Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12370
Resumo: Resumo: A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação, interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a complexidade que envolve as situações humanas Tem como objetivo promover, por intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana Ocorrendo por meio de estratégias de ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões Propusemos a elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção alicerçada nos saberes docentes Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico, frente aos conceitos de Microbiologia Nossa abordagem garantiu a promoção de situações coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da vida na Terra Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com os conhecimentos científicos
id UEL_c58a126756ca5e2019df1f25e87708d8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12370
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciênciasCiênciaEstudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMicrobiologiaScienceInterdisciplinary approach to knowledgeMicrobiologyStudy and teachingResumo: A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação, interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a complexidade que envolve as situações humanas Tem como objetivo promover, por intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana Ocorrendo por meio de estratégias de ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões Propusemos a elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção alicerçada nos saberes docentes Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico, frente aos conceitos de Microbiologia Nossa abordagem garantiu a promoção de situações coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da vida na Terra Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com os conhecimentos científicosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The perspective of educational interdisciplinarity promotes contextualization and the involvement of the parties, constituting complementarity and correlation links, interconnections and passages between knowledge and specialties, recognizing the complexity involved in human situations With the objective of promoting through an approach the integration of varied knowledge, stimulating and developing cognitive and relational skills, with the objective of meaningful, complex and then interdisciplinary learning, as well as preparing the student for the interpretation and change of their condition and social attitude in front of their reality Providing and empowering the subject so that the subject recognizes legitimacy and makes use of scientific knowledge in everyday practice Occurring through teaching strategies that addressed questions, reflections and participation in decisions We propose the elaboration, application and analysis of an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) for a group of twenty-eight students in an inter-secondary classroom of high school, now divided into five teams and now participating in individual activities, thus providing a learning situation in which interdisciplinarity for science teaching takes place Including in this practice the interweaving of aspects of the investigative approach, of meaningful learning and thus the consideration to the context of the student, as well as principles of complexity, the disciplinary content of Microbiology and finally any intervention based on the teaching knowledge In addition, we organized and planned the steps so that we could analyze the students’ learning, through the epistemological V, against the concepts of Microbiology Our approach ensured the promotion of coherent situations in order to maintain the development of advances that integrate the cognitive knowledge and relational partner by the students and the professor researcher We recognize that in the team proposals, it was more evident that these relationships happened, where the members, supported by other teachers of the institution, indicated throughout the approach, contributed to the demonstrations and to the investigations We also perceive that the greater notion of students revolves around the issue that recognizes and characterizes microorganisms as beneficial or detrimental agents to the maintenance of life on Earth We believe that the use of an investigative methodology of teaching could be a factor that contributed to the alternative notions, elaborated by the students also in their daily life, were reformulated for the adoption of a learning more coherent with the scientific knowledgeBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deOliveira, Vera Lúcia Bahl deSilva, Diogo da2024-05-01T13:52:59Z2024-05-01T13:52:59Z2018.0020.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12370porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
title Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
spellingShingle Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
Silva, Diogo da
Ciência
Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Microbiologia
Science
Interdisciplinary approach to knowledge
Microbiology
Study and teaching
title_short Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
title_full Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
title_fullStr Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
title_sort Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências
author Silva, Diogo da
author_facet Silva, Diogo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Microbiologia
Science
Interdisciplinary approach to knowledge
Microbiology
Study and teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Microbiologia
Science
Interdisciplinary approach to knowledge
Microbiology
Study and teaching
description Resumo: A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação, interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a complexidade que envolve as situações humanas Tem como objetivo promover, por intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana Ocorrendo por meio de estratégias de ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões Propusemos a elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção alicerçada nos saberes docentes Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico, frente aos conceitos de Microbiologia Nossa abordagem garantiu a promoção de situações coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da vida na Terra Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com os conhecimentos científicos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.12.2018
2018.00
2024-05-01T13:52:59Z
2024-05-01T13:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12370
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260276162560