uma interpretação equivocada: devem ser exatas, refletindo características completamente definidas dos objetos ou fenômenos e a influência de quem as realiza ou do instrumento de medida supera e obscurece o acesso às propriedades das grandezas. Para a interpretação dos resultados encontrados utilizamos conceituações de realidade apresentadas por autores da área da sociologia; nos apoiamos no pressuposto de que a realidade da vida cotidiana, em que os estudantes estão imersos, é distinta da realidade considerada na perspectiva científica. Buscamos atribuir as dificuldades manifestadas pelos estudantes quando são convidados a medir, expressar e analisar os resultados de uma medida no laboratório, à concepção de realidade cotidiana que eles detêm. Consideramos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no trabalho no laboratório didático de Física têm um forte componente de uma concepção equivocada, de senso comum, relativa a certos aspectos do campo científico, mais do que um desconhecimento dos procedimentos estatísticos que comparecem na elaboração dos resultados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08052013-142019/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256496047390720