Entre bolas e bonecas, panelas e carrinhos : percepções acerca das questões de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Fernando de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8713
Resumo: Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração -Educação Escolar?, na Linha 2 -Docência: Saberes e Práticas?, Núcleo 1: Formação de professores O estudo está vinculado também ao Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e trabalho docente Partimos do seguinte problema para nortear essa pesquisa: Pensando na função social da educação na luta pela valorização e respeito às diferenças e à diversidade, como o trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil tem abrangido questões referentes à gênero e sexualidade de forma a contribuir para a formação de sujeitos mais respeitosos e menos preconceituosos? De modo a responder a esse problema, elencamos como objetivo geral compreender, por meio das percepções e práticas relatadas por professores/as, se as questões de gênero e sexualidade estão sendo abordadas e discutidas no trabalho pedagógico desenvolvido no espaço formativo da Educação Infantil Pautada numa abordagem crítico dialética, essa pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como parâmetro de análise, as teorias Feministas e os Estudos Culturais Considerando as medidas de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais, desenvolvemos a pesquisa aplicando um formulário online, criado por meio da plataforma Google Forms, à docentes atuantes na Educação Infantil de todas as regiões do país Entre os principais resultados obtidos diante do percurso da investigação evidenciamos que os/as professores/professoras estão trabalhando questões de gênero e sexualidade em sala de aula por meio de brincadeiras, rodas de conversas, Literatura Infantil, diálogos acerca de brinquedos e cores pré- designados para meninos ou para meninas Projetos estão sendo criados para uma melhor abordagem da temática com as crianças Nesse sentido, estamos caminhando para uma possível ressignificação das relações sociais que evidenciam desigualdades de gênero e de sexualidade Todavia, identificamos também, que ainda estão presentes nas falas de muitos docentes, a visão biologizante de gênero e sexualidade, que ignora o sentido de construção e passa a visão de algo -natural? ou -intrínseco?, que pode ser controlado ou transformado por vontade própria O fato das políticas públicas educacionais contemplarem de maneira superficial as questões de gênero e sexualidade na formação inicial, continuada e em serviço é um outro fator preocupante que precisa ser repensado
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De modo a responder a esse problema, elencamos como objetivo geral compreender, por meio das percepções e práticas relatadas por professores/as, se as questões de gênero e sexualidade estão sendo abordadas e discutidas no trabalho pedagógico desenvolvido no espaço formativo da Educação Infantil Pautada numa abordagem crítico dialética, essa pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como parâmetro de análise, as teorias Feministas e os Estudos Culturais Considerando as medidas de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais, desenvolvemos a pesquisa aplicando um formulário online, criado por meio da plataforma Google Forms, à docentes atuantes na Educação Infantil de todas as regiões do país Entre os principais resultados obtidos diante do percurso da investigação evidenciamos que os/as professores/professoras estão trabalhando questões de gênero e sexualidade em sala de aula por meio de brincadeiras, rodas de conversas, Literatura Infantil, diálogos acerca de brinquedos e cores pré- designados para meninos ou para meninas Projetos estão sendo criados para uma melhor abordagem da temática com as crianças Nesse sentido, estamos caminhando para uma possível ressignificação das relações sociais que evidenciam desigualdades de gênero e de sexualidade Todavia, identificamos também, que ainda estão presentes nas falas de muitos docentes, a visão biologizante de gênero e sexualidade, que ignora o sentido de construção e passa a visão de algo -natural? ou -intrínseco?, que pode ser controlado ou transformado por vontade própria O fato das políticas públicas educacionais contemplarem de maneira superficial as questões de gênero e sexualidade na formação inicial, continuada e em serviço é um outro fator preocupante que precisa ser repensadoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This analysis is connected to the Graduate Program in Education at the State University of Londrina, focusing area -School Education?, in Line 2 -Teaching: Knowledge and Practices?, Nucleus 1: Teacher Training Course The survey is also linked to the Research Group registered with the CNPq: Curriculum, Training and teaching work The problematic encircles the following question: Thinking about the social role of education in the struggle for valuing and respecting differences and diversity, how the pedagogical work developed in Early Childhood Education has engulfed issues related to gender and sexuality in order to contribute for the formation of more respectful and less prejudiced individuals? In order to answer this problematic, we cataloged as a general intent to understand, through the perceptions and practices reported by teachers, if the issues of gender and sexuality are being addressed and discussed in the pedagogical work evolved in the developmental space of Early Childhood Education Based on a critical dialectical approach, this research was progressed through bibliographical and field research, having as parameter of analysis, Feminist theories and Cultural Studies Appraising the measures of social distancing and suspension of in-person classes, we developed the survey by applying an online form, created through the Google Forms platform, to teachers working in Early Childhood Education in all regions of the country Among the main results acquired from the route of the inquiry, we perceived that teachers are working on gender and sexuality issues in the classroom through games, conversation circles, Children's Literature, dialogues about toys and pre-designated colors for boys or for girls Projects are being created to better approach the theme with children Therefore, we are moving towards a possible redefinition of social relations that reveal gender and sexual inequalities However, we also identified, which are still present in the speeches of many teachers, the biologizing view of gender and sexuality, that ignores the sense of raising and passes on the view of something "natural" or "intrinsic", which can be controlled or transformed by own will The fact that public educational policies superficially contemplate gender and sexuality issues in initial, continuous and in-service training is another worrying aspect that needs to be rethoughtJesus, Adriana Regina de [Orientador]Favinha, Marília Evangelina SotaFranco, Sandra Aparecida PiresOliveira, Cláudia Chueire deAraújo, João Fernando de2024-05-01T11:39:51Z2024-05-01T11:39:51Z2021.0028.09.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8713porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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