Manifestações do duplo em contos de Rubens Figueiredo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000221005 |
Resumo: | Mito presente no imaginário coletivo, o duplo se apresenta sob distintas esferas no decorrer dos séculos. Suas acepções e representações são vislumbradas no universo artístico, inclusive na literatura, na qual o mito teve a sua apoteose no século XIX, estendendo-se até a contemporaneidade. Contudo, ainda que tenha sido representado de maneira vasta, Nicole Fernandez Bravo (2000) afirma que o duplo sempre renasce nas obras literárias relacionado à morte, mais precisamente, como um símbolo da morte-renascimento. Em vista disso, a presente dissertação busca reconhecer essa representação em contos do autor Rubens Figueiredo. Por meio da análise de três contos integrados nas obras As palavras secretas (1998) e O livro dos lobos (2009), procura-se, aqui, perceber os elementos configuradores do duplo conforme postulados pelos estudiosos do tema e notar a presença da ideia de morte perdurada nas narrativas contemporâneas de Figueiredo. Para tanto, inicialmente, realiza-se uma trajetória acerca das concepções do mito do duplo no decorrer da história, tendo como base estudos psicanalíticos e filosóficos de Otto Rank (2013), Sigmung Freud (2006), Julia Kristeva (1994), Clément Rosset (2008) e Edgar Morin (1988); além disso, também é explorado como este se manifesta em consagradas obras da literatura ocidental, desde as grandes epopeias até os romances e contos modernos, com base no verbete produzido por Bravo (2000). Reflete-se, posteriormente, sobre o gênero conto e os aspectos dessa narrativa; para isso, serão utilizados os estudos acerca do conto de Edgar Allan Poe (2011), Júlio Cortázar (2006), Ricardo Piglia (2004) e Alfredo Bosi (2015). Partindo dessa revisão sobre o gênero, buscar-se-á explorar a fortuna crítica do contista Rubens Figueiredo, a fim de retratar a importância da produção do autor para o seu contexto e de investigar como as suas narrativas vêm ao encontro com o mito do duplo. Por fim, os contos Os anéis da serpente, Um certo tom de preto e A ele chamarei Morzek são analisados para que, assim, seja possível compreender em que medida o duplo se manifesta na prosa de Rubens Figueiredo como artifício narrativo do símbolo de morte-renascimento. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisManifestações do duplo em contos de Rubens FigueiredoManifestations of the double in shorts stories by Rubens Figueiredo2018-07-24Adilson dos Santos . Fábio Lucas Pierini Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de MelloAna Carolina Penha PradoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.URLBRMito presente no imaginário coletivo, o duplo se apresenta sob distintas esferas no decorrer dos séculos. Suas acepções e representações são vislumbradas no universo artístico, inclusive na literatura, na qual o mito teve a sua apoteose no século XIX, estendendo-se até a contemporaneidade. Contudo, ainda que tenha sido representado de maneira vasta, Nicole Fernandez Bravo (2000) afirma que o duplo sempre renasce nas obras literárias relacionado à morte, mais precisamente, como um símbolo da morte-renascimento. Em vista disso, a presente dissertação busca reconhecer essa representação em contos do autor Rubens Figueiredo. Por meio da análise de três contos integrados nas obras As palavras secretas (1998) e O livro dos lobos (2009), procura-se, aqui, perceber os elementos configuradores do duplo conforme postulados pelos estudiosos do tema e notar a presença da ideia de morte perdurada nas narrativas contemporâneas de Figueiredo. Para tanto, inicialmente, realiza-se uma trajetória acerca das concepções do mito do duplo no decorrer da história, tendo como base estudos psicanalíticos e filosóficos de Otto Rank (2013), Sigmung Freud (2006), Julia Kristeva (1994), Clément Rosset (2008) e Edgar Morin (1988); além disso, também é explorado como este se manifesta em consagradas obras da literatura ocidental, desde as grandes epopeias até os romances e contos modernos, com base no verbete produzido por Bravo (2000). Reflete-se, posteriormente, sobre o gênero conto e os aspectos dessa narrativa; para isso, serão utilizados os estudos acerca do conto de Edgar Allan Poe (2011), Júlio Cortázar (2006), Ricardo Piglia (2004) e Alfredo Bosi (2015). Partindo dessa revisão sobre o gênero, buscar-se-á explorar a fortuna crítica do contista Rubens Figueiredo, a fim de retratar a importância da produção do autor para o seu contexto e de investigar como as suas narrativas vêm ao encontro com o mito do duplo. Por fim, os contos Os anéis da serpente, Um certo tom de preto e A ele chamarei Morzek são analisados para que, assim, seja possível compreender em que medida o duplo se manifesta na prosa de Rubens Figueiredo como artifício narrativo do símbolo de morte-renascimento.As a myth present in the collective imaginary, the doppelganger shows up under different circumstances along the centuries. Their meanings and representations are seen in the artistic universe, including the literature, in which the myth had its apotheosis in the XIX century, unfolding itself until the contemporaneity. Although it has been represented in many ways, Nicole Fernandes Bravo (2000) affirms that the doppelganger always reborn in the literature related to death, more precisely, as a symbol of death-rebirth. Aware of this, the present thesis aims to recognize this representation in short-stories of the author Rubens Figueiredo. By the analysis of three short-stories that are part of the works As palavras secretas (1998) and O livro dos lobos (2009), we intend, here, to enroll the configuration elements of the doppelganger as written by the researchers of the subject and notice the presence of the idea of death, persistent in Figueiredos contemporary narratives. For this, first, we go through a way among conceptions of the doppelgangers myth along the history, taking as basis the Otto Ranks psychoanalytical and philosophical studies (2013), Sigmund Freud (2006), Julia Kristeva (1994), Clément Rosset (2008) and Edgar Morin (1988); beside that, we also explore how the doppelganger manifests itself in consecrated works of the occidental literature, from the great epics to the modern romances and short-stories, based in the entry written by Bravo (2000). We reflect, afterwards, about the short-story genre and the aspects of this kind of narrative; for this, we will be using Edgar Allan Poes (2011) studies about short-stories, as well as Júlio Cortázars (2006), Ricardo Piglias (2004) and Alfredo Bosis (2015). From this review about the genre, we aim to explore the critical studies on Rubens Figueiredos works, so that we can portrait the importance of the authors production for his context and investigate how his narratives come in congruence with the myth of the doppelganger. Finally, the short-stories Os anéis da serpente, Um certo tom de preto and A ele chamarei Morzek are analyzed so that, this way, we can comprehend how the doppelganger manifests itself in Rubens Figueiredos prose as a narrative artifice of the symbol of death-rebirth.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000221005porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:15Zoai:uel.br:vtls000221005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-11-13T14:51:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Mito presente no imaginário coletivo, o duplo se apresenta sob distintas esferas no decorrer dos séculos. Suas acepções e representações são vislumbradas no universo artístico, inclusive na literatura, na qual o mito teve a sua apoteose no século XIX, estendendo-se até a contemporaneidade. Contudo, ainda que tenha sido representado de maneira vasta, Nicole Fernandez Bravo (2000) afirma que o duplo sempre renasce nas obras literárias relacionado à morte, mais precisamente, como um símbolo da morte-renascimento. Em vista disso, a presente dissertação busca reconhecer essa representação em contos do autor Rubens Figueiredo. Por meio da análise de três contos integrados nas obras As palavras secretas (1998) e O livro dos lobos (2009), procura-se, aqui, perceber os elementos configuradores do duplo conforme postulados pelos estudiosos do tema e notar a presença da ideia de morte perdurada nas narrativas contemporâneas de Figueiredo. Para tanto, inicialmente, realiza-se uma trajetória acerca das concepções do mito do duplo no decorrer da história, tendo como base estudos psicanalíticos e filosóficos de Otto Rank (2013), Sigmung Freud (2006), Julia Kristeva (1994), Clément Rosset (2008) e Edgar Morin (1988); além disso, também é explorado como este se manifesta em consagradas obras da literatura ocidental, desde as grandes epopeias até os romances e contos modernos, com base no verbete produzido por Bravo (2000). Reflete-se, posteriormente, sobre o gênero conto e os aspectos dessa narrativa; para isso, serão utilizados os estudos acerca do conto de Edgar Allan Poe (2011), Júlio Cortázar (2006), Ricardo Piglia (2004) e Alfredo Bosi (2015). Partindo dessa revisão sobre o gênero, buscar-se-á explorar a fortuna crítica do contista Rubens Figueiredo, a fim de retratar a importância da produção do autor para o seu contexto e de investigar como as suas narrativas vêm ao encontro com o mito do duplo. Por fim, os contos Os anéis da serpente, Um certo tom de preto e A ele chamarei Morzek são analisados para que, assim, seja possível compreender em que medida o duplo se manifesta na prosa de Rubens Figueiredo como artifício narrativo do símbolo de morte-renascimento. |
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