Microambiente térmico no transporte de frangos no verão e inverno e ocorrência de PSE (pale, soft, exudative) e análogo ao DFD (dark, firm, dry) em filés de peito (Pectoralis major)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12033 |
Resumo: | Resumo: O microambiente térmico que se forma no caminhão de transporte de frangos da granja ao abatedouro pode ser a causa primária que compromete o bem estar das aves e a qualidade final da carne com o desenvolvimento de PSE (Pale, Soft, Exudative) e a-DFD (Dark, Firm, Dry) em filés de peito O objetivo desta pesquisa foi investigar no inverno e verão a ocorrência de PSE e a-DFD em filés de peito de frango em um abatedouro comercial Além de caracterizar o microambiente térmico no caminhão de transporte em diferentes distâncias no inverno e verão, investigouse o efeito do banho de água aplicado sobre os frangos no verão No inverno, as distâncias de transporte de frangos foram 15 e 57 km e no verão foram 15, 35 e 55 km Para caracterização do microambiente térmico no caminhão (frente, meio e fundo) foram utilizados termohigrômetros para registrar a temperatura e umidade relativa nas duas estações e termoanemômetros para registrar a velocidade do vento no verão Para classificação dos filés de peito em PSE e a-DFD, o pH e a cor (L*, a* e b*) foram medidos nos filés de peito de frango 24h post mortem A análise de regressão logística foi utilizada para verificar no inverno e verão, o efeito das distâncias de transporte de frangos, da região das caixas no caminhão (frente, meio e fundo) e da aplicação do banho de água sobre os frangos após o carregamento na ocorrência de PSE em filés de peito O Teste de Tukey a 5% de significância foi utilizado para comparação de médias A ocorrência de PSE em filés de peito de frango no verão (n= 54) foi de 55,5% e no inverno (n= 65) foi de 27,2% A ocorrência de a-DFD foi de ,9% apenas no inverno Pela análise de regressão logística foi observado que no inverno a distância de transporte de frangos não apresentou efeito significativo (p= ,775) na ocorrência de PSE, sendo verificado cerca de 27% (n=27) de PSE nas duas distâncias No inverno foi observado que a região do fundo do caminhão devido as temperaturas elevadas apresentou maior ocorrência de PSE, sendo 59% (n= 18) No verão, a distância de 55 km apresentou efeito significativo (p= ,2) na ocorrência de PSE, sendo verificado 57,8% (n=36) de PSE No verão, as regiões do meio e fundo do caminhão apresentaram maior ocorrência de PSE, 51,8% (n= 36) e 54,6% (n= 36), respectivamente, devido a temperatura elevada e ventilação reduzida no microambiente destas regiões A aplicação do banho de água sobre os frangos após o carregamento no caminhão reduziu a ocorrência de PSE em filés de peito no verão em cerca de 7,% devido a redução de temperatura no microambiente do caminhão |
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência de AlimentosAbstract: The thermal microenvironment produced during transportation from farm to the commercial slaughterhouse might be the primary cause to influence the broilers welfare consequently the final meat quality with development of breast fillet PSE (Pale, Soft, Exudative) and DFD-like (Dark, Firm, Dry) meat The objective of this work was to investigate in the 28 winter season (n=54) and summer season (n=65) the occurrence of PSE and DFD-like meat in an commercial abbatoir Furthermore in both seasons the lorry thermal microenvironment was characterized in relation to temperature, relative moisture by thermologs and ventilation by thermoanemometer only in the summer Also, the effect of watering application just before starting the transportation journey was evaluated in the summer on the meat color abnormalities The distance run by the lorry was 15 and 57 km in the winter season and 15, 35 and 55 km in the summer season Samples classification in PSE and DFD-like was carried ou by determining pH and color (L*, a* e b*) values on breast fillet taken 24h postmortem The logistic regression analysis was used in order to verify in both seasons the effect of transport distance, location of birds boxes within the lorry areas (front, middle and rear) and birds’ watering just before transportation Tukey test 5% significance was applied for average comparison Results showed PSE occurrence was 555% and 272% in the summer (n=65) and in the winter (n=54), respectively DFD-like was not observed in the summer whilst in the winter season its occurrence was 9% The distance of 15 and 57 km did not show any significant effect (p=,775) on the PSE occurrence during winter season Also the highest PSE occurrence was observed at the lorry rear location because of highest locally temperature value The distance of 55 km presented significatively (p=,2) the highest PSE occurrence of 57% during summer season Also the lorry middle and rear locations promoted higher PSE occurrence because of locally higher temperature and lower ventilation Finally, the watering application whilst in the farm was an important factor since there were approximately 7% less PSE occurrence in treated birds’ samplesIda, Elza Iouko [Orientador]Silveira Junior, VivaldoMurakami, Alice EikoOba, Alexandre [Coorientador]Simões, Gislaine Silveira2024-05-01T13:47:29Z2024-05-01T13:47:29Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12033porMestradoCiência de AlimentosCentro de Ciências AgráriasPrograma de Pós-graduação em Ciência de AlimentosLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - 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Resumo: O microambiente térmico que se forma no caminhão de transporte de frangos da granja ao abatedouro pode ser a causa primária que compromete o bem estar das aves e a qualidade final da carne com o desenvolvimento de PSE (Pale, Soft, Exudative) e a-DFD (Dark, Firm, Dry) em filés de peito O objetivo desta pesquisa foi investigar no inverno e verão a ocorrência de PSE e a-DFD em filés de peito de frango em um abatedouro comercial Além de caracterizar o microambiente térmico no caminhão de transporte em diferentes distâncias no inverno e verão, investigouse o efeito do banho de água aplicado sobre os frangos no verão No inverno, as distâncias de transporte de frangos foram 15 e 57 km e no verão foram 15, 35 e 55 km Para caracterização do microambiente térmico no caminhão (frente, meio e fundo) foram utilizados termohigrômetros para registrar a temperatura e umidade relativa nas duas estações e termoanemômetros para registrar a velocidade do vento no verão Para classificação dos filés de peito em PSE e a-DFD, o pH e a cor (L*, a* e b*) foram medidos nos filés de peito de frango 24h post mortem A análise de regressão logística foi utilizada para verificar no inverno e verão, o efeito das distâncias de transporte de frangos, da região das caixas no caminhão (frente, meio e fundo) e da aplicação do banho de água sobre os frangos após o carregamento na ocorrência de PSE em filés de peito O Teste de Tukey a 5% de significância foi utilizado para comparação de médias A ocorrência de PSE em filés de peito de frango no verão (n= 54) foi de 55,5% e no inverno (n= 65) foi de 27,2% A ocorrência de a-DFD foi de ,9% apenas no inverno Pela análise de regressão logística foi observado que no inverno a distância de transporte de frangos não apresentou efeito significativo (p= ,775) na ocorrência de PSE, sendo verificado cerca de 27% (n=27) de PSE nas duas distâncias No inverno foi observado que a região do fundo do caminhão devido as temperaturas elevadas apresentou maior ocorrência de PSE, sendo 59% (n= 18) No verão, a distância de 55 km apresentou efeito significativo (p= ,2) na ocorrência de PSE, sendo verificado 57,8% (n=36) de PSE No verão, as regiões do meio e fundo do caminhão apresentaram maior ocorrência de PSE, 51,8% (n= 36) e 54,6% (n= 36), respectivamente, devido a temperatura elevada e ventilação reduzida no microambiente destas regiões A aplicação do banho de água sobre os frangos após o carregamento no caminhão reduziu a ocorrência de PSE em filés de peito no verão em cerca de 7,% devido a redução de temperatura no microambiente do caminhão |
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