Modelagem matemática e semiótica : algumas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11753
Resumo: Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval Para tanto, analisamos três atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications A pesquisa consiste em uma análise documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade de Modelagem selecionada A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por Kehle & Cunningham (2), aos registros de representação semiótica abordados por Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre os registros e às tarefas de produção e compreensão
id UEL_fb1575a76f8faf91d190591a3179ee67
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11753
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Modelagem matemática e semiótica : algumas relaçõesEducação matemáticaMatemáticaSemióticaModelos matemáticosMathematics educationMathematics - Semiotics - Study and teachingMathematical modelsResumo: Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval Para tanto, analisamos três atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications A pesquisa consiste em uma análise documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade de Modelagem selecionada A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por Kehle & Cunningham (2), aos registros de representação semiótica abordados por Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre os registros e às tarefas de produção e compreensãoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this work, we presented a research based in the theoretical presuppositions of the Mathematical Modeling in the perspective of the Mathematics Education and trying to establish relations between this perspective and the Semiotics from Peirce and the Theory of Semiotics Representation Registers from Raymond Duval For this purpose, we analyzed three activities of Mathematical Modeling in the literature: one within the group of studies in which the research is inserting, one within national withdrawal of the annals of the V National Conference on the Modeling in Mathematics Education and one within international withdrawal of the annals of the International Conference on the Teaching of Mathematical Modeling and Applications The research consists in a documentary analysis of the registers presented by the author/model of each activity of Modeling selected From the analysis we do, we established some relations between Mathematical Modeling and Semiotics, with respect to the categorization of signs established by Peirce, the modes of inference of signs classified by Kehle & Cunningham (2), the semiotics representation registers approached by Duval with respect to the phenomenon of congruence and non-congruence of conversions between the registers and the tasks of production and understandingAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Bisognin, VanildeBuriasco, Regina Luzia Corio deSilva, Karina Alessandra Pessôa da2024-05-01T13:45:13Z2024-05-01T13:45:13Z2008.0016.12.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11753porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
title Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
spellingShingle Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Educação matemática
Matemática
Semiótica
Modelos matemáticos
Mathematics education
Mathematics - Semiotics - Study and teaching
Mathematical models
title_short Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
title_full Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
title_fullStr Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
title_full_unstemmed Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
title_sort Modelagem matemática e semiótica : algumas relações
author Silva, Karina Alessandra Pessôa da
author_facet Silva, Karina Alessandra Pessôa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Bisognin, Vanilde
Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessôa da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Semiótica
Modelos matemáticos
Mathematics education
Mathematics - Semiotics - Study and teaching
Mathematical models
topic Educação matemática
Matemática
Semiótica
Modelos matemáticos
Mathematics education
Mathematics - Semiotics - Study and teaching
Mathematical models
description Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval Para tanto, analisamos três atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications A pesquisa consiste em uma análise documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade de Modelagem selecionada A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por Kehle & Cunningham (2), aos registros de representação semiótica abordados por Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre os registros e às tarefas de produção e compreensão
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.12.2008
2008.00
2024-05-01T13:45:13Z
2024-05-01T13:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11753
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317348057088