A ação docente : possibilidades do ato de ler na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Geuciane Felipe Guerim
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16154
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em uma Instituição Pública de Ensino da região norte do Paraná, junto a dois professores de Língua Portuguesa e suas respectivas turmas de 1º ano do Ensino Médio Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: A ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para o ato de ler na Educação Básica? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao ato de ler Assim, trata-se de uma pesquisa epistemológica de abordagem crítico-dialética, com estratégia de pesquisa-ação Para a coleta de dados, foram utilizados questionários iniciais e finais junto aos professores participantes, um Grupo de Estudos e, posteriormente, intervenções em sala de aula, observadas pela pesquisadora Os objetivos específicos buscaram investigar as possíveis concepções e práticas de leitura presentes na ação docente de professores de Língua Portuguesa e analisar as possíveis mudanças obtidas após a realização de um Grupo de Estudos com os respectivos professores e suas intervenções em sala de aula As análises foram contextualizadas a partir de um prévio referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica, que ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram que o desenvolvimento do ato de ler pressupõe apropriação, compreensão e produção de sentidos pelo leitor, só assim torna-se uma atividade consciente para uma nova percepção do conteúdo e de suas dimensões frente à prática social Conclui-se desta forma que o processo metodológico realizado junto aos professores, constitui-se um referencial pertinente para o desenvolvimento do ato de ler em sala de aula e suas possibilidades podem ser observadas no decorrer do trabalho pedagógico, no desenvolvimento dos alunos, na superação do conhecimento sincrético e no novo posicionamento frente ao ato de ler
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Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao ato de ler Assim, trata-se de uma pesquisa epistemológica de abordagem crítico-dialética, com estratégia de pesquisa-ação Para a coleta de dados, foram utilizados questionários iniciais e finais junto aos professores participantes, um Grupo de Estudos e, posteriormente, intervenções em sala de aula, observadas pela pesquisadora Os objetivos específicos buscaram investigar as possíveis concepções e práticas de leitura presentes na ação docente de professores de Língua Portuguesa e analisar as possíveis mudanças obtidas após a realização de um Grupo de Estudos com os respectivos professores e suas intervenções em sala de aula As análises foram contextualizadas a partir de um prévio referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica, que ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram que o desenvolvimento do ato de ler pressupõe apropriação, compreensão e produção de sentidos pelo leitor, só assim torna-se uma atividade consciente para uma nova percepção do conteúdo e de suas dimensões frente à prática social Conclui-se desta forma que o processo metodológico realizado junto aos professores, constitui-se um referencial pertinente para o desenvolvimento do ato de ler em sala de aula e suas possibilidades podem ser observadas no decorrer do trabalho pedagógico, no desenvolvimento dos alunos, na superação do conhecimento sincrético e no novo posicionamento frente ao ato de lerDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research has as main objective to analyze if teaching action, based on Historical-Dialectical Materialism and a Historical-Critical Pedagogy, is fundamental for the development of a Basic Education The research is linked to the Postgraduate Program in Education of the Universidade Estadual de Londrina, in a research Line - Teaching: Knowledge and Practices, of the Nucleus of Teaching Action The study was developed in a Public Education Institution in Northern Paraná, along with two teachers of Portuguese and their respective groups of 1st year of high school As a research problem, we find the following question: Can the teacher action, non-materialism History-Dialectical Materialism and Historical-Critical Pedagogy contribute to the teaching of Basic Education? It is defended that the practice-theory-practice dialectic movement can enable new perceptions of the Act of Reading Thus, it is an epistemological research of a criticaldialectic approach, with a research-action strategy For data collection, initial and final questionnaires were developed along with participating teachers, a group of studies and, later, classroom interventions, observed by the researcher The specific objectives sought to investigate the possible conceptions and reading practices present in the teaching activity of Portuguese Language teachers and to analyze the possible changes obtained after a Study Group was held with the respective teachers and their interventions in the classroomThe analyseswere contextualized from a previous theoretical reference, based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism and Historical-Critical Pedagogy, which, when complemented, enable literary reading as a social practice that enables the act of reading The results pointed out that the development of reading presupposes the reader's appropriation, understanding, and production of meanings, only in this way it becomes a conscious activity for a new perception of content and its dimensions about social practice It is concluded that the methodological process carried out with the teachers constitutes a relevant reference for the development of reading in the classroom and its possibilities can be observed in the course of the pedagogical work in the development of the students, in the overcoming of the syncretic knowledge and the new positioning before the act of readingFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Gasparin, João LuizBarros, Marta Silene FerreiraFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Fernandes, Geuciane Felipe Guerim2024-05-01T15:02:23Z2024-05-01T15:02:23Z2017.0007.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16154porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16154Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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