Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isepam, Victor Fregatti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626
Resumo: Resumo: A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar, a interação professor-aluno e as percepções de autoeficácia docente desempenham na remediação e prevenção da desmotivação Assim sendo, foi proposto um curso intitulado como “Motivação para aprender: teorias em prática” com o intuito de ampliar o repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a motivação autônoma dos estudantes O curso tem como públco-alvo professores do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública e privada do Paraná que anseiam a promoção da motivação de seus alunos, totalizando 1 participantes Embasamos o processo de elaboração do curso no modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), amplamente usado no design instrucional, e a perspectiva didático-metodológica a na teoria social cognitiva Este trabalho tem como objetivo apresentar o curso desenvolvido pelo design instrucional, conhecer as percepções sobre suas potencialidades e analisar as possíveis alterações de crenças sobre motivação decorrentes da proposta A fim de conhecer o potencial dessa proposta de formação continuada, foram gerados dados a partir dos seguintes instrumentos: a) inventário de crenças e práticas para diagnóstico, respondido no ato da inscrição; b) diários de aprendizagem e questionário final para conhecer impressões, percepções de aprendizagens e posicionamentos dos professores decorrentes do curso; e c) diário de campo elaborado pelo professor formador Os resultados indicaram apreciação positiva do curso, percepção de aprendizagem de novos conceitos e conteúdos, mudança dos participantes no curso da ação e alterações de crenças sobre motivação decorrentes do curso Frente aos resultados, concluímos que crenças podem ser alteradas por intermédio de novos conhecimentos e reflexão; e que a alteração de crenças é a chave para a mudança do curso da ação didático-pedagógica do professor
id UEL_ca616d354d54cf7af6906ea13fda9604
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9626
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônomaMotivação na educaçãoEficácia no ensinoAutoeficáciaPedagogiaFormação de professoresMotivation in educationEffective teachingSelf-efficacyEducation - Teaching trainingResumo: A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar, a interação professor-aluno e as percepções de autoeficácia docente desempenham na remediação e prevenção da desmotivação Assim sendo, foi proposto um curso intitulado como “Motivação para aprender: teorias em prática” com o intuito de ampliar o repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a motivação autônoma dos estudantes O curso tem como públco-alvo professores do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública e privada do Paraná que anseiam a promoção da motivação de seus alunos, totalizando 1 participantes Embasamos o processo de elaboração do curso no modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), amplamente usado no design instrucional, e a perspectiva didático-metodológica a na teoria social cognitiva Este trabalho tem como objetivo apresentar o curso desenvolvido pelo design instrucional, conhecer as percepções sobre suas potencialidades e analisar as possíveis alterações de crenças sobre motivação decorrentes da proposta A fim de conhecer o potencial dessa proposta de formação continuada, foram gerados dados a partir dos seguintes instrumentos: a) inventário de crenças e práticas para diagnóstico, respondido no ato da inscrição; b) diários de aprendizagem e questionário final para conhecer impressões, percepções de aprendizagens e posicionamentos dos professores decorrentes do curso; e c) diário de campo elaborado pelo professor formador Os resultados indicaram apreciação positiva do curso, percepção de aprendizagem de novos conceitos e conteúdos, mudança dos participantes no curso da ação e alterações de crenças sobre motivação decorrentes do curso Frente aos resultados, concluímos que crenças podem ser alteradas por intermédio de novos conhecimentos e reflexão; e que a alteração de crenças é a chave para a mudança do curso da ação didático-pedagógica do professorDissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasAbstract: Lack of motivation in schools has been pointed out among educators as one of the main problems in the students' learning process On the other hand, there is a vast literature on the subject that gives visibility to the role that the school environment, teacher-student interaction and perceptions of teacher self-efficacy play in the remediation and prevention of demotivation Therefore, a course entitled “Motivation to learn: theories in practice” was proposed with the aim of expanding the theoretical-practical repertoire of basic education teachers about motivational theories and didactic-pedagogical strategies that favor autonomous motivation of students The target audience of the course are teachers of Middle School and High School from public and private schools of Paraná state who want to promote the motivation of their students, totaling 1 participants We base the course development process on the ADDIE model (analysis, design, development, implementation and evaluation), widely used in instructional design, and the didactic-methodological perspective on cognitive social theory This work aims to present the course developed by instructional design, to know the perceptions about its potential and to analyze the possible changes in beliefs about motivation resulting from the proposal In order to know the potential of this proposal for continuing education, data were generated from the following instruments: a) inventory of beliefs and practices for diagnosis, answered at the time of registration; b) learning diaries and a final questionnaire to access impressions, perceptions of learning and teachers' positions resulting from the course; and c) field diary prepared by the teacher trainer The results indicated positive appreciation of the course, perception of learning new concepts and contents, change of participants in the course of action and changes in beliefs about motivation resulting from the course In view of the results, we conclude that beliefs can be changed through new knowledge and reflection; and that changing belief is the key to changing the course of the teacher's didactic-pedagogical actionChimentão, Lilian Kemmer [Orientador]Rufini, Sueli ÉdiEl Kadri, Michele SallesIsepam, Victor Fregatti2024-05-01T12:09:10Z2024-05-01T12:09:10Z2022.0013.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626porMestrado ProfissionalLetras Estrangeiras ModernasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
title Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
spellingShingle Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
Isepam, Victor Fregatti
Motivação na educação
Eficácia no ensino
Autoeficácia
Pedagogia
Formação de professores
Motivation in education
Effective teaching
Self-efficacy
Education - Teaching training
title_short Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
title_full Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
title_fullStr Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
title_full_unstemmed Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
title_sort Motivação no contexto escolar : o potencial transformador de crenças e práticas de um curso com professores para promoção da motivação autônoma
author Isepam, Victor Fregatti
author_facet Isepam, Victor Fregatti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chimentão, Lilian Kemmer [Orientador]
Rufini, Sueli Édi
El Kadri, Michele Salles
dc.contributor.author.fl_str_mv Isepam, Victor Fregatti
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação na educação
Eficácia no ensino
Autoeficácia
Pedagogia
Formação de professores
Motivation in education
Effective teaching
Self-efficacy
Education - Teaching training
topic Motivação na educação
Eficácia no ensino
Autoeficácia
Pedagogia
Formação de professores
Motivation in education
Effective teaching
Self-efficacy
Education - Teaching training
description Resumo: A desmotivação escolar tem sido apontada entre os educadores como um dos principais problemas no processo de aprendizagem dos alunos Por outro lado, há uma vasta literatura acerca do assunto que dá visibilidade para o papel que o ambiente escolar, a interação professor-aluno e as percepções de autoeficácia docente desempenham na remediação e prevenção da desmotivação Assim sendo, foi proposto um curso intitulado como “Motivação para aprender: teorias em prática” com o intuito de ampliar o repertório teórico-prático de professores da educação básica acerca de teorias motivacionais e estratégias didático-pedagógicas que favoreçam a motivação autônoma dos estudantes O curso tem como públco-alvo professores do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública e privada do Paraná que anseiam a promoção da motivação de seus alunos, totalizando 1 participantes Embasamos o processo de elaboração do curso no modelo ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), amplamente usado no design instrucional, e a perspectiva didático-metodológica a na teoria social cognitiva Este trabalho tem como objetivo apresentar o curso desenvolvido pelo design instrucional, conhecer as percepções sobre suas potencialidades e analisar as possíveis alterações de crenças sobre motivação decorrentes da proposta A fim de conhecer o potencial dessa proposta de formação continuada, foram gerados dados a partir dos seguintes instrumentos: a) inventário de crenças e práticas para diagnóstico, respondido no ato da inscrição; b) diários de aprendizagem e questionário final para conhecer impressões, percepções de aprendizagens e posicionamentos dos professores decorrentes do curso; e c) diário de campo elaborado pelo professor formador Os resultados indicaram apreciação positiva do curso, percepção de aprendizagem de novos conceitos e conteúdos, mudança dos participantes no curso da ação e alterações de crenças sobre motivação decorrentes do curso Frente aos resultados, concluímos que crenças podem ser alteradas por intermédio de novos conhecimentos e reflexão; e que a alteração de crenças é a chave para a mudança do curso da ação didático-pedagógica do professor
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.05.2022
2022.00
2024-05-01T12:09:10Z
2024-05-01T12:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras Estrangeiras Modernas
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823273679060992