Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Jair Lucas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA
id UEL_d537b10f592366a37d8f3171409f943b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16443
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançadoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaTeoria dos conjuntosStudy and teachingMathematics educationMathematicsResumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMADissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The purpose of the present work is to verify and identify the processes of Advanced Mathematical Thinking (AMT) presented by undergraduate students in Mathematics in relation to Set Theory We will use Dreyfus (22) as a theoretical reference and will do the analyzes based on some ideas of the content analysis of Bardin (1977) We present a brief history of Set Theory, the development of theory and the studies that made it possible Tasks were proposed for students of the second year of Mathematics, Habilitation: Degree, altogether 2 accepted to participate in the research Finally, we conclude that it was possible to observe the characteristics of the processes involved in the AMT in the written productions of the students and to verify what and how many processes each student has regarding the Set theorySavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci deLuccas, SimoneJorge, Jair Lucas2024-05-01T15:08:19Z2024-05-01T15:08:19Z2017.0012.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
title Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
spellingShingle Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
Jorge, Jair Lucas
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Teoria dos conjuntos
Study and teaching
Mathematics education
Mathematics
title_short Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
title_full Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
title_fullStr Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
title_full_unstemmed Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
title_sort Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
author Jorge, Jair Lucas
author_facet Jorge, Jair Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]
Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de
Luccas, Simone
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Jair Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Teoria dos conjuntos
Study and teaching
Mathematics education
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Teoria dos conjuntos
Study and teaching
Mathematics education
Mathematics
description Resumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.04.2017
2017.00
2024-05-01T15:08:19Z
2024-05-01T15:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823246943518720