A importância das atividades prescritas pelo livro didático e pelo professor para a formação de leitores : Fabiana Lumi Kikuchi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kikuchi, Fabiana Lumi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11987
Resumo: Resumo: A leitura é tão importante para a escola como para a vida, por ser imprescindível para a inserção do indivíduo em sua cultura, no campo social e para o exercício da sua cidadania A leitura é uma atividade que permite a quem a realiza o acesso aos saberes anteriormente produzidos e tidos como essenciais, em uma dada cultura a quem a realiza Como ação situada é idiossincrática, por ser configurada pelos efeitos das condições sociais, históricas e culturais responsáveis pela formação do indivíduo e pelas circunstâncias na qual acontece Experienciar práticas de leitura diversas e significativas são fundamentais para que o indivíduo possa participar plenamente em sociedades letradas O livro didático, distribuído gratuitamente nas escolas públicas brasileiras, é um material utilizado rotineiramente por professores e alunos, nomeadamente nas séries iniciais da escolarização, e instigado a realização de pesquisas de diversos campos disciplinares, devido aos possíveis efeitos de seu uso nas práticas docentes e para a formação de alunos leitores O presente estudo teve por objetivo analisar o uso do livro didático pelas atividades prescritas por uma professora de 2ª série e pelas propostas nos livros didáticos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, com vistas à formação de leitores competentes Foram analisados os livros didáticos utilizados nessa série de uma escola da rede municipal de Cambe (PR) Além dessa fonte de informações, foram realizadas observações em sala de aula, sob a modalidade de registro cursivo funcional, tendo por foco o comportamento da professora em relação à explicitação dos conteúdos e à proposição de atividades, durante quatro meses Ao final desse período, dez conjuntos de cadernos de atividades em classe (CA) e de tarefa (CT) foram recolhidos, os quais foram selecionados por sorteio simples sem reposição; e uma entrevista com roteiro semi-estruturado com a professora regente da turma, completaram as informações recolhidas para este estudo Para averiguar os tipos de exigências dos exercícios propostos, cinco categorias de atividades foram definidas que abrangiam o corpus dos enunciados propostos para as mesmas: decodificação; cópia; reflexões críticas; construção de sentidos; outros Os resultados revelaram a predominância da proposição de atividades de Língua Portuguesa e Matemática, constatada nos registros nos cadernos (CAs; CTs) e nas sessões de observação em sala de aula Entre os exercícios propostos pela professora e pelos autores dos livros didáticos, a maioria das atividades prescritas exige atividades de decodificação, ou seja, instigam os alunos a identificarem e selecionarem apenas enunciados do texto, e desse modo pouco colaboram para a formação de leitores competentes Verificarmos que a professora participante não segue a sequencia sugerida pelos livros didáticos, no entanto, em alguns momentos, aparenta acatar as sugestões propostas literalmente As análises realizadas indicam a necessidade de a escola promover e instigar seus alunos a se assumirem como sujeitos ativos, ou seja, a de lhes possibilitar o desenvolvimento da autoria, ao ler e ao estudar, para que assim possam produzir sentidos, próprios e críticos sobre as produções culturais do e no mundo que os rodeia
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and an interview with the teacher from the class participant, with a semi-structured guide, all them completed the information for this study To verify the kinds of requirements of the proposed exercises, we define five categories: decode; copy; critical reflection; meaning construction; others The results demonstrate more activities of Portuguese and Math, found in the notebooks registers and observations in classroom Besides teacher and textbooks authors activities proposes, the majority of the activities proposals require decode activity, in other words, they instigate the students just to find and select explicit information of the text, so they help just a little for competent readers formation We verified that the participant teacher does not even follow the textbook sequence suggested by the authors, on the other hand, sometimes she seems to accept the suggestions literally Some of the analyzes accomplished indicate that school needs to promote and instigate its students to assume as active people, in other words, to enable their authorship development, by reading and studying, so they can produce their own and critical meaning about cultural production of and from the world aroundPullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]Santos, Anabela Almeida Costa eOliveira, Francismara Neves deKikuchi, Fabiana Lumi2024-05-01T13:46:59Z2024-05-01T13:46:59Z2010.002010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11987porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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