Um estudo da mobilização de processos mentais entre o pensamento matemático elementar e o pensamento matemático avançado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirnev, Debora Cristiane Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13779
Resumo: Resumo: Nesta tese, tem-se o objetivo de investigar a mobilização de processos mentais entre o Pensamento Matemático Elementar e o Pensamento Matemático Avançado A pesquisa tem um caráter qualitativo de natureza descritiva e interpretativa Para isso, realizou-se uma análise descritiva e comparativa em tarefas de uma prova em fases aplicada a graduandos em Matemática, a fim de diagnosticar que processos mentais são mobilizadas na realização das tarefas e que índicios de Pensamento Matemático Elementar e Pensamento Matemático Avançado podem ser identificados Na primeira fase, os estudantes resolveram a parte I, cujas questões foram direcionadas a conhecer as concepções sobre a Matemática, que possibilitou identificar suas percepções a respeito disso e a parte II com tarefas envolvendo estruturas algébricas; na segunda fase foram retomadas as tarefas da parte II que poderiam ou não ser complementadas pelos alunos Na análise descritiva da primeira fase, foi possível estabelecer a metodologia de análise por estudante adotada nessa tese, realizada após a aplicação da segunda fase Podemos destacar que os quatro estudantes analisados transitaram entre os mundos corporificado e simbólico, mas apenas um deles transitou para o mundo formal Ainda, em todos ficou evidenciado um processo reflexivo na resolução de tarefas Em relação ao gerenciamento de processos mentais complexos e flexíveis, indicando a mobilização de processos mentais relativos ao PMA, foram obtidas três evidências nas análises das tarefas Como resultado, identificou-se mobilização de processos mentais associados ao Pensamento Matemático Elementar, derivados de pensamentos intrumentais, e outros decorrentes de pensamentos relacionais que indicam evidências do Pensamento Matemático Avançado
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na segunda fase foram retomadas as tarefas da parte II que poderiam ou não ser complementadas pelos alunos Na análise descritiva da primeira fase, foi possível estabelecer a metodologia de análise por estudante adotada nessa tese, realizada após a aplicação da segunda fase Podemos destacar que os quatro estudantes analisados transitaram entre os mundos corporificado e simbólico, mas apenas um deles transitou para o mundo formal Ainda, em todos ficou evidenciado um processo reflexivo na resolução de tarefas Em relação ao gerenciamento de processos mentais complexos e flexíveis, indicando a mobilização de processos mentais relativos ao PMA, foram obtidas três evidências nas análises das tarefas Como resultado, identificou-se mobilização de processos mentais associados ao Pensamento Matemático Elementar, derivados de pensamentos intrumentais, e outros decorrentes de pensamentos relacionais que indicam evidências do Pensamento Matemático AvançadoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this thesis, the aim is to investigate the mobilization of mental processes between Elementary Mathematical Thinking and Advanced Mathematical Thinking This is a qualitative research of descriptive and interpretive nature For this purpose, a descriptive and comparative analysis was realized in tasks of a stage test, applied to undergraduate students in Mathematics, in order to diagnose which mental processes are mobilized in the accomplishment of those tasks and which evidences of Elementary Mathematical Thinking and Advanced Mathematical Thinking were identified In the first stage, the students solved the part I of the stage test whose questions concerned about knowing the concepts, which made it possible to identify their perceptions about it and the part II stage test with tasks involving algebraic structures; in the second stage, the part II tasks were resumed, which could or could not be complemented by the students In the descriptive analysis of the first stage, it was possible to establish the analysis methodology per student adopted in this thesis, carried out after the application of the second stage We can highlight that the four analyzed students transited between the embodied and symbolic worlds, but only one of them transited to the formal world Still, all of them showed a reflexive process in the resolution of the tasks Regarding the management of complex and flexible mental processes, that indicate the mobilization of mental processes related to the PMA, there were three evidences in the analysis of the tasks As result, it was possible to identify mobilization of mental processes associated with Elementary Mathematical Thinking, derived from instrumental thoughts, and others derived from relational thoughts that indicate evidences of Advanced Mathematical ThinkingSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Bianchini, Bárbara LutaifLuccas, SimoneCarvalho, Diego FogaçaPedrochi Junior, OsmarKirnev, Debora Cristiane Barbosa2024-05-01T14:18:41Z2024-05-01T14:18:41Z2019.0023.08.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13779porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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