Pensamento matemático-computacional : uma teorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bussmann, Christian James de Castro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (22) e as concepções do Pensamento Computacional (21) A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representações
id UEL_27a6d10f0d32cbf715786d3cce35ad5a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9789
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Pensamento matemático-computacional : uma teorizaçãoEducação matemáticaAbstraçãoPensamento matemáticoPensamento computacionalMathematics educationAbstractionMathematical thinkingComputational thinkingResumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (22) e as concepções do Pensamento Computacional (21) A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representaçõesTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aimed to build a theorizing based on the process of Advanced Mathematical Thinking present by Dreyfus (22) and the conceptions of Computational Thinking (21) The cientific method used was speculative research that was a theorical declarations the others declarations Concludes with the apresentation of Computational-Mathematics Thinking like a theorizing and some features like relation in between concept and simbology, concrete representation, interactions observing patterns, actions that involve patterns, reflactions, dialogue and argument, conections between subjects of discipline, experiment of cientific thought evoluation, generic representation, definiation building, theorem studies, notation building and representation systemSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Gereti, Laís Cristina VielLuccas, SimoneCoelho Neto, JoãoMenolli, André Luís AndradeBussmann, Christian James de Castro2024-05-01T12:11:01Z2024-05-01T12:11:01Z2019.0009.08.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento matemático-computacional : uma teorização
title Pensamento matemático-computacional : uma teorização
spellingShingle Pensamento matemático-computacional : uma teorização
Bussmann, Christian James de Castro
Educação matemática
Abstração
Pensamento matemático
Pensamento computacional
Mathematics education
Abstraction
Mathematical thinking
Computational thinking
title_short Pensamento matemático-computacional : uma teorização
title_full Pensamento matemático-computacional : uma teorização
title_fullStr Pensamento matemático-computacional : uma teorização
title_full_unstemmed Pensamento matemático-computacional : uma teorização
title_sort Pensamento matemático-computacional : uma teorização
author Bussmann, Christian James de Castro
author_facet Bussmann, Christian James de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]
Gereti, Laís Cristina Viel
Luccas, Simone
Coelho Neto, João
Menolli, André Luís Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Bussmann, Christian James de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Abstração
Pensamento matemático
Pensamento computacional
Mathematics education
Abstraction
Mathematical thinking
Computational thinking
topic Educação matemática
Abstração
Pensamento matemático
Pensamento computacional
Mathematics education
Abstraction
Mathematical thinking
Computational thinking
description Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (22) e as concepções do Pensamento Computacional (21) A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representações
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.08.2019
2019.00
2024-05-01T12:11:01Z
2024-05-01T12:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823240694005760