A plataforma Kahoot! como instrumento de ensino: uma proposta baseada no modelo da equivalência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Éllen Patrícia Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17272
Resumo: Estratégias de ensino que envolvam tecnologias digitais e a gamificação podem facilitar o processo de aprendizagem podendo ser utilizadas como recursos de ensino. Esta dissertação apresenta dois estudos: um de revisão quase sistemática da literatura que embasou o planejamento do Estudo 2. O Estudo 1 visou a realizar uma revisão quase sistemática da literatura de estudos empíricos em que a Plataforma Kahoot! foi usada no ensino e na avaliação de repertórios acadêmicos. Os resultados indicaram que a bibliografia levantada expõe que o uso do Kahoot! proporciona melhora no desempenho dos participantes e foi identificado que os usos do Kahoot! foram majoritariamente como meio de avaliação ou revisão de conteúdos previamente ensinados. O Estudo 2 visou propor e avaliar um procedimento de ensino de multiplicação em contexto coletivo utilizando a Plataforma Kahoot!, baseado no modelo da equivalência de estímulos. Participou uma turma de estudantes de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Londrina/PR. O ensino foi referente ao conceito de multiplicação entre dois números diferentes entre si, envolvendo a soma de agrupamentos de números iguais (adição) e a representação gráfica desses agrupamentos. Os participantes utilizaram dispositivos com conexão à internet para as atividades realizadas na Plataforma Kahoot!. Um caderno de respostas foi utilizado para a avaliação pré-intervenção, os testes de simetria, os testes de equivalência e a avaliação pós-intervenção. Verificou-se que houve a formação de classes de equivalência dos participantes que não haviam atingido o critério de acertos na avaliação pré-intervenção. Conclui-se que o presente estudo demonstrou ser viável uma tecnologia de ensino fundamentada no modelo da equivalência de estímulos, para ser usada em contexto coletivo de sala de aula, por meio de um recurso digital, a Plataforma Kahoot!
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