Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16400 |
Resumo: | Resumo: A semiótica greimasiana explora os sentidos dos textos, procurando descrever, analisar e explicar suas estruturas e combinações para desvendar mecanismos e conexões nas informações implícitas ao longo do texto Ela possui estreita relação com a aprendizagem, pois fornece em sua constituição uma metodologia que nos favorece a assumir o compromisso com o ensino, possibilitando-nos o uso de suas modalidades do /Poder/ e do /Saber/ para /fazer-querer-aprender/ e /fazer-dever-aprender/ No ensino de leitura realizado nas escolas, espera-se que o professor proporcione condições para que o aluno atribua sentidos àquilo que lê, visando à construção de um sujeito atuante nas práticas de multiletramento da sociedade As novas orientações pedagógicas para o ensino de língua e de literatura sugerem aos docentes o trabalho com textos de diversos gêneros que circulam na sociedade A semiótica da Escola de Paris apresenta ferramentas de trabalho muito consistentes para novas possibilidades de leitura e compreensão desses gêneros Ela investiga esses textos para identificar o processo de produção de sentido, possibilitando o reconhecimento das vozes presentes no discurso, das marcas explícitas e implícitas Assim, este trabalho tem como objetivo uma leitura comparativa do discurso do romance Lavoura Arcaica, 1975, de Raduan Nassar, e a obra homônima transmutada para o cinema, 21, de Luiz Fernando Carvalho, como incentivo à leitura de textos literário e fílmico, como também de outros que circulam na esfera social Investigaremos como o sentido é construído nesses textos e como os instrumentos específicos de cada linguagem auxiliam nessa construção, utilizando a metodologia de análise do Percurso Gerativo de Sentido, sistematizada por Greimas, assim como aportes teóricos do cinema, no que concerne às imagens e à linguagem fílmica Esperamos viabilizar caminhos para que o leitor de escola pública da educação básica, mais especificamente, leitor do ensino médio, melhore sua performance no fazer interpretativo da leitura desses textos Os textos escolhidos são analisados enquanto texto sincrético, para onde convergem diferentes linguagens no trabalho de construção de determinado efeito de sentido, em que os caracteres imagéticos mantêm relação entre o plano de conteúdo e o plano de expressão |
id |
UEL_c3d434d2f552fb00e8f12c3fe904ab89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16400 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaicaSemióticaLeituraEstudo e ensinoCinema e literaturaLiteratura brasileiraSemioticsReadingPortuguese literatureFilm adaptationsStudy and teachingResumo: A semiótica greimasiana explora os sentidos dos textos, procurando descrever, analisar e explicar suas estruturas e combinações para desvendar mecanismos e conexões nas informações implícitas ao longo do texto Ela possui estreita relação com a aprendizagem, pois fornece em sua constituição uma metodologia que nos favorece a assumir o compromisso com o ensino, possibilitando-nos o uso de suas modalidades do /Poder/ e do /Saber/ para /fazer-querer-aprender/ e /fazer-dever-aprender/ No ensino de leitura realizado nas escolas, espera-se que o professor proporcione condições para que o aluno atribua sentidos àquilo que lê, visando à construção de um sujeito atuante nas práticas de multiletramento da sociedade As novas orientações pedagógicas para o ensino de língua e de literatura sugerem aos docentes o trabalho com textos de diversos gêneros que circulam na sociedade A semiótica da Escola de Paris apresenta ferramentas de trabalho muito consistentes para novas possibilidades de leitura e compreensão desses gêneros Ela investiga esses textos para identificar o processo de produção de sentido, possibilitando o reconhecimento das vozes presentes no discurso, das marcas explícitas e implícitas Assim, este trabalho tem como objetivo uma leitura comparativa do discurso do romance Lavoura Arcaica, 1975, de Raduan Nassar, e a obra homônima transmutada para o cinema, 21, de Luiz Fernando Carvalho, como incentivo à leitura de textos literário e fílmico, como também de outros que circulam na esfera social Investigaremos como o sentido é construído nesses textos e como os instrumentos específicos de cada linguagem auxiliam nessa construção, utilizando a metodologia de análise do Percurso Gerativo de Sentido, sistematizada por Greimas, assim como aportes teóricos do cinema, no que concerne às imagens e à linguagem fílmica Esperamos viabilizar caminhos para que o leitor de escola pública da educação básica, mais especificamente, leitor do ensino médio, melhore sua performance no fazer interpretativo da leitura desses textos Os textos escolhidos são analisados enquanto texto sincrético, para onde convergem diferentes linguagens no trabalho de construção de determinado efeito de sentido, em que os caracteres imagéticos mantêm relação entre o plano de conteúdo e o plano de expressãoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The Greimas semiotics explores the texts meanings and aims to describe, to analyze and to explain structures and combinations to uncover mechanisms and connections in implicit information throughout the text It has a close relation with learning because it provides a methodology which favors us to assume a commitment on teaching It also provides us its modalities uses of /Can/ and of /Knowing/ in favor of /to do-to want-to learn/ and /to do-to have to- to learn/ In reading teaching accomplished at school, it is expected that the teacher supplies conditions to the student to attribute meanings on what he/she reads It aims the construction of an acting person in the society multiliteracies practices The new pedagogical orientations to language and literature teaching suggest to teachers the work on several genre texts The Paris School Semiotics presents very consistent work tools to new possibilities of these genres reading and comprehension It investigates these texts to identify the meaning production process, which enables the recognition of the present voices in the discourse and its implicit and explicit marks Thus, this paper aims a comparative reading in the discourse of Lavoura Arcaica novel, 1975, by Raduan Nassar and the namesake work transmuted to the cinema, 21, by Luiz Fernando Carvalho, as a stimulus to the reading of film and literary texts, as well as, others that circulate in social sphere We will investigate how the meaning is constructed in theses texts and how the specific instruments of each language can help in this construction We use the analysis of Meaning Generative Course, methodology systematized by Greimas We also use the cinema theoretical contribution in regard to film images and language We expect to make feasible some ways to the reader of a public school in the basics education, more specifically, the high school reader, to improve his/her performance upon interpreting these texts reading The chosen texts are analyzed as syncretic texts where they converge to different languages in the construction work of determined meaning effect, in which the imaging characters keep a relation between the content plan and the expression planLimoli, Loredana [Orientador]Remenche, Maria de Lourdes RossiVieira, Miguel Heitor BragaLima, Sheila OliveiraLeite, SuelyScoparo, Tânia Regina Montanha Toledo2024-05-01T15:07:20Z2024-05-01T15:07:20Z2017.0028.11.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16400porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
title |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
spellingShingle |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo Semiótica Leitura Estudo e ensino Cinema e literatura Literatura brasileira Semiotics Reading Portuguese literature Film adaptations Study and teaching |
title_short |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
title_full |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
title_fullStr |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
title_full_unstemmed |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
title_sort |
Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica |
author |
Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo |
author_facet |
Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Limoli, Loredana [Orientador] Remenche, Maria de Lourdes Rossi Vieira, Miguel Heitor Braga Lima, Sheila Oliveira Leite, Suely |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Leitura Estudo e ensino Cinema e literatura Literatura brasileira Semiotics Reading Portuguese literature Film adaptations Study and teaching |
topic |
Semiótica Leitura Estudo e ensino Cinema e literatura Literatura brasileira Semiotics Reading Portuguese literature Film adaptations Study and teaching |
description |
Resumo: A semiótica greimasiana explora os sentidos dos textos, procurando descrever, analisar e explicar suas estruturas e combinações para desvendar mecanismos e conexões nas informações implícitas ao longo do texto Ela possui estreita relação com a aprendizagem, pois fornece em sua constituição uma metodologia que nos favorece a assumir o compromisso com o ensino, possibilitando-nos o uso de suas modalidades do /Poder/ e do /Saber/ para /fazer-querer-aprender/ e /fazer-dever-aprender/ No ensino de leitura realizado nas escolas, espera-se que o professor proporcione condições para que o aluno atribua sentidos àquilo que lê, visando à construção de um sujeito atuante nas práticas de multiletramento da sociedade As novas orientações pedagógicas para o ensino de língua e de literatura sugerem aos docentes o trabalho com textos de diversos gêneros que circulam na sociedade A semiótica da Escola de Paris apresenta ferramentas de trabalho muito consistentes para novas possibilidades de leitura e compreensão desses gêneros Ela investiga esses textos para identificar o processo de produção de sentido, possibilitando o reconhecimento das vozes presentes no discurso, das marcas explícitas e implícitas Assim, este trabalho tem como objetivo uma leitura comparativa do discurso do romance Lavoura Arcaica, 1975, de Raduan Nassar, e a obra homônima transmutada para o cinema, 21, de Luiz Fernando Carvalho, como incentivo à leitura de textos literário e fílmico, como também de outros que circulam na esfera social Investigaremos como o sentido é construído nesses textos e como os instrumentos específicos de cada linguagem auxiliam nessa construção, utilizando a metodologia de análise do Percurso Gerativo de Sentido, sistematizada por Greimas, assim como aportes teóricos do cinema, no que concerne às imagens e à linguagem fílmica Esperamos viabilizar caminhos para que o leitor de escola pública da educação básica, mais especificamente, leitor do ensino médio, melhore sua performance no fazer interpretativo da leitura desses textos Os textos escolhidos são analisados enquanto texto sincrético, para onde convergem diferentes linguagens no trabalho de construção de determinado efeito de sentido, em que os caracteres imagéticos mantêm relação entre o plano de conteúdo e o plano de expressão |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017.00 2024-05-01T15:07:20Z 2024-05-01T15:07:20Z 28.11.2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16400 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823277428768768 |