Formação de professores no Mercosul : o caso do Chile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13399 |
Resumo: | Resumo: A sociedade contemporânea vive um processo de globalização que provoca mudanças profundas que afetam os modos de organização social, sobretudo nos processos educativos, inclusive no campo da formação de professores Nos países da periferia do capitalismo, percebe-se uma dependência econômica para a implementação das políticas educacionais necessárias, necessitando recorrer a organismos multilaterais internacionais, como o Banco Mundial, que por sua vez, oferece financiamentos condicionados à implementação de sua agenda neoliberal Na perspectiva de elucidar as questões pertinentes à formação docente na América Latina, este estudo tem como objetivo analisar o que recomenda o discurso do Banco Mundial para a área da Educação, sobretudo na formação de professores em países periféricos do capitalismo, como na América Latina, destacando o contexto chileno Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental, teve os dados analisados a partir da Análise de Conteúdos (Bardin, 26) A fundamentação teórica utilizada tem base na pedagogia histórico-crítica (DUARTE, 21; SAVIANI, 211c; MARTINS, 216) e em autores que estudam o papel do Banco Mundial na educação, tais como Coraggio (29), Leher (1999), Pereira (218), entre outros Como conclusão foi possível perceber que as políticas neoliberais implantadas outrora ainda regem a educação do país nos seus diferentes níveis, favorecendo o empresariamento deles, principalmente do ensino superior Entretanto foi possível constatar que muitos setores sociais estão se unindo e reivindicando a gratuidade do ensino superior e impedindo que algumas disciplinas sejam retiradas do currículo da educação básica |
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Formação de professores no Mercosul : o caso do ChileProfessoresFormaçãoPedagogia histórico-críticaTeacher trainingHistorical-critical pedagogyChileWorld BankResumo: A sociedade contemporânea vive um processo de globalização que provoca mudanças profundas que afetam os modos de organização social, sobretudo nos processos educativos, inclusive no campo da formação de professores Nos países da periferia do capitalismo, percebe-se uma dependência econômica para a implementação das políticas educacionais necessárias, necessitando recorrer a organismos multilaterais internacionais, como o Banco Mundial, que por sua vez, oferece financiamentos condicionados à implementação de sua agenda neoliberal Na perspectiva de elucidar as questões pertinentes à formação docente na América Latina, este estudo tem como objetivo analisar o que recomenda o discurso do Banco Mundial para a área da Educação, sobretudo na formação de professores em países periféricos do capitalismo, como na América Latina, destacando o contexto chileno Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental, teve os dados analisados a partir da Análise de Conteúdos (Bardin, 26) A fundamentação teórica utilizada tem base na pedagogia histórico-crítica (DUARTE, 21; SAVIANI, 211c; MARTINS, 216) e em autores que estudam o papel do Banco Mundial na educação, tais como Coraggio (29), Leher (1999), Pereira (218), entre outros Como conclusão foi possível perceber que as políticas neoliberais implantadas outrora ainda regem a educação do país nos seus diferentes níveis, favorecendo o empresariamento deles, principalmente do ensino superior Entretanto foi possível constatar que muitos setores sociais estão se unindo e reivindicando a gratuidade do ensino superior e impedindo que algumas disciplinas sejam retiradas do currículo da educação básicaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Contemporary society is experiencing a process of globalization that causes major changes that affect modes of social organization, especially in educational processes, including in the field of teacher training In countries on the periphery of capitalism, there is an economic dependence for the implementation of the necessary educational policies, requiring the use of international multilateral organizations, such as the World Bank, which, in turn, offers funding conditioned to the implementation of its neoliberal agenda With a view to elucidating the issues concerning teacher training in Latin America, this study aims at identifying and analysing what the World Bank discourse on Education recommends, especially in teachers’ training in peripheral capitalism countries, such as in Latin America, highlighting the Chilean context This research, with a qualitative approach and bibliographic and documentary nature, had the data analysed from Content Analysis (BARDIN, 26) The theoretical basis used is based on historical-critical pedagogy (DUARTE, 21; SAVIANI, 211c; MARTINS, 216) and on authors who study the role of the World Bank in education, such as Coraggio (29), Leher (1999), Pereira (218), among others As a conclusion, it was possible to notice that the neoliberal policies implemented in the past still govern the education of the country at its different levels, favouring their entrepreneurship, especially in higher education However, it was possible to verify that many social sectors are uniting and demanding free higher education and preventing some subjects from being removed from the basic education curriculumSantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Militão, Andréia NunesMello, Diene Eire deMarchi, Marcelo Birello2024-05-01T14:14:58Z2024-05-01T14:14:58Z2021.0029.04.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13399porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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