A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazamboni, Gabriel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17254
Resumo: Ao abandonar os ideais de Schopenhauer e Wagner, sobretudo por identificar neles a reproducao de aspectos nocivos da Modernidade, Nietzsche escreve Humano, Demasiado Humano e inaugura uma nova fase em sua filosofia, que pode se caracterizar como uma reconciliacao com a ciencia a fim de combater a influencia moral, religiosa e metafisica para a construcao de uma cultura superior que toma a Grecia Antiga como aspiracao. Em um aforismo intitulado Em favor dos ociosos, Nietzsche expoe a decadencia dos eruditos e dos chamados “homens ativos” e a incapacidade destes de fruir uma vida contemplativa. A partir da valorizacao que o filosofo concebe ao ocio e a contemplacao, intende-se mapear suas concepcoes de modo a inseri-las no problema da educacao oriunda da Modernidade, questionar sua relevancia no Cultivo de Si, discutir a figura do espirito livre neste ambito, e identificar a ambiguidade da ciencia no periodo intermediario de sua producao tomando o perspectivismo como parametro.
id UEL_c1fb5f1ee6ff3e32e09a8893c5e839b0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17254
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de NietzscheThe critical function of idleness: education in the middle period of NietzscheNietzscheÓcioEducaçãoCultivo de SiEspírito livre.Ciências Humanas - FilosofiaNietzscheIdlenessEducationSelf-CultivationFree spirit.Ao abandonar os ideais de Schopenhauer e Wagner, sobretudo por identificar neles a reproducao de aspectos nocivos da Modernidade, Nietzsche escreve Humano, Demasiado Humano e inaugura uma nova fase em sua filosofia, que pode se caracterizar como uma reconciliacao com a ciencia a fim de combater a influencia moral, religiosa e metafisica para a construcao de uma cultura superior que toma a Grecia Antiga como aspiracao. Em um aforismo intitulado Em favor dos ociosos, Nietzsche expoe a decadencia dos eruditos e dos chamados “homens ativos” e a incapacidade destes de fruir uma vida contemplativa. A partir da valorizacao que o filosofo concebe ao ocio e a contemplacao, intende-se mapear suas concepcoes de modo a inseri-las no problema da educacao oriunda da Modernidade, questionar sua relevancia no Cultivo de Si, discutir a figura do espirito livre neste ambito, e identificar a ambiguidade da ciencia no periodo intermediario de sua producao tomando o perspectivismo como parametro.By abandoning the ideals of Schopenhauer and Wagner, mainly because he identified in them the reproduction of harmful aspects of modernity, Nietzsche writes Human, All Too Human and inaugurates a new phase in his philosophy, which can be characterized as a reconciliation with science in order to combat the moral, religious and metaphysical influence for the construction of a superior culture that takes Ancient Greece as an aspiration. In an aphorism entitled In favor of the idle, Nietzsche exposes the decadence of scholars and “active men” for their inability to enjoy a contemplative life. Based on the valuation that the philosopher conceives of idleness and contemplation, it is intended to map his conceptions in order to insert them in the problem of education arising from modernity, to question its relevance in Self- Cultivation, to discuss the figure of the free spirit in this context, and to identify the ambiguity of science in the middle period of his production, taking perspectivism as a parameter.Weber, José FernandesPitta, Maurício FernandoHardt, Lucia SchneiderMazamboni, Gabriel2024-08-21T17:35:05Z2024-08-21T17:35:05Z2023-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17254porCLCH - Departamento de FilosofiaPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina114 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T06:01:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-22T06:01:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
The critical function of idleness: education in the middle period of Nietzsche
title A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
spellingShingle A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
Mazamboni, Gabriel
Nietzsche
Ócio
Educação
Cultivo de Si
Espírito livre.
Ciências Humanas - Filosofia
Nietzsche
Idleness
Education
Self-Cultivation
Free spirit.
title_short A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
title_full A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
title_fullStr A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
title_full_unstemmed A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
title_sort A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche
author Mazamboni, Gabriel
author_facet Mazamboni, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weber, José Fernandes
Pitta, Maurício Fernando
Hardt, Lucia Schneider
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazamboni, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche
Ócio
Educação
Cultivo de Si
Espírito livre.
Ciências Humanas - Filosofia
Nietzsche
Idleness
Education
Self-Cultivation
Free spirit.
topic Nietzsche
Ócio
Educação
Cultivo de Si
Espírito livre.
Ciências Humanas - Filosofia
Nietzsche
Idleness
Education
Self-Cultivation
Free spirit.
description Ao abandonar os ideais de Schopenhauer e Wagner, sobretudo por identificar neles a reproducao de aspectos nocivos da Modernidade, Nietzsche escreve Humano, Demasiado Humano e inaugura uma nova fase em sua filosofia, que pode se caracterizar como uma reconciliacao com a ciencia a fim de combater a influencia moral, religiosa e metafisica para a construcao de uma cultura superior que toma a Grecia Antiga como aspiracao. Em um aforismo intitulado Em favor dos ociosos, Nietzsche expoe a decadencia dos eruditos e dos chamados “homens ativos” e a incapacidade destes de fruir uma vida contemplativa. A partir da valorizacao que o filosofo concebe ao ocio e a contemplacao, intende-se mapear suas concepcoes de modo a inseri-las no problema da educacao oriunda da Modernidade, questionar sua relevancia no Cultivo de Si, discutir a figura do espirito livre neste ambito, e identificar a ambiguidade da ciencia no periodo intermediario de sua producao tomando o perspectivismo como parametro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
2024-08-21T17:35:05Z
2024-08-21T17:35:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17254
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CLCH - Departamento de Filosofia
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
114 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823247879897088