Aplicativo ACA (aprendendo com comunicação alternativa) para crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbo, Maria Renata de Mira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15166
Resumo: Resumo: Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta em algum grau o comportamento, habilidades sociais e comunicação Indivíduos autistas podem apresentar resistência às atividades relacionadas a usar algum tipo de roupa, escovar os cabelos ou dentes, tomar banho ou alimentar-se e também podem apresentar dificuldades em realizar de forma independente habilidades aprendidas na infância que incluem atividades de autocuidado e higiene pessoal Este trabalho apresenta um aplicativo, denominado ACA (Aprendendo com Comunicação Alternativa) desenvolvido para plataformas mobile com o objetivo de auxiliar o processo de alfabetização de crianças com TEA por meio de PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras), empregando pictografias relacionadas às Atividades de Vida Diária (AVDs) A metodologia de alfabetização utilizada neste trabalho incentiva o ensino das habilidades rudimentares pelo modelo de equivalência de estímulos Também foi usado o programa de ensino TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handcapped Children), que geralmente é sugerido para crianças com TEA, por promover a aprendizagem com independência, autonomia e funcionalidade O método de alfabetização usado foi o fônico e o desenvolvimento da interface do aplicativo contou com técnicas de design interativo e também recomendações de interfaces para aplicações web e multitoque voltados para indivíduos autistas O aplicativo implementado tem seis níveis de alfabetização baseados no TEACCH, sendo que, as crianças com TEA podem ser estimuladas por elementos da gamificação, como fases, medalhas e troféus Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que o aplicativo ACA (Aprendendo com Comunicação Alternativa) auxilia principalmente no reconhecimento de imagens, percebendo o ganho de vocabulário das crianças Essa percepção foi observada pelos 28 participantes autistas da pesquisa Alguns deles, que já estavam em processo de alfabetização, tiveram melhoria em leitura também Assim, foi fornecido às crianças, não só um aplicativo que promova um aprendizado de atividades realizadas diariamente como higiene pessoal, alimentação, vestuário e lazer, mas que dê suporte ao processo de alfabetização e no ensino de leitura oral e com compreensão Devido à ampla variabilidade de linguagem entre as pessoas com TEA, o software apresenta estratégias de ensino de habilidades de leitura fundamentas em estudos científicos para que possam ser usadas por pais, cuidadores e educadores
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disease that affects to some degree behavior, social skills and communication This public may be resistant to activities related to wearing some kind of clothing, brushing hair or teeth, bathing or eating, and may also have difficulties in independently performing skills learned in childhood that include self-care and personal hygiene activities This work presents an application, named ACA (Learning with Alternative Communication) developed for mobile platforms with the purpose of helping in the literacy process of children with ASD through PECS (Pictures Exchange Communication System), using pictographs related to Daily Life Activities (DLAs) The literacy methodology used in this work encourages the teaching of rudimentary skills through the technique of stimulus equivalence The TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children) teaching program, which is generally suggested for children with ASD, is also used to promote learning with independence, autonomy and functionality The literacy method used was phonic and the application's interface development features interactive design techniques as well as interface recommendations for web and multi-touch applications for autistic individuals The implemented application has six levels of literacy based on TEACCH, where children with ASD can be stimulated by elements of gamification, such as phases, medals and trophies After analyzing the collected data, it was possible to verify that the ACA (Learning with Alternate Communication) application mainly helps in the recognition of images, perceiving the vocabulary gain of the children This perception was observed by 28 autistic participants in the study Some of them, who were already in the process of literacy, had an improvement in reading as well In this way, children will not only be given an application that promotes daily activities such as personal hygiene, food, clothing and leisure, but also supports literacy and reading comprehension Due to the wide variability of language among people with ASD, the software presents strategies for teaching reading skills based on scientific studies, so that they can be used by parents, caregivers and educatorsBarbosa, Cinthyan Renata Sachs Camerlengo de [Orientador]Coelho Neto, JoãoBlanco, Marília BazanBarros, Rodolfo Miranda deGobbo, Maria Renata de Mira2024-05-01T14:45:35Z2024-05-01T14:45:35Z2019.0018.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15166porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15166Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - 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