TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13602 |
Resumo: | Resumo: Estuda a caracterização, conceituação e recuperação histórica recente da TV Corporativa no Brasil, com o objetivo de compreender o veículo enquanto produtor de sentidos e parte integrante da comunicação nas organizações, sob a perspectiva crítica do paradigma da sensação proposto pelo filósofo alemão Christoph Türcke As reflexões resultantes do trabalho apontam para o desenvolvimento da TV Corporativa como fruto de uma escalada da demanda por sensações no contexto hipercapitalista Neste estágio, cada organização se torna potencialmente uma emissora de choques audiovisuais a fim de capturar a atenção e mobilizar emocionalmente seu público, neste caso formado majoritariamente por funcionários de grandes empresas privadas A pesquisa realizada tem caráter exploratório e serviu-se de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com grandes empresas e produtoras audiovisuais |
id |
UEL_ce705408e0558b44edceadd50e8a1cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13602 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentidoTelevisãoComunicação nas organizaçoesOrganizaçõesMeios de comunicaçãoComunicação de massaMedia organizationsMass communicationSenses and sensationsTelevisionCommunication in organizationsResumo: Estuda a caracterização, conceituação e recuperação histórica recente da TV Corporativa no Brasil, com o objetivo de compreender o veículo enquanto produtor de sentidos e parte integrante da comunicação nas organizações, sob a perspectiva crítica do paradigma da sensação proposto pelo filósofo alemão Christoph Türcke As reflexões resultantes do trabalho apontam para o desenvolvimento da TV Corporativa como fruto de uma escalada da demanda por sensações no contexto hipercapitalista Neste estágio, cada organização se torna potencialmente uma emissora de choques audiovisuais a fim de capturar a atenção e mobilizar emocionalmente seu público, neste caso formado majoritariamente por funcionários de grandes empresas privadas A pesquisa realizada tem caráter exploratório e serviu-se de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com grandes empresas e produtoras audiovisuaisDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: Studies the characterization, conceptualization and recent historical recovery of Business TV in Brazil, aiming to understand this vehicle as a producer of meanings and an integral part of organizational communication, under the critical perspective of the paradigm of sensation proposed by the German philosopher Christoph Türcke The reflections arising from the study point to the development of Business TV as result of an increasing demand for sensations in the context of hypercapitalism At this stage, every organization turns into a potentially sender of audiovisual shocks, in order to capture the attention and emotionally mobilize its audience, that in the present case consists mainly by employees of large private companies The research here carried out has an exploratory profile and was based on literature review, document analysis and interviews with major companies and audiovisual producersSouza, Florentina das Neves [Orientador]Fischer, SandraFonseca, André Azevedo daSchacht, Rakelly Calliari2024-05-01T14:16:30Z2024-05-01T14:16:30Z2014.0018.03.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13602porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
title |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
spellingShingle |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido Schacht, Rakelly Calliari Televisão Comunicação nas organizaçoes Organizações Meios de comunicação Comunicação de massa Media organizations Mass communication Senses and sensations Television Communication in organizations |
title_short |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
title_full |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
title_fullStr |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
title_full_unstemmed |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
title_sort |
TV corporativa no Brasil : caracterização, conceituação e produção de sentido |
author |
Schacht, Rakelly Calliari |
author_facet |
Schacht, Rakelly Calliari |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Florentina das Neves [Orientador] Fischer, Sandra Fonseca, André Azevedo da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schacht, Rakelly Calliari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Comunicação nas organizaçoes Organizações Meios de comunicação Comunicação de massa Media organizations Mass communication Senses and sensations Television Communication in organizations |
topic |
Televisão Comunicação nas organizaçoes Organizações Meios de comunicação Comunicação de massa Media organizations Mass communication Senses and sensations Television Communication in organizations |
description |
Resumo: Estuda a caracterização, conceituação e recuperação histórica recente da TV Corporativa no Brasil, com o objetivo de compreender o veículo enquanto produtor de sentidos e parte integrante da comunicação nas organizações, sob a perspectiva crítica do paradigma da sensação proposto pelo filósofo alemão Christoph Türcke As reflexões resultantes do trabalho apontam para o desenvolvimento da TV Corporativa como fruto de uma escalada da demanda por sensações no contexto hipercapitalista Neste estágio, cada organização se torna potencialmente uma emissora de choques audiovisuais a fim de capturar a atenção e mobilizar emocionalmente seu público, neste caso formado majoritariamente por funcionários de grandes empresas privadas A pesquisa realizada tem caráter exploratório e serviu-se de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com grandes empresas e produtoras audiovisuais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.03.2014 2014.00 2024-05-01T14:16:30Z 2024-05-01T14:16:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13602 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823259166769152 |