Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626 |
Resumo: | Resumo: A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar, a interação professor-aluno e as percepções de autoeficácia docente desempenham na remediação e prevenção da desmotivação Assim sendo, foi proposto um curso intitulado como “Motivação para aprender: teorias em prática” com o intuito de ampliar o repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a motivação autônoma dos estudantes O curso tem como públco-alvo professores do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública e privada do Paraná que anseiam a promoção da motivação de seus alunos, totalizando 1 participantes Embasamos o processo de elaboração do curso no modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), amplamente usado no design instrucional, e a perspectiva didático-metodológica a na teoria social cognitiva Este trabalho tem como objetivo apresentar o curso desenvolvido pelo design instrucional, conhecer as percepções sobre suas potencialidades e analisar as possíveis alterações de crenças sobre motivação decorrentes da proposta A fim de conhecer o potencial dessa proposta de formação continuada, foram gerados dados a partir dos seguintes instrumentos: a) inventário de crenças e práticas para diagnóstico, respondido no ato da inscrição; b) diários de aprendizagem e questionário final para conhecer impressões, percepções de aprendizagens e posicionamentos dos professores decorrentes do curso; e c) diário de campo elaborado pelo professor formador Os resultados indicaram apreciação positiva do curso, percepção de aprendizagem de novos conceitos e conteúdos, mudança dos participantes no curso da ação e alterações de crenças sobre motivação decorrentes do curso Frente aos resultados, concluímos que crenças podem ser alteradas por intermédio de novos conhecimentos e reflexão; e que a alteração de crenças é a chave para a mudança do curso da ação didático-pedagógica do professor |
id |
UEL_ca616d354d54cf7af6906ea13fda9604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9626 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônomaMotivação na educaçãoEficácia no ensinoAutoeficáciaPedagogiaFormação de professoresMotivation in educationEffective teachingSelf-efficacyEducation - Teaching trainingResumo: A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar, a interação professor-aluno e as percepções de autoeficácia docente desempenham na remediação e prevenção da desmotivação Assim sendo, foi proposto um curso intitulado como “Motivação para aprender: teorias em prática” com o intuito de ampliar o repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a motivação autônoma dos estudantes O curso tem como públco-alvo professores do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública e privada do Paraná que anseiam a promoção da motivação de seus alunos, totalizando 1 participantes Embasamos o processo de elaboração do curso no modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), amplamente usado no design instrucional, e a perspectiva didático-metodológica a na teoria social cognitiva Este trabalho tem como objetivo apresentar o curso desenvolvido pelo design instrucional, conhecer as percepções sobre suas potencialidades e analisar as possíveis alterações de crenças sobre motivação decorrentes da proposta A fim de conhecer o potencial dessa proposta de formação continuada, foram gerados dados a partir dos seguintes instrumentos: a) inventário de crenças e práticas para diagnóstico, respondido no ato da inscrição; b) diários de aprendizagem e questionário final para conhecer impressões, percepções de aprendizagens e posicionamentos dos professores decorrentes do curso; e c) diário de campo elaborado pelo professor formador Os resultados indicaram apreciação positiva do curso, percepção de aprendizagem de novos conceitos e conteúdos, mudança dos participantes no curso da ação e alterações de crenças sobre motivação decorrentes do curso Frente aos resultados, concluímos que crenças podem ser alteradas por intermédio de novos conhecimentos e reflexão; e que a alteração de crenças é a chave para a mudança do curso da ação didático-pedagógica do professorDissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasAbstract: Lack of motivation in schools has been pointed out among educators as one of the main problems in the students' learning process On the other hand, there is a vast literature on the subject that gives visibility to the role that the school environment, teacher-student interaction and perceptions of teacher self-efficacy play in the remediation and prevention of demotivation Therefore, a course entitled “Motivation to learn: theories in practice” was proposed with the aim of expanding the theoretical-practical repertoire of basic education teachers about motivational theories and didactic-pedagogical strategies that favor autonomous motivation of students The target audience of the course are teachers of Middle School and High School from public and private schools of Paraná state who want to promote the motivation of their students, totaling 1 participants We base the course development process on the ADDIE model (analysis, design, development, implementation and evaluation), widely used in instructional design, and the didactic-methodological perspective on cognitive social theory This work aims to present the course developed by instructional design, to know the perceptions about its potential and to analyze the possible changes in beliefs about motivation resulting from the proposal In order to know the potential of this proposal for continuing education, data were generated from the following instruments: a) inventory of beliefs and practices for diagnosis, answered at the time of registration; b) learning diaries and a final questionnaire to access impressions, perceptions of learning and teachers' positions resulting from the course; and c) field diary prepared by the teacher trainer The results indicated positive appreciation of the course, perception of learning new concepts and contents, change of participants in the course of action and changes in beliefs about motivation resulting from the course In view of the results, we conclude that beliefs can be changed through new knowledge and reflection; and that changing belief is the key to changing the course of the teacher's didactic-pedagogical actionChimentão, Lilian Kemmer [Orientador]Rufini, Sueli ÉdiEl Kadri, Michele SallesIsepam, Victor Fregatti2024-05-01T12:09:10Z2024-05-01T12:09:10Z2022.0013.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626porMestrado ProfissionalLetras Estrangeiras ModernasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
title |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
spellingShingle |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma Isepam, Victor Fregatti Motivação na educação Eficácia no ensino Autoeficácia Pedagogia Formação de professores Motivation in education Effective teaching Self-efficacy Education - Teaching training |
title_short |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
title_full |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
title_fullStr |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
title_full_unstemmed |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
title_sort |
Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma |
author |
Isepam, Victor Fregatti |
author_facet |
Isepam, Victor Fregatti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chimentão, Lilian Kemmer [Orientador] Rufini, Sueli Édi El Kadri, Michele Salles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isepam, Victor Fregatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação na educação Eficácia no ensino Autoeficácia Pedagogia Formação de professores Motivation in education Effective teaching Self-efficacy Education - Teaching training |
topic |
Motivação na educação Eficácia no ensino Autoeficácia Pedagogia Formação de professores Motivation in education Effective teaching Self-efficacy Education - Teaching training |
description |
Resumo: A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar, a interação professor-aluno e as percepções de autoeficácia docente desempenham na remediação e prevenção da desmotivação Assim sendo, foi proposto um curso intitulado como “Motivação para aprender: teorias em prática” com o intuito de ampliar o repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a motivação autônoma dos estudantes O curso tem como públco-alvo professores do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública e privada do Paraná que anseiam a promoção da motivação de seus alunos, totalizando 1 participantes Embasamos o processo de elaboração do curso no modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), amplamente usado no design instrucional, e a perspectiva didático-metodológica a na teoria social cognitiva Este trabalho tem como objetivo apresentar o curso desenvolvido pelo design instrucional, conhecer as percepções sobre suas potencialidades e analisar as possíveis alterações de crenças sobre motivação decorrentes da proposta A fim de conhecer o potencial dessa proposta de formação continuada, foram gerados dados a partir dos seguintes instrumentos: a) inventário de crenças e práticas para diagnóstico, respondido no ato da inscrição; b) diários de aprendizagem e questionário final para conhecer impressões, percepções de aprendizagens e posicionamentos dos professores decorrentes do curso; e c) diário de campo elaborado pelo professor formador Os resultados indicaram apreciação positiva do curso, percepção de aprendizagem de novos conceitos e conteúdos, mudança dos participantes no curso da ação e alterações de crenças sobre motivação decorrentes do curso Frente aos resultados, concluímos que crenças podem ser alteradas por intermédio de novos conhecimentos e reflexão; e que a alteração de crenças é a chave para a mudança do curso da ação didático-pedagógica do professor |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
13.05.2022 2022.00 2024-05-01T12:09:10Z 2024-05-01T12:09:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Letras Estrangeiras Modernas Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823273679060992 |