Atendimento educacional especializado de alunos com altas habilidades / superdotação na cidade de Londrina, Paraná : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Juliana Chueire
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14168
Resumo: Resumo: A presente pesquisa de mestrado teve por objetivo analisar como tem sido realizado o atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação na rede pública estadual de ensino, da região metropolitana de Londrina E refletiu-se sobre a coerência entre os objetivos e a dinâmica de funcionamento, estabelecidos pelo programa instituído pelo MEC (BRASIL, 26) para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação Tratou-se de um estudo de caso sobre o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Paraná e as salas de recursos de altas habilidades/superdotação, com dez (N=1) participantes, profissionais desse núcleo O instrumento utilizado na coleta de dados foi entrevista com um roteiro semi estruturado Os dados quantitativos foram analisados com o auxílio da estatística descritiva e os dados qualitativos tratados por meio de análise de conteúdo Para análise quali-quantitativa dos resultados, empregou-se o software QDA Miner, uma ferramenta que auxiliou a codificação e categorização das entrevistas transcritas por meio de tabulação, estatística e cruzamento dos dados As declarações dos participantes deram subsídios para a criação de sete grandes classes e trinta subclasses de análise Utilizou-se o cálculo do índice de fidedignidade, indicado por conferir maior rigor científico a este trabalho, que foi submetido à análise de dois juízes especialistas em pesquisa qualitativa Os principais resultados demonstraram que o atendimento aos alunos, realizado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação e salas de recursos, foi ampliado desde sua implantação, em 26, até o ano de 212 Conferindo-se destaque aos profissionais envolvidos nesse processo que desenvolveram suas funções de acordo com a proposta contida no Documento Orientador (26) aplicado em todos os núcleos do país Constatou-se, também, a escassez de referencial teórico específico sobre o atendimento dos NAAH/S que foi adotado como política de Governo (BRASIL, 26), para o atendimento às necessidades educacionais especiais desta população Evidenciou-se a necessidade de investimento na qualificação dos professores do ensino regular, cuja dificuldade maior consistiu na identificação do aluno em um primeiro momento, e depois no seu encaminhamento e atendimento Este aspecto foi desvelado através dos baixos índices nas sinopses estatísticas sobre o número de alunos com altas habilidades/superdotação, identificados e atendidos, registrados nos Censos Escolares do INEP Salientou-se que o NAAH/S do Paraná funciona, também, pelo comprometimento e empenho pessoal de vários profissionais que incentivam a realização deste trabalho Verificou-se, vários aspectos positivos do trabalho desenvolvido no NAAH/S: o envolvimento dos profissionais; as práticas aplicadas; as parcerias estabelecidas Mas constatou-se também, que falta a disponibilização pelos órgãos responsáveis, de manutenção dos equipamentos; aquisição de novos computadores, impressoras, mobiliários; fornecimento de materiais de trabalho; recursos financeiros e profissionais Espera-se que a discussão deste tema, seja mais bem difundida no meio acadêmico e na sociedade de modo geral, gerando investimentos por parte dos órgãos oficiais, visto que esta população necessita de atendimento educacional especializado, garantido pela legislação vigente no país e no estado
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as práticas aplicadas; as parcerias estabelecidas Mas constatou-se também, que falta a disponibilização pelos órgãos responsáveis, de manutenção dos equipamentos; aquisição de novos computadores, impressoras, mobiliários; fornecimento de materiais de trabalho; recursos financeiros e profissionais Espera-se que a discussão deste tema, seja mais bem difundida no meio acadêmico e na sociedade de modo geral, gerando investimentos por parte dos órgãos oficiais, visto que esta população necessita de atendimento educacional especializado, garantido pela legislação vigente no país e no estadoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This Master’s dissertation aimed to analyze how the service has been held for students with high abilities/giftedness in the public state education, the metropolitan area of Londrina And reflected on the coherence between the objectives and the dynamics of functioning, set by program established by Ministry of Education (BRAZIL, 26) to meet the educational needs of students with high abilities/giftedness It was a case study on the Core of Activities for High Abilities/Giftedness of Paraná State and High Abilities Resource Rooms, with ten (N = 1) participants, professionals that nucleus The instrument used for data collection was the semi structured interview Quantitative data were analyzed with the aid of descriptive statistics and qualitative data processed by means of content analysis For qualitative and quantitative analysis of the results, was used the software QDA Miner, a tool that helped the coding and categorizing of the transcribed interviews through tabulation and statistical data cross The statements of the participants gave subsidies to create seven major classes and thirty subclasses of analysis Was used to calculate the index of reliability, indicated by giving greater scientific rigor to this work, which was analyzed by the two experts judges in qualitative research The main results showed that health care students, conducted by the Core of Activities for High Abilities/ Giftedness and resource rooms, was expanded since its inception in 26 until the year 212 Giving prominence to the professionals involved in this process they developed their duties in accordance with the proposal contained in the Guidance Document (26) applied to all cores in the country It was noted, too, the lack of specific theoretical framework on the service of the Core of Activities for High Abilities/ Giftedness which is adopted as Government policy (BRAZIL, 26) to meet the special educational needs of this population Revealed the need for investment in training of regular classroom teachers, whose greatest difficulty was to identify, the student at first objective, and then in its indication and care This data was unveiled by the low rates for statistics synopsis on the number of students with high abilities / giftedness, identified and assisted, recorded in the School Census INEP It was emphasized that the Core of Activities for High Abilities/ Giftedness of Paraná State, also, works because of the personal commitment and involvement of many professionals, who encouraged this work There are several positive aspects of the work in this Core: the involvement of professionals; the practices applied; established partnerships But it was also found that lacking the provision of maintenance of equipment; purchase of new computers, printers, furniture; material supply work, financial and professional resources, by the responsible agenciesIt is hoped that the discussion about these topics must be more widespread in academia and in society in general, generating investments of local officials, since this population requires specialized educational services, guaranteed by the law of the country and the stateMarquezine, Maria Cristina [Orientador]Vitaliano, Célia ReginaFreitas, Soraia NapoleãoLyra, Juliana Chueire2024-05-01T14:29:09Z2024-05-01T14:29:09Z2013.0013.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14168porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14168Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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