O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luccas, Simone
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780
Resumo: Resumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dado
id UEL_caaeb36b6b1a0c7acd9fd0afc8398fab
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12780
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógicaMatemáticaEstudo e ensino (Superior)Administração de empresasModelos matemáticosEducação matemáticaStudy and teaching (Higher)Mathematical modelsMathematics educationInterdisciplinary approach to knowledgeIndustrial management - MathematResumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dadoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research paper deals of the investigation of the construction and adequacy of a pedagogical proposal for the teaching of mathematics in an introductory subject in Business Administration A methodological approach that includes the mathematization of physical reality phenomena through the interdisciplinarity present at the complex contexture was devised specifically for the research The theoretical framework explored in the qualitative research involve: a study of the mathematical world and physical reality world contextures, guided by reduction and complexity paradigms; the analysis of a supplementary interdisciplinary relation between the nature of mathematical and business administration knowledge, both in the epistemological and educational field; and the identification of competences, skills and the profile that can be developed and explored with the teaching of mathematical knowledge in business administration education The epistemological references involve a construction of the contextualized and essence-type mathematical models that initiate with the gradual development of horizontal and vertical components of mathematization, through contextualization, decontextualization and recontextualization of mathematical knowledge; an epistemological analysis between the universal cognitive values of the mathematical structure and the temporary cognitive values of the business administration area through a recursive circuit that articulates both fields of knowledge A pedagogical proposal based on the methodological approach for a conciliatory integration and the didactics of science was devised The proposal was applied in the first semester of a Business Administration course and the data studied in accordance with discursive textual analysis From that, it can be inferred that the methodological approach and the pedagogical proposal applied showed adequate and satisfactory to the introductory teaching of mathematical knowledge in Business Administration at that particular moment in that socio-cultural contextBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresCury, Helena NoronhaCuri, EddaPacagnan, Mário NeiLuccas, Simone2024-05-01T14:02:24Z2024-05-01T14:02:24Z2011.0031.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
title O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
spellingShingle O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
Luccas, Simone
Matemática
Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas
Modelos matemáticos
Educação matemática
Study and teaching (Higher)
Mathematical models
Mathematics education
Interdisciplinary approach to knowledge
Industrial management - Mathemat
title_short O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
title_full O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
title_fullStr O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
title_full_unstemmed O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
title_sort O ensino introdutório de matemática em cursos de Administração : construção de uma proposta pedagógica
author Luccas, Simone
author_facet Luccas, Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Cury, Helena Noronha
Curi, Edda
Pacagnan, Mário Nei
dc.contributor.author.fl_str_mv Luccas, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas
Modelos matemáticos
Educação matemática
Study and teaching (Higher)
Mathematical models
Mathematics education
Interdisciplinary approach to knowledge
Industrial management - Mathemat
topic Matemática
Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas
Modelos matemáticos
Educação matemática
Study and teaching (Higher)
Mathematical models
Mathematics education
Interdisciplinary approach to knowledge
Industrial management - Mathemat
description Resumo: Esta pesquisa trata da investigação da construção e da adequação de uma proposta pedagógica de ensino de matemática em uma disciplina introdutória na formação em administração, mediante uma abordagem metodológica de ensino produzida especificamente para tal pesquisa e abrangendo a matematização de fenômenos da realidade física por meio de uma ação interdisciplinar inerente a contextura complexa Os referenciais teóricos explorados nessa pesquisa qualitativa envolvem um estudo das contexturas do mundo matemático e do mundo real físico, guiados pelos paradigmas da redução e da complexidade; a análise de uma relação interdisciplinar suplementar entre a natureza do conhecimento matemático e da administração, tanto no campo epistemológico, como no educacional; e a identificação das competências, habilidades e do perfil que podem ser desenvolvidos e potencialmente explorados com o ensino do conhecimento matemático na formação em administração Os referenciais epistemológicos envolvem uma construção de modelos matemáticos contextualizados e tipo-essência a partir do desenvolvimento gradual dos componentes horizontal e vertical da matematização, segundo a contextualização, a descontextualizarão e a recontextualização do conhecimento matemático; e uma análise epistemológica entre os valores cognitivos universais presentes na estrutura matemática e os temporários inerentes a área da administração, por intermédio de um circuito recursivo que articula ambos os campos de conhecimento A partir dessa etapa de pesquisa teórica foi elaborada uma proposta pedagógica, fundamentada na abordagem metodológica para uma integração conciliadora e na didática da ciência, cujos aportes teóricos forneceram subsídios para a construção da mesma A proposta foi aplicada em uma instituição de ensino superior, no primeiro semestre de um curso de administração Os dados obtidos a partir dessa aplicação foram estudados a luz da análise textual discursiva Balizada nessa análise é possível inferir que a abordagem metodológica e a proposta pedagógica aplicadas mostraram-se adequadas e satisfatórias ao ensino introdutório do conhecimento matemático voltado ao curso de administração, uma vez reconhecidas e respeitadas as necessidades do contexto sócio-tempo-cultural dado
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T14:02:24Z
2024-05-01T14:02:24Z
31.03.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823239937982464