O verbal e o não-verbal em manual de pintura e caligrafia, de José Saramago : contribuições da semiótica para a fruição da leitura
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12672 |
Resumo: | Resumo:Neste trabalho, temos por objetivo apresentar leitura intersemiótica de Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago, de forma a contribuir para a construção da significação do romance Essa leitura é resultante de análises e interpretações do texto romanesco constitu-ído pelas linguagens verbal e não-verbal, ou seja, da narrativa em si, segmentada em sete partes, e de nove objetos plásticos subordinados àqueles segmentos Tal material é desti-nado, em especial, a cursos relacionados à formação de professores de Língua Portuguesa, como também, de forma indireta, a alunos da escola de ensino médio As análises se supor-tam nos fundamentos da semiótica de Greimas e de seus seguidores Para o caso dos tex-tos não-verbais, são também convidadas outras teorias, especialmente os estudos de Ru-dolf Arnheim Estruturamos a apresentação da tese em três capítulos, além da introdução, da conclusão e da lista de referências No capítulo 1, propomos refletir em torno da situação da leitura no Brasil Baseamo-nos em estudos diversos, principalmente em documentos ela-borados pelo Ministério da Educação Além disso, discutimos o tema naquilo que diz respei-to à leitura do texto literário, em especial, o de José Saramago Para o caso do texto sara-maguiano, apresentamos alguns estudos críticos de sua obra Faz parte também deste capí-tulo uma síntese do projeto semiótico de Greimas e reflexões acerca do fenômeno da inter-disciplinaridade No capítulo 2, tratamos do tema da imagem sob os seguintes aspectos: da imagem como recurso expressivo, da hegemonia da imagem, do resgate da contemplação, da visibilidade e da visualidade, da alfabetização visual, da percepção visual e da semiótica plástica No capítulo 3, apresentamos a análise propriamente dita de Manual de pintura e caligrafia, inicialmente, de forma geral, seguida pela análise dos segmentos, isto é, dos tre-chos verbais e visuais Como forma de trazer à tona o fenômeno da intersemioticidade, tra-çamos em todas as análises um confronto entre as significações verbais e não-verbais Veri-ficamos objetos plásticos dos seguintes pintores, todos citados no romance em estudo: Pie-ter Bruegel, Giorgione, Édouard Manet, Humberto Espíndola, Vitale da Bologna, Pablo Pi-casso, Francisco de Goya, René Magritte e Peter Paul Rubens |
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O verbal e o não-verbal em manual de pintura e caligrafia, de José Saramago : contribuições da semiótica para a fruição da leituraFicção portuguesaSemiótica e literaturaLeitura de imagemPortuguese fictionSemiotics and literatureReading imageResumo:Neste trabalho, temos por objetivo apresentar leitura intersemiótica de Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago, de forma a contribuir para a construção da significação do romance Essa leitura é resultante de análises e interpretações do texto romanesco constitu-ído pelas linguagens verbal e não-verbal, ou seja, da narrativa em si, segmentada em sete partes, e de nove objetos plásticos subordinados àqueles segmentos Tal material é desti-nado, em especial, a cursos relacionados à formação de professores de Língua Portuguesa, como também, de forma indireta, a alunos da escola de ensino médio As análises se supor-tam nos fundamentos da semiótica de Greimas e de seus seguidores Para o caso dos tex-tos não-verbais, são também convidadas outras teorias, especialmente os estudos de Ru-dolf Arnheim Estruturamos a apresentação da tese em três capítulos, além da introdução, da conclusão e da lista de referências No capítulo 1, propomos refletir em torno da situação da leitura no Brasil Baseamo-nos em estudos diversos, principalmente em documentos ela-borados pelo Ministério da Educação Além disso, discutimos o tema naquilo que diz respei-to à leitura do texto literário, em especial, o de José Saramago Para o caso do texto sara-maguiano, apresentamos alguns estudos críticos de sua obra Faz parte também deste capí-tulo uma síntese do projeto semiótico de Greimas e reflexões acerca do fenômeno da inter-disciplinaridade No capítulo 2, tratamos do tema da imagem sob os seguintes aspectos: da imagem como recurso expressivo, da hegemonia da imagem, do resgate da contemplação, da visibilidade e da visualidade, da alfabetização visual, da percepção visual e da semiótica plástica No capítulo 3, apresentamos a análise propriamente dita de Manual de pintura e caligrafia, inicialmente, de forma geral, seguida pela análise dos segmentos, isto é, dos tre-chos verbais e visuais Como forma de trazer à tona o fenômeno da intersemioticidade, tra-çamos em todas as análises um confronto entre as significações verbais e não-verbais Veri-ficamos objetos plásticos dos seguintes pintores, todos citados no romance em estudo: Pie-ter Bruegel, Giorgione, Édouard Manet, Humberto Espíndola, Vitale da Bologna, Pablo Pi-casso, Francisco de Goya, René Magritte e Peter Paul RubensTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: In this work, we aim to present an intersemiotic reading about the José Saramago’s novel Manual of painting and calligraphy to contribute to the construction of meaning of romance This reading resulted of analyses and interpretations of the romantic character text consti-tuted by the verbal and non-verbal languages, in other words, of the narrative itself, seg-mented in seven parts, and of nine plastic objects subordinated to those segments Such material is destined, in special, to courses related to the Portuguese Language teachers’ formation, as well as, in the indirect form, to pupils of the school of secondary education The analyses are supported in the bases of the Greimas’ semiotics and of his followers For the case of the non-verbal texts, there are also other invited theories, specially the Rudolf Arn-heim’s studies We structure the presentation of the thesis in three chapters, besides the in-troduction, the conclusion and the list of references In the Chapter 1, we propose to consider around the situation of the reading in Brazil We are based on different studies, principally on documents prepared by the Education Ministry In addition, we discuss the subject in what it concerns by the reading of the literary text, in special, the José Saramago’s ones For the case of the José Saramago’s text, we present some criticism studies of his work This chap-ter includes also a synthesis of the Greimas’ semiotic project and reflections about the phe-nomenon of the interdisciplinity In the Chapter 2, we treat the subject of the image under the following aspects: of the image like expressive resource, of the hegemony of the image, of the redemption of the contemplation, of the visibility and of the vision, of the visual literacy, of the visual perception and of the plastic semiotics In the Chapter 3, we present the analysis properly stated of the Manual of painting and calligraphy, initially, in the general form, fol-lowed by the analysis of the segments, in other words, of the verbal and visual passages As a form of bringing up the phenomenon of the inter-semioticity, we draw in all the analyses a confrontation between the verbal and non-verbal significations We check plastic objects of the following painters, all cited in the novel in study: Pieter Bruegel, Giorgione, Édouard Ma-net, Humberto Espíndola, Vitale da Bologna, Pablo Picasso, Francisco de Goya, René Ma-gritte and Peter Paul RubensLimoli, Loredana [Orientador]Cézar, Adelaide CaramuruCortez, Clarice ZamonaroSantos, Maria Alzira de Carvalho2024-05-01T14:01:11Z2024-05-01T14:01:11Z2010.0018.10.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12672porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - 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