A representação do feminino na poesia cantada : o que há entre D. Dinis e Chico Buarque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo, Cláudia Sabbag Ozawa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11747
Resumo: Resumo: Esta pesquisa visa a percorrer os caminhos trilhados pela poesia e pela música, em seus intermitentes contatos, na valorização contínua da oralidade e da presença inconteste da temática amorosa Neste sentido, pretende-se aproximar as primeiras manifestações da poesia lírica, as cantigas de amor medievais, que nasciam para serem cantadas, e as composições da Música Popular Brasileira, a poesia cantada do século XX A temática amorosa e o perfil feminino retratados nas primeiras manifestações líricas e a expansão destes contornos ao se retomar a poesia cantada na MPB constituem o recorte específico deste trabalho Constituem, portanto, o corpus de análise do trabalho alguns poemas medievais de D Dinis e canções de Chico Buarque de Holanda das décadas de 196 e 197, período mais representativo da poesia da canção, como ficaram conhecidas as letras da música popular brasileira O termo grego “mousiké” englobava uma unidade integrada de melodia e verso e representava, segundo A República, de Platão, o principal canal de formação dos homens, bem como de manifestação de uma cultura predominantemente oral Era desta forma, pelo discurso oral, em performance, que se concretizava uma voz coletiva Assim é que a oralidade se manteve praticamente onipresente durante muito tempo, também na Idade Média Característica das canções medievais, a oralidade estava presente no próprio gérmen das poesias, que nasciam para serem cantadas Mas a escrita, gradativamente, enraizou-se nas civilizações, como necessário e natural produto da oralidade No entanto, a palavra falada subsistia e já no Renascimento vários textos foram musicados, mas somente muito adiante, no século XX, uma forte tendência de fazer interagir novamente poesia e música se impõe decisiva A poesia volta a ser cantada, através dos efeitos que as cantigas medievais estenderam a vários setores da música popular brasileira São os meios de comunicação de massa os suportes dessa nova poesia cantada e os festivais de música popular o cenário de tais empreitadas A temática amorosa também subsiste, com a expansão dos contornos femininos retratados nos versos
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Dinis e Chico BuarqueMúsica e literaturaMulheres na literaturaPoesiaHistória e críticaMusic and literatureWomen in literaturePoetryHistory and criticismResumo: Esta pesquisa visa a percorrer os caminhos trilhados pela poesia e pela música, em seus intermitentes contatos, na valorização contínua da oralidade e da presença inconteste da temática amorosa Neste sentido, pretende-se aproximar as primeiras manifestações da poesia lírica, as cantigas de amor medievais, que nasciam para serem cantadas, e as composições da Música Popular Brasileira, a poesia cantada do século XX A temática amorosa e o perfil feminino retratados nas primeiras manifestações líricas e a expansão destes contornos ao se retomar a poesia cantada na MPB constituem o recorte específico deste trabalho Constituem, portanto, o corpus de análise do trabalho alguns poemas medievais de D Dinis e canções de Chico Buarque de Holanda das décadas de 196 e 197, período mais representativo da poesia da canção, como ficaram conhecidas as letras da música popular brasileira O termo grego “mousiké” englobava uma unidade integrada de melodia e verso e representava, segundo A República, de Platão, o principal canal de formação dos homens, bem como de manifestação de uma cultura predominantemente oral Era desta forma, pelo discurso oral, em performance, que se concretizava uma voz coletiva Assim é que a oralidade se manteve praticamente onipresente durante muito tempo, também na Idade Média Característica das canções medievais, a oralidade estava presente no próprio gérmen das poesias, que nasciam para serem cantadas Mas a escrita, gradativamente, enraizou-se nas civilizações, como necessário e natural produto da oralidade No entanto, a palavra falada subsistia e já no Renascimento vários textos foram musicados, mas somente muito adiante, no século XX, uma forte tendência de fazer interagir novamente poesia e música se impõe decisiva A poesia volta a ser cantada, através dos efeitos que as cantigas medievais estenderam a vários setores da música popular brasileira São os meios de comunicação de massa os suportes dessa nova poesia cantada e os festivais de música popular o cenário de tais empreitadas A temática amorosa também subsiste, com a expansão dos contornos femininos retratados nos versosTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This research purposes to show the ways of the poetry and the music, in their contacts to each one, in the continuous valorization of the orality and the presence of the love theme Under these conditions, it intends to approximate the first lyric poetry manifestations, the medieval love- songs, which were done to been singing, and the Brazilian Popular Music compositions, the singing poetry of the 2th century The love theme and the woman profile showed in the first lyric manifestations and the expansion of its profile in the ransom of the singing poetry for BPM represents the specific object of this work The analysis corpus of this research includes some medieval D Dinis’ poems and Chico Buarque’s songs which belong to 196 and 197, more representative period of the poetry of song, how were known the music letters of the brazilian popular music The greek term “mousiké” embodied an integral unit of melody and verse and represented, by The Republic, of Platon, the main information chanel of men formation, and the the oral culture manifestation By this way, for the oral speech, in performance, that a coletive voice materialized The orality stayed during a long time, even in Media Age In the medieval songs, the orality was present in the origin of this poetry, which was born to been singing But the writing, step to step, entered in the civilizations, like a natural and necessary orality product However, the spoken word survived and in the Renascence a lot of texts received a music companion, but only a long time after, in 2th century, a hard tendency of doing interchanger poetry and music again imposed The poetry come back to be singing, through the medieval songs effects which extended to a lot of places of brazilian popular music The midia are the channels of this new singing poetry and the festivals are the scenery of it The love theme subsists too, with the expansion of the woman profile showed in the verses14Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]Lobo, Luiza Leite BrunoCortez, Clarice ZamonaroNascimento, Gizêlda Melo doAdolfo, Sérgio PauloGalindo, Cláudia Sabbag Ozawa2024-05-01T13:45:11Z2024-05-01T13:45:11Z2009.0026.06.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11747porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - 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