Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daiany Cristiny
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8564
Resumo: Resumo: Esta pesquisa busca na semiótica peirceana, elementos que podem esclarecer caminhos de inter-relação entre conhecimento e experiências dos alunos quando desenvolvem atividades de modelagem matemática Com a finalidade de tecer nossas reflexões estruturamos nossa pesquisa no formato multipaper de modo que os desdobramentos da pesquisa são apresentados em três artigos No primeiro artigo nos propomos a descrever a modelagem matemática em termos semióticos a partir das experiências dos alunos quando desenvolvem atividade de modelagem matemática No segundo artigo, com base nas argumentações de Peirce relativas a um tipo particular de raciocínio- o raciocínio diagramático, investigamos sobre o raciocínio diagramático na constituição do fazer modelagem matemática No terceiro artigo buscamos indícios da mediação por signos na comunicação entre professor e alunos associada ao como ensinar e aprender modelagem matemática Nos três artigos nossas inferências são ancoradas em uma análise interpretativa das atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do quarto ano de um curso de licenciatura em matemática Nossa análise delineou caminhos de inter-relação entre conhecimento e experiências dos alunos O primeiro caminho delineado refere-se à inter-relação entre a constituição do ser modelagem matemática e da constituição do fazer modelagem O segundo caminho refere-se à inter-relação entre o raciocínio diagramático e a constituição do fazer modelagem matemático O terceiro caminho refere-se à interlocução entre o aprender modelagem matemática e as experiências dos alunos Por fim, a partir da análise desses caminhos emerge um quarto, que ao relacionar os elementos semióticos abordados nos outros artigos nos permite inter-relacionar constituição do fazer modelagem matemática às experiências vivenciadas pelos alunos Nossa busca por elementos da semiótica peirceana para elucidar essas relações entre conhecimento e experiências evidenciou que a constituição do conhecimento sobre modelagem matemática é mediada pela construção, transformação e intepretação de signos que são constituídos e refinados mediante as experiências vivenciadas em situações de modelagem matemática
id UEL_cadd3165987de46994eacee140812555
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8564
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunosEducação matemáticaModelagem matemáticaSemióticaMathematics educationSemioticsResumo: Esta pesquisa busca na semiótica peirceana, elementos que podem esclarecer caminhos de inter-relação entre conhecimento e experiências dos alunos quando desenvolvem atividades de modelagem matemática Com a finalidade de tecer nossas reflexões estruturamos nossa pesquisa no formato multipaper de modo que os desdobramentos da pesquisa são apresentados em três artigos No primeiro artigo nos propomos a descrever a modelagem matemática em termos semióticos a partir das experiências dos alunos quando desenvolvem atividade de modelagem matemática No segundo artigo, com base nas argumentações de Peirce relativas a um tipo particular de raciocínio- o raciocínio diagramático, investigamos sobre o raciocínio diagramático na constituição do fazer modelagem matemática No terceiro artigo buscamos indícios da mediação por signos na comunicação entre professor e alunos associada ao como ensinar e aprender modelagem matemática Nos três artigos nossas inferências são ancoradas em uma análise interpretativa das atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do quarto ano de um curso de licenciatura em matemática Nossa análise delineou caminhos de inter-relação entre conhecimento e experiências dos alunos O primeiro caminho delineado refere-se à inter-relação entre a constituição do ser modelagem matemática e da constituição do fazer modelagem O segundo caminho refere-se à inter-relação entre o raciocínio diagramático e a constituição do fazer modelagem matemático O terceiro caminho refere-se à interlocução entre o aprender modelagem matemática e as experiências dos alunos Por fim, a partir da análise desses caminhos emerge um quarto, que ao relacionar os elementos semióticos abordados nos outros artigos nos permite inter-relacionar constituição do fazer modelagem matemática às experiências vivenciadas pelos alunos Nossa busca por elementos da semiótica peirceana para elucidar essas relações entre conhecimento e experiências evidenciou que a constituição do conhecimento sobre modelagem matemática é mediada pela construção, transformação e intepretação de signos que são constituídos e refinados mediante as experiências vivenciadas em situações de modelagem matemáticaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research seeks in Peircean semiotics, elements that can clarify paths of interrelationship between knowledge and student s experiences when developing mathematical modeling activities In order to weave our reflections, we structured our research in a multipaper format so that the results of the research are presented in three articles In the first article we propose to describe mathematical modeling in semiotic terms from the student s experiences when they develop mathematical modeling activities In the second article, based on Peirce's arguments concerning a particular type of reasoning - diagrammatic reasoning, we investigated diagrammatic reasoning in the constitution of doing mathematical modeling In the third article we look for signs of sign mediation in the communication between teacher and students associated with how to teach and learn mathematical modeling In the three articles, our inferences are anchored in an interpretative analysis of mathematical modeling activities developed by students in the fourth year of a mathematics degree course Our analysis outlined paths of interrelationship between student s knowledge and experiences The first path outlined refers to the interrelationship between the constitution of being mathematical modeling and the constitution of doing modeling The second path refers to the interrelationship between diagrammatic reasoning and the constitution of doing mathematical modeling The third path refers to the interlocution between learning mathematical modeling and students' experiences Finally, from the analysis of these paths, a fourth emerges, which, when relating the semiotic elements addressed in the other articles, allows us to interrelate the constitution of doing mathematical modeling to the experiences of students Our search for elements of Peircean semiotics to elucidate these relationships between knowledge and experiences showed that the constitution of knowledge about mathematical modeling is mediated by the construction, transformation and interpretation of signs that are constituted and refined through the experiences in mathematical modeling situationsAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Carreira, SusanaBisognin, EleniVeronez, Michele Regiane DiasSantos, Edilaine Regina dosRamos, Daiany Cristiny2024-05-01T11:34:43Z2024-05-01T11:34:43Z2020.0014.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8564porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
title Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
spellingShingle Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
Ramos, Daiany Cristiny
Educação matemática
Modelagem matemática
Semiótica
Mathematics education
Semiotics
title_short Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
title_full Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
title_fullStr Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
title_full_unstemmed Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
title_sort Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos
author Ramos, Daiany Cristiny
author_facet Ramos, Daiany Cristiny
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Carreira, Susana
Bisognin, Eleni
Veronez, Michele Regiane Dias
Santos, Edilaine Regina dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daiany Cristiny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Semiótica
Mathematics education
Semiotics
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Semiótica
Mathematics education
Semiotics
description Resumo: Esta pesquisa busca na semiótica peirceana, elementos que podem esclarecer caminhos de inter-relação entre conhecimento e experiências dos alunos quando desenvolvem atividades de modelagem matemática Com a finalidade de tecer nossas reflexões estruturamos nossa pesquisa no formato multipaper de modo que os desdobramentos da pesquisa são apresentados em três artigos No primeiro artigo nos propomos a descrever a modelagem matemática em termos semióticos a partir das experiências dos alunos quando desenvolvem atividade de modelagem matemática No segundo artigo, com base nas argumentações de Peirce relativas a um tipo particular de raciocínio- o raciocínio diagramático, investigamos sobre o raciocínio diagramático na constituição do fazer modelagem matemática No terceiro artigo buscamos indícios da mediação por signos na comunicação entre professor e alunos associada ao como ensinar e aprender modelagem matemática Nos três artigos nossas inferências são ancoradas em uma análise interpretativa das atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do quarto ano de um curso de licenciatura em matemática Nossa análise delineou caminhos de inter-relação entre conhecimento e experiências dos alunos O primeiro caminho delineado refere-se à inter-relação entre a constituição do ser modelagem matemática e da constituição do fazer modelagem O segundo caminho refere-se à inter-relação entre o raciocínio diagramático e a constituição do fazer modelagem matemático O terceiro caminho refere-se à interlocução entre o aprender modelagem matemática e as experiências dos alunos Por fim, a partir da análise desses caminhos emerge um quarto, que ao relacionar os elementos semióticos abordados nos outros artigos nos permite inter-relacionar constituição do fazer modelagem matemática às experiências vivenciadas pelos alunos Nossa busca por elementos da semiótica peirceana para elucidar essas relações entre conhecimento e experiências evidenciou que a constituição do conhecimento sobre modelagem matemática é mediada pela construção, transformação e intepretação de signos que são constituídos e refinados mediante as experiências vivenciadas em situações de modelagem matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.04.2020
2020.00
2024-05-01T11:34:43Z
2024-05-01T11:34:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8564
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823267409625088