Uma representação contemporânea da violência em contos e novelas de Sérgio Sant'Anna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gongora, Anderson Possani
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11003
Resumo: Resumo: Partindo da leitura de alguns contos e novelas escritos por Sérgio Sant’Anna, autor brasileiro contemporâneo que iniciou seus trabalhos literários nos últimos anos da década de 6, esta pesquisa objetiva verificar em sua obra a recorrência temática da violência Para isso, algumas abordagens teóricas próprias da literatura, filosofia, psicanálise, criminologia, entre outras, são indispensáveis A violência, grande problema que acompanha a humanidade desde a sua origem, já se tornou complexa e multifacetada Assim sendo, seria impossível num contexto contemporâneo restringi-la a uma de suas formas de recorrência mais evidente: a violência física A literatura brasileira dos últimos anos, além de cumprir com a sua função mimética, da beleza e do prazer, segundo Pedro Lyra (em introdução ao livro A violência na literatura, editado pela Tempo Brasileiro, diversos autores), também é “uma literatura violenta, de condenação da violência – tanto na desintegração da forma quanto no desnudamento da linguagem, tanto no rompimento do discurso quanto na exacerbação dos temas” A idéia de representar e/ou a de condenar a violência através da literatura nos leva a confrontar teorias de estudiosos como, Hannah Arendt, Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamim, entre outros Neste trabalho, uma pesquisa histórico-filosófica da violência auxilia a compreensão da mesma, e, a partir de A farmácia de Platão, de Jacques Derrida, questões ambíguas (phármakon) sobre o tema e a escrita serão abordadas em sua dualidade benéfica/maléfica Tais oposições também são visíveis no corpus selecionado para análise, onde a presença da temática pode ser vista como fator de (ir)racionalidade “Representante de mil faces”, a violência será trabalhada sempre a partir de paradoxos, tais como: vida/morte; razão/emoção; construção/desconstrução; sacralização/dessacralização; riqueza/pobreza, entre outros, tendo sempre como esquema de análise para as imagens e metáforas da temática evidente nos contos e novelas, a idéia de obra, espectador e catarse
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razão/emoção; construção/desconstrução; sacralização/dessacralização; riqueza/pobreza, entre outros, tendo sempre como esquema de análise para as imagens e metáforas da temática evidente nos contos e novelas, a idéia de obra, espectador e catarseDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: In reading some stories and novellas by Sérgio Sant’Anna, a contemporary Brazilian author who began his literary works in the last years of the 196s, this research discovers in this author’s work the recurring thematic of violence To this end, discussions of literature, philosophy, psychoanalysis, criminology, among others, are indispensable Violence, a great problem that has accompanied humanity from its origin, has become complex and multifaceted Thus, it would be impossible in a contemporary context to restrict it to one of its more evident appearances: physical violence Brazilian literature of the last years, besides its mimetic function of beauty and pleasure, according to Pedro Lyra (in the introduction to the book Violence in literature, published by Tempo Brasileiro, an edited volume), has been “also a violent literature, of condemnation of the violence – as much in the disintegration of form as in the stripping down of language, as much in the breaking of the speech as in the exacerbation of the themes” The idea of representation and/or the one of condemning the violence through the literature, takeallows us to confront specialists’ theories like Hannah Arendt, Jacques Derrida, Michel Foucault, and Walter Benjamim, among others In this work, a historical-philosophical research of the violence aids in the understanding of the same, and, starting from “The pharmacy of the Plato,” by Jacques Derrida, ambiguous subjects (phármakon) on the theme and the writing will be approached in its duality good/evil Such oppositions are also visible in the corpus selected for analysis, where the presence of the thematic can be seen as factor of (ir)rationality “Representative of a thousand faces,” the violence will always be approached starting from its paradoxes, such as: life/death; reason/emotion; construction/destruction; sacralization/desacralization; richness/ poverty, among others, always tending to use as a schema for analyzing the image and evident metaphors of the thematic in the stories and novellas, the triumvirate of works, reader, and catharsisCorrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]Corrêa, Alamir AquinoSilva, Regina Coeli Machado eBeebee, Thomas O.Gongora, Anderson Possani2024-05-01T13:09:26Z2024-05-01T13:09:26Z2007.0008.11.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11003porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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