Desenvolvimento profissional de professores de matemática na exploração do caso multimídia plano de telefonia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio Cezar Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000216362
Resumo: A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia ?Plano de Telefonia? em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia ?Plano de Telefonia?. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.
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Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia ?Plano de Telefonia? em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia ?Plano de Telefonia?. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.The question that guided the present investigation was: What elements of a context of teacher education enabled the professional development of Mathematics teachers from the exploitation of a multimedia case, focusing on the phase of collective discussion of a class from the perspective of Exploratory Teaching? To answer this question we established the following objectives: to describe some sections of the enterprise exploitation of the multimedia case ?Telephony Plan? in a Community of Practice called CoP-ProfMARE; and to analyze written productions and discussions held at CoP-ProfMARE related to the collective discussion phase of the multimedia case ?Telephony Plan?. For the analysis we take as theoretical perspective the objectives for the professional development of the teacher who teaches Mathematics, proposed by Sowder (2007) and the dimensions of what it means to notice and to interpret classroom interactions (VAN ES, SHERIN, 2002; 2008), and we classify the data according to these perspectives. From this classification, we highlight the elements of the context that enabled the professional development of CoP-ProfMARE members, namely: reporting experiences; discussing alternative teaching perspectives to directive teaching, specifically Exploratory Teaching; using aspects of their experience to deal with the challenges of / in the classroom; discussing aspects of classroom dynamics, the role of teachers, planning and evaluation in the perspective of Exploratory Teaching; solving tasks; discussing mathematical content; raising hypotheses about students' difficulties and mistakes; discussing students' difficulties in working with alternative perspectives on directive teaching and how to overcome them; and socializing opinions. The teachers' freedom to share experiences, to present doubts, questions and challenges of their practice to be discussed in the CoP, to propose new enterprises, and the trust they placed in all CoP members, were important aspects for the development professional of all the people involved in this education process.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000216362porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:21Zoai:uel.br:vtls000216362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2020-01-29T13:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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