Leitura crítica e letramento crítico em análise de livro didático de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Regiany Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15136
Resumo: Resumo: Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, inserida nos pressupostos da teoria crítica, evidenciando, no aspecto antológico, as considerações do realismo histórico, e, no aspecto epistemológico, uma postura subjetivista, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de leitura, leitura crítica, letramento e letramento crítico O objetivo foi investigar, através da análises dos textos e das atividades de leitura de uma coleção de livros didáticos para o ensino de espanhol língua estrageira, se essas favoreciam a formação do leitor crítico como preconizado nos pressupostos do letramento crítico Na análise dos dados faço uma análise quantitativa das questões de leitura utilizando a taxonomia de perguntas propostas por Pearson e Johnson (1976), Ricciato (21) e Suzumura (211), denominadas questões textualmente explícitas (TE), questões textualmente implícitas (TI) e questões implícitas no script (SI) Desta análise, foram agregados à categoria SI os termos LEC para se referir às questões de leitura iminentes às discussões da Leitura Crítica, e LET para aludir às questões relacionadas às concepções do Letramento Crítico Faço também, uma análise qualitativa para exemplificar as categorias utilizadas Como resultado depreendi que a coleção apresenta questões com potencial para favorecer a formação de leitores críticos conscientes de que os textos são discursos ideológicos relacionados às praticas sociais e a leitura uma prática sociointeracional, como demanda a teoria
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