Os movimentos sociais na capa da revista Veja : uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Airton Donizete de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11936
Resumo: Resumo: Esta Dissertação teve como objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos sobre os movimentos sociais nas capas da revista Veja Veja é uma publicação voltada ao mercado, com uma linha editorial que defende a iniciativa privada Foram selecionadas 18 capas entre 1968, ano de fundação da revista, e 212; destas, oito trataram do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), duas da União Democrática Ruralista (UDR), que se opunha aos sem-terra; quatro do movimento sindical e quatro do movimento estudantil O problema de pesquisa que conduziu este trabalho foi: como os movimentos sociais são representados na capa da Veja e que efeitos de sentido são produzidos? Dentre as justificativas do presente trabalho está a circulação de Veja Com 1,1 milhão de exemplares por semana, Veja é a revista de maior circulação no mercado editorial brasileiro e está entre as cinco maiores do mundo Além disso, a Editora Abril, que edita a revista, mantém o programa “Veja em Sala de Aula”, que auxilia professores do ensino médio com matérias publicadas pela revista As capas de revista se comportam como uma vitrine, utilizando-se de estratégias discursivas para atrair leitores e estimulá-los a avançar aos seus conteúdos internos Para analisar as capas adotamos a metodologia da Análise de Discurso, combinada com considerações teóricas sobre o jornalismo contemporâneo e breves recorrências à semiótica, especialmente, na análise de cores, quando adotadas nas capas analisadas As análises chegaram à conclusão de que Veja utiliza-se de efeitos de sentido para manipular imagens e textos estampados nas suas capas Algumas vezes, tais efeitos de sentido são adotados apenas na mudança de cor da imagem; em outras, a manipulação é sutil, conforme detectou a Análise de Discurso, que analisa a trajetória histórica e social do discurso para compreender o que se passa no presente Para tanto, o trabalho em questão apresentou a trajetória de Veja, quando surgiu e como se comportou em determinadas épocas, facilitando a compreensão das condições de produção de suas capas
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Dentre as justificativas do presente trabalho está a circulação de Veja Com 1,1 milhão de exemplares por semana, Veja é a revista de maior circulação no mercado editorial brasileiro e está entre as cinco maiores do mundo Além disso, a Editora Abril, que edita a revista, mantém o programa “Veja em Sala de Aula”, que auxilia professores do ensino médio com matérias publicadas pela revista As capas de revista se comportam como uma vitrine, utilizando-se de estratégias discursivas para atrair leitores e estimulá-los a avançar aos seus conteúdos internos Para analisar as capas adotamos a metodologia da Análise de Discurso, combinada com considerações teóricas sobre o jornalismo contemporâneo e breves recorrências à semiótica, especialmente, na análise de cores, quando adotadas nas capas analisadas As análises chegaram à conclusão de que Veja utiliza-se de efeitos de sentido para manipular imagens e textos estampados nas suas capas Algumas vezes, tais efeitos de sentido são adotados apenas na mudança de cor da imagem; em outras, a manipulação é sutil, conforme detectou a Análise de Discurso, que analisa a trajetória histórica e social do discurso para compreender o que se passa no presente Para tanto, o trabalho em questão apresentou a trajetória de Veja, quando surgiu e como se comportou em determinadas épocas, facilitando a compreensão das condições de produção de suas capasDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This dissertation aimed at analyzing the effects of meaning produced over the social movements featured on covers of Veja magazine Veja is a publication destined for the market; it has a publishing editorial that defends the private sector In our study, 18 covers of publications between 1968, year when the magazine was founded, and 212 Eight of those covers featured the “Brazilian Landless Workers’ Movement” (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, MST); two of them featured the “Brazilian Democratic Association of Ruralists” (União Democrática Ruralista, UDR), which opposed MST; four covers presented the Brazilian Labor Union and four of them, the Brazilian Student Activism The research problem on which our study was based upon was: how the social movements are represented on Veja covers and what meaning effects are produced? Among the reasons for the realization of the present study, we can mention the fact that Veja is the magazine with the largest circulation in Brazilian editorial market and is among the five greatest magazines in the world, selling around 11 million of copies per week Besides that, “Editora Abril” (“Abril Publishing House”), that issues Veja, sponsors the program “Veja em Sala de Aula” (in English, “Veja in the Classroom”), which helps secondary school teachers with articles published in the magazine The covers of the magazine act like a shop window, using discoursive strategies to attract readers and stimulate them to go forward into its inside content In order to analyze the covers, we adopted the Discourse Analysis methodology, matched with theoretical considerations on contemporary journalism and brief consultations to semiotic, especially during the color analyses, when they were used for analyzing the covers By means of the analyses, we could conclude that Veja magazine uses meaning effects in order manipulate images and texts presented on its covers In some cases, the meaning effects are adopted only at the image color change; in others, the manipulation is subtle, as detected by Discourse Analysis, which analyzes the discourse historical and social trajectory so as to understand what happens in the present moment In order to carry out this analysis, the study shows Veja’s trajectory, when it started and how it behaved in certain times, allowing the comprehension of the production conditions of its coversMiani, Rozinaldo Antonio [Orientador]Coito, Roselene de FátimaSilva, Carla Luciana Souza daOliveira, Airton Donizete de2024-05-01T13:46:27Z2024-05-01T13:46:27Z2015.0011.05.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11936porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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