A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Débora Pereira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10564
Resumo: Resumo: Este estudo teve como objetivo a reflexão do processo de inclusão de adolescentes em conflito com a lei na escola pública em Londrina-PR no estado do Paraná e, se justifica pela importância da escolarização no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas Consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos documentos do banco de dados do CENSE Londrina I, por meio dos relatórios estatísticos e prontuários de 12 adolescentes, além de entrevistas com dois profissionais da rede de serviços e proteção de Londrina: a Coordenadora Pedagógica do CENSE Londrina I e o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Londrina O materialismo histórico-dialético foi a base teórica que sustentou a realização da presente pesquisa, permitindo conceber o adolescente como sujeito histórico e social submetido a contradições em sua trajetória de vida, que contribuíram para a prática de atos infracionais, evasão escolar, entre outras situaçõesO trabalho permitiu constatar a violação do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a dificuldade na inserção, permanência e sucesso do adolescente na escola Acentua-se a necessidade de que a escolarização se configure como um dos pilares do processo socioeducativo e que a construção de uma proposta de inclusão do adolescente seja elaborada de maneira articulada por toda rede de serviços e proteção, que também inclui a escola
id UEL_c6385dd8ce76e0d4b529fe3aea1fa148
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10564
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola públicaEducação do adolescenteDelinquentes juvenisEducaçãoLondrina (PR)Direito à educaçãoRight to educationResumo: Este estudo teve como objetivo a reflexão do processo de inclusão de adolescentes em conflito com a lei na escola pública em Londrina-PR no estado do Paraná e, se justifica pela importância da escolarização no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas Consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos documentos do banco de dados do CENSE Londrina I, por meio dos relatórios estatísticos e prontuários de 12 adolescentes, além de entrevistas com dois profissionais da rede de serviços e proteção de Londrina: a Coordenadora Pedagógica do CENSE Londrina I e o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Londrina O materialismo histórico-dialético foi a base teórica que sustentou a realização da presente pesquisa, permitindo conceber o adolescente como sujeito histórico e social submetido a contradições em sua trajetória de vida, que contribuíram para a prática de atos infracionais, evasão escolar, entre outras situaçõesO trabalho permitiu constatar a violação do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a dificuldade na inserção, permanência e sucesso do adolescente na escola Acentua-se a necessidade de que a escolarização se configure como um dos pilares do processo socioeducativo e que a construção de uma proposta de inclusão do adolescente seja elaborada de maneira articulada por toda rede de serviços e proteção, que também inclui a escolaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study had as its aim the reflection of the process of inclusion of adolescents in conflict with the law in public school in Londrina-PR in the State of Paraná and, if justified by the importance of education in the care of adolescents in fulfillment of socio-educational measures Consisted of a bibliographical research and an analysis of the documents of the Londrina CENSE database, by means of statistical reports and medical records of 12 adolescents, as well as interviews with two professionals from the network of services and protection of Londrina: the pedagogical coordinator of CENSE Londrina I and the prosecutor of Justice of Childhood and youth The Historical-dialectic materialism was the theoretical basis that supported the realization of the present research, allowing you to conceive the teenager as subject social-history, submitted the contradictions in his life trajectory, which contributed to the practice of acts infracionais, truancy, among other situations The work allowed to see the violation of the right to education of adolescents in compliance with socio-educational measure and difficulty in insertion, permanence and success of adolescents at school Stresses the need for schooling if set as one of the pillars of socio-educational process and that a proposal for inclusion of a teenager is prepared in a manner articulated by the whole network of services and protection, which also includes the schoolGorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]Meletti, Silvia Márcia FerreiraLara, Ângela Mara de BarrosCosta, Débora Pereira da2024-05-01T12:44:52Z2024-05-01T12:44:52Z2013.0021.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10564porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
title A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
spellingShingle A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
Costa, Débora Pereira da
Educação do adolescente
Delinquentes juvenis
Educação
Londrina (PR)
Direito à educação
Right to education
title_short A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
title_full A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
title_fullStr A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
title_full_unstemmed A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
title_sort A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
author Costa, Débora Pereira da
author_facet Costa, Débora Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]
Meletti, Silvia Márcia Ferreira
Lara, Ângela Mara de Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Débora Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do adolescente
Delinquentes juvenis
Educação
Londrina (PR)
Direito à educação
Right to education
topic Educação do adolescente
Delinquentes juvenis
Educação
Londrina (PR)
Direito à educação
Right to education
description Resumo: Este estudo teve como objetivo a reflexão do processo de inclusão de adolescentes em conflito com a lei na escola pública em Londrina-PR no estado do Paraná e, se justifica pela importância da escolarização no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas Consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos documentos do banco de dados do CENSE Londrina I, por meio dos relatórios estatísticos e prontuários de 12 adolescentes, além de entrevistas com dois profissionais da rede de serviços e proteção de Londrina: a Coordenadora Pedagógica do CENSE Londrina I e o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Londrina O materialismo histórico-dialético foi a base teórica que sustentou a realização da presente pesquisa, permitindo conceber o adolescente como sujeito histórico e social submetido a contradições em sua trajetória de vida, que contribuíram para a prática de atos infracionais, evasão escolar, entre outras situaçõesO trabalho permitiu constatar a violação do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a dificuldade na inserção, permanência e sucesso do adolescente na escola Acentua-se a necessidade de que a escolarização se configure como um dos pilares do processo socioeducativo e que a construção de uma proposta de inclusão do adolescente seja elaborada de maneira articulada por toda rede de serviços e proteção, que também inclui a escola
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T12:44:52Z
2024-05-01T12:44:52Z
21.03.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10564
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823265377484800