Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Matheus Chiconato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17353
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi descrever, por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1968-2018). Para isso, foi considerada a documentação institucional, particularmente os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo como sustentação teórica a história do tempo presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), a história das instituições educativas (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou pensar uma singularidade da UEL que consistiu na oferta desses três tipos de habilitações profissionais, bem como as razões de suas continuidades e descontinuidades ao longo do percurso histórico. Com a primeira turma do curso de Licenciatura (1972), percebeu-se a preocupação primeiramente com as demandas de professores em Educação Física nas escolas de ensino básico, sendo assim, com a formação de professores. Em 1999, inicia-se o curso de bacharelado em Ciências do Esporte, atentando-se às práticas tecnicistas e esportivas, com sua oferta se estendendo até o ano de 2015. Posteriormente, em 2004, o bacharelado em Educação Física chega com a proposta de atender ao campo não escolar. Esta dissertação revela vários debates e expõe questões referentes aos três cursos ofertados na UEL durante 50 anos
id UEL_c37fea94381020d9ca88c3f94595d57a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17353
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)Physical Education UEL 50 years: the historical trajectory of three courses (1968-2018)Projeto político pedagógicoHistória da educação físicaUELHistória das instituições educativasFormação de professoresCurrículoEducação física - HistóriaEducação física - CurrículosCiências Humanas - EducaçãoPedagogical political projectHistory of physical educationUELHistory of educational institutionsTeacher trainingResumeHigher educationPhysical education - HistoryPhysical education - CurriculumO objetivo dessa pesquisa foi descrever, por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1968-2018). Para isso, foi considerada a documentação institucional, particularmente os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo como sustentação teórica a história do tempo presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), a história das instituições educativas (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou pensar uma singularidade da UEL que consistiu na oferta desses três tipos de habilitações profissionais, bem como as razões de suas continuidades e descontinuidades ao longo do percurso histórico. Com a primeira turma do curso de Licenciatura (1972), percebeu-se a preocupação primeiramente com as demandas de professores em Educação Física nas escolas de ensino básico, sendo assim, com a formação de professores. Em 1999, inicia-se o curso de bacharelado em Ciências do Esporte, atentando-se às práticas tecnicistas e esportivas, com sua oferta se estendendo até o ano de 2015. Posteriormente, em 2004, o bacharelado em Educação Física chega com a proposta de atender ao campo não escolar. Esta dissertação revela vários debates e expõe questões referentes aos três cursos ofertados na UEL durante 50 anosThe objective of this research was to describe, through the Course Pedagogical Projects (PPCs), the historical trajectory of the courses Physical Education (license and bachelor's degree) and Sport at the State University of Londrina (UEL, 1968-2018). For this, institutional documentation was considered, particularly the Pedagogical Course Projects, having as theoretical support the history of the present time (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), the history of educational institutions (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007), and the curriculum as a social construction (GOODSON, 2018). The analysis of the PPCs made it possible to think about a singularity of the UEL that was the offer of three types of professional qualifications, as well as the reasons for their continuities and discontinuities along the historical path. With the first class of the Licentiate course (1972), it was primarily concerned with the demands of Physical Education teachers in elementary schools, thus, with the training of teachers. In 1999, the Bachelor's Degree in Sport Sciences began, paying attention to technical and sports practices, and the offer of this course lasted until the year 2015. Later in 2004, The Bachelor's Degree in Physical Education arrived with the proposal to serve the non-school field. This dissertation reveals several debates and exposes questions regarding the three courses offered at UEL for 50 yearsHonorato, TonySimões, José LuísSzapu, EzequielCainelli, Marlene RosaBorges, Matheus Chiconato2024-08-30T14:13:22Z2024-08-30T14:13:22Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17353porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina139 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-31T06:07:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-31T06:07:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
Physical Education UEL 50 years: the historical trajectory of three courses (1968-2018)
title Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
spellingShingle Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
Borges, Matheus Chiconato
Projeto político pedagógico
História da educação física
UEL
História das instituições educativas
Formação de professores
Currículo
Educação física - História
Educação física - Currículos
Ciências Humanas - Educação
Pedagogical political project
History of physical education
UEL
History of educational institutions
Teacher training
Resume
Higher education
Physical education - History
Physical education - Curriculum
title_short Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
title_full Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
title_fullStr Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
title_full_unstemmed Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
title_sort Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)
author Borges, Matheus Chiconato
author_facet Borges, Matheus Chiconato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Honorato, Tony
Simões, José Luís
Szapu, Ezequiel
Cainelli, Marlene Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Matheus Chiconato
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político pedagógico
História da educação física
UEL
História das instituições educativas
Formação de professores
Currículo
Educação física - História
Educação física - Currículos
Ciências Humanas - Educação
Pedagogical political project
History of physical education
UEL
History of educational institutions
Teacher training
Resume
Higher education
Physical education - History
Physical education - Curriculum
topic Projeto político pedagógico
História da educação física
UEL
História das instituições educativas
Formação de professores
Currículo
Educação física - História
Educação física - Currículos
Ciências Humanas - Educação
Pedagogical political project
History of physical education
UEL
History of educational institutions
Teacher training
Resume
Higher education
Physical education - History
Physical education - Curriculum
description O objetivo dessa pesquisa foi descrever, por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1968-2018). Para isso, foi considerada a documentação institucional, particularmente os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo como sustentação teórica a história do tempo presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), a história das instituições educativas (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou pensar uma singularidade da UEL que consistiu na oferta desses três tipos de habilitações profissionais, bem como as razões de suas continuidades e descontinuidades ao longo do percurso histórico. Com a primeira turma do curso de Licenciatura (1972), percebeu-se a preocupação primeiramente com as demandas de professores em Educação Física nas escolas de ensino básico, sendo assim, com a formação de professores. Em 1999, inicia-se o curso de bacharelado em Ciências do Esporte, atentando-se às práticas tecnicistas e esportivas, com sua oferta se estendendo até o ano de 2015. Posteriormente, em 2004, o bacharelado em Educação Física chega com a proposta de atender ao campo não escolar. Esta dissertação revela vários debates e expõe questões referentes aos três cursos ofertados na UEL durante 50 anos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
2024-08-30T14:13:22Z
2024-08-30T14:13:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17353
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CECA - Departamento de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
139 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295829180416