Trilhas da poesia de Solano Trindade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10001 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho propõe o estudo da poesia de Solano Trindade, conhecido como um dos precursores da literatura afro-brasileira, com ênfase em alguns aspectos, a saber, a busca do poeta pela liberdade de expressão em seus poemas, a afirmação da cultura afro-brasileira e a oralidade Para tanto, realiza-se um percurso por suas obras, Seis Tempos de poesia (1958), Cantares ao meu povo (1981), e a coletânea, organizada por Raquel Trindade, Solano Trindade: o poeta do povo (28) estabelecendo-se relações entre as poesias, as propostas artísticas em voga à época da sua produção e a preocupação do poeta com a arte como direito de todos Procura-se mostrar de que modo suas práticas culturais, que visavam agregar o popular ao erudito e colocar a arte em movimento com a participação do povo, contribuem para perspectivas adotadas em sua produção poética, além de anteciparem práticas artísticas de afirmação da cultura afro-brasileira, encontradas neste início de século A metodologia de pesquisa adotada consiste em levantamento bibliográfico do autor e sobre suas obras com destaque para os trabalhos críticos de Maria do Carmo Gregório (25), Elio Ferreira de Souza (25), Leda Maria Martins (211); a respeito da literatura e cultura afro-brasileira os trabalhos de Zilá Bernd (1988), Roger Bastide (1943), e Eduardo de Assis (211); e de Paul Zumthor, Frederico Fernandes (212) no que se refere aos estudos da oralidade; de Antonio Candido e Octávio Paz quanto aos estudos sobre poesia dentre outros |
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Trilhas da poesia de Solano TrindadePoesia brasileiraHistória e críticaCultura afro-brasileiraBrazilian poetryHistory and criticismResumo: Este trabalho propõe o estudo da poesia de Solano Trindade, conhecido como um dos precursores da literatura afro-brasileira, com ênfase em alguns aspectos, a saber, a busca do poeta pela liberdade de expressão em seus poemas, a afirmação da cultura afro-brasileira e a oralidade Para tanto, realiza-se um percurso por suas obras, Seis Tempos de poesia (1958), Cantares ao meu povo (1981), e a coletânea, organizada por Raquel Trindade, Solano Trindade: o poeta do povo (28) estabelecendo-se relações entre as poesias, as propostas artísticas em voga à época da sua produção e a preocupação do poeta com a arte como direito de todos Procura-se mostrar de que modo suas práticas culturais, que visavam agregar o popular ao erudito e colocar a arte em movimento com a participação do povo, contribuem para perspectivas adotadas em sua produção poética, além de anteciparem práticas artísticas de afirmação da cultura afro-brasileira, encontradas neste início de século A metodologia de pesquisa adotada consiste em levantamento bibliográfico do autor e sobre suas obras com destaque para os trabalhos críticos de Maria do Carmo Gregório (25), Elio Ferreira de Souza (25), Leda Maria Martins (211); a respeito da literatura e cultura afro-brasileira os trabalhos de Zilá Bernd (1988), Roger Bastide (1943), e Eduardo de Assis (211); e de Paul Zumthor, Frederico Fernandes (212) no que se refere aos estudos da oralidade; de Antonio Candido e Octávio Paz quanto aos estudos sobre poesia dentre outrosDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This research proposes the study of the Solano Trindade poetry, known as one of the African-Brazilian literature precursors, with emphasis on some aspects, namely, the search of the poet for freedom of expression in his poems, the claim of African-Brazilian culture and orality Therefore, there will be a path through his works, Seis tempos de poesia (1958), Cantares ao meu povo (1981), and the collection, organized by Raquel Trindade, Solano Trindade: o poeta do povo (28) by establishing relationships between poetry, the artistic proposals in vogue at the time of his production and the concern of the poet with art as a universal right We seek to show how their cultural practices, aimed at aggregating the popular to erudite and placing art in motion with the participation of the people, contributing to prospects adopted in his poetry, contribute to perspectives adopted in his poetry, and artistic practices anticipate affirmation of African-Brazilian culture, found early this century The research methodology consists of bibliographic survey about the author and his works with emphasis on the critical work of Maria do Carmo Gregório (25), Elio Ferreira de Souza (25), Leda Maria Martins (211); regarding the literature and African-Brazilian culture the works of Zilá Bernd (1988), Roger Bastide (1943), Eduardo de Assis (211); Paul Zumthor, Frederico Fernandes (212), regarding to the orality studies; Antonio Candido and Octávio Paz to the works about poetry and others scholarsGodoy, Maria Carolina de [Orientador]Silvestre, Nelci Alves CoelhoBrito, LucianaSiqueira, Maiara Fernandes2024-05-01T12:13:17Z2024-05-01T12:13:17Z2016.0007.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10001porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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