Aulas de ciências no ensino fundamental : considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra proposta inspirada pela teoria ator-rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozelame, Diego Machado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16931
Resumo: Resumo: Por meio do acompanhamento das aulas de Ciências de uma turma do ensino fundamental, sugestionado pela Teoria ator-rede, esta tese parte do objetivo geral de produzir considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra proposta Esta teorização permitiu condições para observar algumas articulações e desarticulações das cenas trazidas; (re) pensar alguns termos ao seu entendimento, situar novas formas de pensar, criando condições para refletir sobre uma epistemologia política nos termos de Bruno Latour Proponho, para discussão, o entendimento de que a epistemologia política, nos termos tradicionais, por razões políticas, impede que ela possa agir politicamente A partir dessa constatação, apresento que uma série de procedimentos precisam ser ressignificados para que a epistemologia política possa proceder como tal As reflexões produzidas ao longo do texto e as discussões das cenas elegidas permitiram observar que tudo é construído ao mesmo tempo, sendo efeito de processos de negociação Desta maneira, no presente trabalho, por meio das observações de campo e argumentações teóricas, foi possível problematizar as formas de entendimento que afirmam a existência de naturezas a priori Também se pode reconhecer que estas formas de pensar são criadas por meio dos desvios das teorias do conhecimento que não respeitam os procedimentos de coordenação das ações, estabelecendo um tipo de epistemologia que não pode agir politicamente Trazer esta última problematização para um primeiro plano proporciona condições de estabelecer um olhar provocativo que problematiza as bases epistemológicas que constituem a formação de grande parte dos educadores e pesquisadores da área do Ensino de Ciências, sendo um passo importante para pensar os processos de ensino de ciências, uma vez que reflete diretamente no entendimento de que as situações que acontecem no espaço escolar não seriam um modo de pensar as diferentes realidades, mas uma maneira de intervir e construi-las, além do que desnaturaliza o entendimento de que a aprendizagem seria um fenômeno exclusivamente mentalista, permitindo passos iniciais para pensar o processo educativo como um movimento além das ações de quaisquer domínios específicos determinados a priori
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(re) think some terms to their understanding; and situate new ways of thinking, creating conditions to reflect on a political epistemology in the terms of Bruno Latour As discussion, I propose the understanding that political epistemology, in traditional terms, prevents it from acting politically for political reasons As of this confirmation, I present it that a series of procedures need to be resignified, so that political epistemology may proceed as it is The reflections produced throughout the text and the discussions of the chosen scenes made it possible to realize that everything is constructed at the same time as the effect of negotiation processes Therefore, in this work, by means of field observations and theoretical argumentations, it was possible to problematize those forms of understanding that affirm the existence of natures a priori It is also possible to acknowledge that such forms of thinking are created through deviations of theories of knowledge that do not respect procedures of action coordination, establishing a form of epistemology that is unable to act politically Bringing that last problematization to the foreground allows conditions to establish a provocative outlook that problematizes the epistemological foundations constituting the background of great part of educators and researchers in the Science Teaching area, being an important step to thinking the processes of teaching sciences, since it directly reflects on the understanding that those situations set within the school environment would not be a way to think different realities, yet a way to intervene and construct them, beyond what denaturalizes the understanding that learning would be an exclusively mentalist phenomenon, allowing initial steps for thinking the educational process as a movement beyond the actions of any specific domains determined a prioriOliveira, Moisés Alves de [Orientador]Rivelini, Angélica CristinaCastro, Bruna Jamila deRezzadori, Cristiane Beatriz Dal BoscoBastos, Vinícius ColussiOzelame, Diego Machado2024-05-01T15:16:54Z2024-05-01T15:16:54Z2019.0027.03.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16931porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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