O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dado |
id |
UEL_caaeb36b6b1a0c7acd9fd0afc8398fab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12780 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógicaMatemáticaEstudo e ensino (Superior)Administração de empresasModelos matemáticosEducação matemáticaStudy and teaching (Higher)Mathematical modelsMathematics educationInterdisciplinary approach to knowledgeIndustrial management - MathematResumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dadoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research paper deals of the investigation of the construction and adequacy of a pedagogical proposal for the teaching of mathematics in an introductory subject in Business Administration A methodological approach that includes the mathematization of physical reality phenomena through the interdisciplinarity present at the complex contexture was devised specifically for the research The theoretical framework explored in the qualitative research involve: a study of the mathematical world and physical reality world contextures, guided by reduction and complexity paradigms; the analysis of a supplementary interdisciplinary relation between the nature of mathematical and business administration knowledge, both in the epistemological and educational field; and the identification of competences, skills and the profile that can be developed and explored with the teaching of mathematical knowledge in business administration education The epistemological references involve a construction of the contextualized and essence-type mathematical models that initiate with the gradual development of horizontal and vertical components of mathematization, through contextualization, decontextualization and recontextualization of mathematical knowledge; an epistemological analysis between the universal cognitive values of the mathematical structure and the temporary cognitive values of the business administration area through a recursive circuit that articulates both fields of knowledge A pedagogical proposal based on the methodological approach for a conciliatory integration and the didactics of science was devised The proposal was applied in the first semester of a Business Administration course and the data studied in accordance with discursive textual analysis From that, it can be inferred that the methodological approach and the pedagogical proposal applied showed adequate and satisfactory to the introductory teaching of mathematical knowledge in Business Administration at that particular moment in that socio-cultural contextBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresCury, Helena NoronhaCuri, EddaPacagnan, Mário NeiLuccas, Simone2024-05-01T14:02:24Z2024-05-01T14:02:24Z2011.0031.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
title |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
spellingShingle |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica Luccas, Simone Matemática Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas Modelos matemáticos Educação matemática Study and teaching (Higher) Mathematical models Mathematics education Interdisciplinary approach to knowledge Industrial management - Mathemat |
title_short |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
title_full |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
title_fullStr |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
title_full_unstemmed |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
title_sort |
O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica |
author |
Luccas, Simone |
author_facet |
Luccas, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Cury, Helena Noronha Curi, Edda Pacagnan, Mário Nei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luccas, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas Modelos matemáticos Educação matemática Study and teaching (Higher) Mathematical models Mathematics education Interdisciplinary approach to knowledge Industrial management - Mathemat |
topic |
Matemática Estudo e ensino (Superior) Administração de empresas Modelos matemáticos Educação matemática Study and teaching (Higher) Mathematical models Mathematics education Interdisciplinary approach to knowledge Industrial management - Mathemat |
description |
Resumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dado |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011.00 2024-05-01T14:02:24Z 2024-05-01T14:02:24Z 31.03.2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823239937982464 |