Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA |
id |
UEL_d537b10f592366a37d8f3171409f943b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16443 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançadoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaTeoria dos conjuntosStudy and teachingMathematics educationMathematicsResumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMADissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The purpose of the present work is to verify and identify the processes of Advanced Mathematical Thinking (AMT) presented by undergraduate students in Mathematics in relation to Set Theory We will use Dreyfus (22) as a theoretical reference and will do the analyzes based on some ideas of the content analysis of Bardin (1977) We present a brief history of Set Theory, the development of theory and the studies that made it possible Tasks were proposed for students of the second year of Mathematics, Habilitation: Degree, altogether 2 accepted to participate in the research Finally, we conclude that it was possible to observe the characteristics of the processes involved in the AMT in the written productions of the students and to verify what and how many processes each student has regarding the Set theorySavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci deLuccas, SimoneJorge, Jair Lucas2024-05-01T15:08:19Z2024-05-01T15:08:19Z2017.0012.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
title |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
spellingShingle |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado Jorge, Jair Lucas Matemática Estudo e ensino Educação matemática Teoria dos conjuntos Study and teaching Mathematics education Mathematics |
title_short |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
title_full |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
title_fullStr |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
title_full_unstemmed |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
title_sort |
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado |
author |
Jorge, Jair Lucas |
author_facet |
Jorge, Jair Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de Luccas, Simone |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Jair Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Teoria dos conjuntos Study and teaching Mathematics education Mathematics |
topic |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Teoria dos conjuntos Study and teaching Mathematics education Mathematics |
description |
Resumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
12.04.2017 2017.00 2024-05-01T15:08:19Z 2024-05-01T15:08:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823246943518720 |