O ensino de filosofia na educação escolar : a questão da linguagem a partir de wittgenstein e Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Robson Carlos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12850
Resumo: Resumo: Trata-se de uma pesquisa acerca do papel da filosofia na educação humana, reflexão que se move em torno de três eixos fundamentais, a saber, o ensino de filosofia, a linguagem e a educação Tal abordagem foi empreendida a partir da perspectiva de dois autores: de um lado, Wittgenstein, notoriamente identificado como uma das principais figuras da filosofia no século XX, sobretudo, porque a partir das Investigações Filosóficas foi responsável pela “segunda virada pragmática” na filosofia analítica do séc XX De outro lado, Lipman, filósofo e educador americano que desenvolveu um Programa de Filosofia para Crianças com a proposta de ensinar crianças a aprenderem a pensar melhor, a formar crianças mais reflexivas, autônomas no pensar, abertas ao diálogo Por meio do que ele chamou de “Novelas Filosóficas”, sua proposta era apresentar às crianças da educação infantil até o ensino médio, conceitos de filosofia numa linguagem acessível, transformando a sala de aula em uma “Comunidade de Investigação” Nossa reflexão inicia-se a partir de um diagnóstico de que a educação está em crise Apoiado nesta ideia constata-se que apesar de todo conhecimento produzido ao longo do tempo, a despeito de todo poder investido na razão, na ciência, a educação parece ter fracassado em sua tarefa de “formar” homens críticos e reflexivos, conscientes e responsáveis frente a si mesmos e frente à sociedade Admite-se também que a partir do “paradigma moderno” houve uma fragmentação do saber humano, o que fez com que o homem perdesse a perspectiva do todo, uma das características próprias do pensamento filosófico Hoje o homem tende a pensar e conhece por partes, próprio do pensamento científico Nessa perspectiva, enfatiza-se a real necessidade de uma nova proposta educacional que forme o homem integralmente, forme um homem que pense melhor Sendo assim, lança-se como hipótese de trabalho, a premissa de que a filosofia inserida como disciplina (atividade) desde os primeiros anos de ensino da criança pode contribuir para uma melhor educação (formação humana) Contudo, emerge dessa afirmação um problema: a linguagem no ensino de filosofia, a linguagem como problema filosófico É possível ensinar filosofia para crianças? Ou melhor, a filosofia pode ser ensinada? Se for, como ensinar filosofia para crianças? A partir dessas considerações, pretende-se discutir sobre o “ensino de filosofia para crianças” a partir das concepções filosóficas de Wittgenstein e Lipman Num terceiro momento, pretende-se compreender o conceito de linguagem, assim como alguns conceitos fundamentais da obra desses dois autores e sua relação com o ensino de filosofia Em seguida, num quarto momento, pretende-se buscar pontos de aproximação entre Wittgenstein e Lipman, evidenciando possíveis influências wittgensteinianas no método de Lipman acerca do ensino de filosofia E, por fim, nas considerações finais, são evidenciadas, a partir da concepção de significado como uso, de Wittgenstein, as várias possibilidades de uso da linguagem também no contexto educativo Do mesmo modo, é enfatizada a grande contribuição de Lipman ao processo educativo, especialmente no que tange à Comunidade de Investigação como um modelo de sala de aula diferente da do modelo tradicional, onde prevalece o diálogo, um “diálogo investigativo”
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Ou melhor, a filosofia pode ser ensinada? Se for, como ensinar filosofia para crianças? A partir dessas considerações, pretende-se discutir sobre o “ensino de filosofia para crianças” a partir das concepções filosóficas de Wittgenstein e Lipman Num terceiro momento, pretende-se compreender o conceito de linguagem, assim como alguns conceitos fundamentais da obra desses dois autores e sua relação com o ensino de filosofia Em seguida, num quarto momento, pretende-se buscar pontos de aproximação entre Wittgenstein e Lipman, evidenciando possíveis influências wittgensteinianas no método de Lipman acerca do ensino de filosofia E, por fim, nas considerações finais, são evidenciadas, a partir da concepção de significado como uso, de Wittgenstein, as várias possibilidades de uso da linguagem também no contexto educativo Do mesmo modo, é enfatizada a grande contribuição de Lipman ao processo educativo, especialmente no que tange à Comunidade de Investigação como um modelo de sala de aula diferente da do modelo tradicional, onde prevalece o diálogo, um “diálogo investigativo”Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This is a research on the role of philosophy in education moving around three main axes: the teaching of philosophy, the language and the education This approach is undertaken from the perspective of two authors: on the one hand, Wittgenstein who is today identified as one of the main figure in twentieth century philosophy, especially because he was responsible for "the second pragmatic turn" in the 2th century analytical philosophy just from his Philosophical Investigations On the other hand, Lipman, an American philosopher and educator who developed a Philosophy for Children Program with a proposal to teach children to learn to think better, to be more reflective and autonomous in their thinking and to be more open to dialogue Through what he called "Philosophical Novels", his proposal was to introduce the concepts of philosophy in accessible language for children from kindergarten to High School, transforming the classroom into an "Investigation Community" The discussion in this study starts from the diagnosis that human education is in crisis Based on such idea and despite all the knowledge generated over time, despite all invested in reason and science, education seems to have failed in its task to educate people to be more critical and reflective, conscious and responsible toward themselves and the society It is also admitted that from the "modern paradigm" there was a fragmentation of human knowledge, which made the man to lose the perspective of the whole, one of the characteristics in the philosophical thinking Today man tends to think and knows in parts, typical from scientific thinking From this perspective, it is emphasized the real need for a new educational proposal to form a better thinking man as a whole Thus, a hypothesis that philosophy as a school subject (or activity) from the first years of teaching can contribute to improve human education However, a problem emerges from this statement: the language as a problem for teaching philosophy, ie, the language as a philosophical problem Is it possible to teach philosophy to children? Or rather, can philosophy be taught? If so, how to teach philosophy to children? From such considerations, we intend to discuss "teaching philosophy for children" from the philosophical ideas of Wittgenstein and Lipman In a third step, it is proposed to understand the concept of language as well as some fundamental work concepts of both authors and their relationship to teaching philosophy And finally, we intend to show, from the conception of meaning as use in Wittgenstein’s work, the various possibilities of language usage also in the educational context We also intend to evidence Lipman's great contribution to the educational process that was called “Community of Investigation”, a different classroom model than the traditional one, where dialogue prevails as an "investigative dialogue"Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Kohan, Walter OmarDonat, MírianChitolina, Claudinei LuizWeber, José FernandesLopes, Robson Carlos2024-05-01T14:03:09Z2024-05-01T14:03:09Z2011.0029.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12850porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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