A literatura no tribunal : o caso Sade (1954-1958)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sara Vicelli de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8958
Resumo: Resumo: Ao longo dos anos a legenda Marquês de Sade transformou-se Não deixando de ser maldito e tão pouco marginal, nos séculos seguintes a sua morte ganhou asas e alçou vôo para novas classificações e interpretações Sua ascensão foi gradual, saindo do subsolo da literatura aos gabinetes secretos e destes às revistas de vanguarda Sade tornou-se referência no cenário do século XX, ganhando um lugar de honra, sobretudo entre as gerações que se reuniam em torno dos surrealistas A literatura e a vida do Marquês se transformaram em objetos que proporcionavam novas reações, conotações e novos questionamentos Todavia, essa transformação não ocorreu de forma fluída e sem impedimentos O editor Jean-Jacques Pauvert que, no ano de 1947, ousou dar início à edição das obras completas do Marquês de Sade, até então exiladas no Enfer da Biblioteca Nacional da França, se tornou objeto de processo na Câmara Correcional de Paris no ano de 1956, acusado de publicar livros imorais, que se enquadravam na qualidade de perigosos, de acordo com a Comissão Nacional do Livro, em Parecer emitido em 1954-55 Há muitas especulações e tentativas de rotular as obras do Marquês, ou seja, as apropriações de sua literatura são múltiplas Os expurgos a que essa literatura foi submetida, se embasaram em limites principalmente morais, sendo objeto de polêmicas, tanto o julgamento, quanto às visões que se faziam da obra sadeana, de seu ideário e significado para o leitor Seja no discurso de repúdio ou de exaltação, todos esses apontamentos nos fazem indagar se há lugares adequados para as literaturas sadeanas Posto isso, pautados nos elementos fornecidos pela fonte L’affaire Sade importamos-nos em destacar, por meio das vozes expressas no processo as apropriações das obras, com objetivo de explorar significados e repercussões dessas leituras sadeanas no respectivo contexto, com foco nos anos de 1954 a 1958 (datas que marcam o início da sina e o encerramento do processo jurídico)
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