Avaliação psicoeducacional e orientação profissional em um serviço público do norte paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronqui, Daniele Dower
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8586
Resumo: Resumo: As dificuldades e transtornos de aprendizagem necessitam de diagnóstico correto para posterior acompanhamento adequado Logo, se tem buscado a avaliação psicoeducacional para a realização desta demanda Entretanto, muitas vezes dentro do processo de avaliação, os profissionais deparam-se com demandas de orientação profissional, haja vista que a passagem da escola para a universidade pode ser geradora de dúvidas Esta pesquisa objetiva mapear atendimentos entre 211 e 219 de avaliação psicológica, com vistas a compreender o processo de avaliação para elucidar o funcionamento cognitivo e a indicação profissional da população encaminhada para um serviço público; averiguar a especificidade da avaliação, considerando: ano, sessões realizadas, o tempo de realização, as queixas, origem do encaminhamento, sexo, idade, entrevistas, entrevistados, testes e outras técnicas utilizadas, o diagnóstico, indicação profissional e encaminhamento; e por fim, descrever a especificidade das avaliações de orientação profissional e psicoeducacional, com foco nas queixas de dificuldade e transtorno de aprendizagem Trata-se de estudo documental, com foco na análise de fonte, no caso, laudos de avaliação psicológica de uma população atendida entre 211 e 219 em um serviço público Os resultados indicaram que o maior público encaminhado para avaliação são homens, em média adolescentes, encaminhados pela escola com queixas de dificuldade de aprendizagem ou para orientação profissional Os recursos mais utilizados são as entrevistas, o teste Raven e as técnicas complementares (interesses profissionais) Mediante isso, esta pesquisa proporcionará novas pesquisas acadêmicas sobre o assunto, além de auxiliar na reflexão sobre as demandas e diagnósticos corretos em processos avaliativos
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spelling Avaliação psicoeducacional e orientação profissional em um serviço público do norte paranaenseAvaliação psicoeducacionalAprendizagemAvaliaçãoOrientação profissional (Psicologia)Transtornos de aprendizagemPsychoeducational assessmentLearning - AssessmentProfessional guidance (Psychology)Learning disordersResumo: As dificuldades e transtornos de aprendizagem necessitam de diagnóstico correto para posterior acompanhamento adequado Logo, se tem buscado a avaliação psicoeducacional para a realização desta demanda Entretanto, muitas vezes dentro do processo de avaliação, os profissionais deparam-se com demandas de orientação profissional, haja vista que a passagem da escola para a universidade pode ser geradora de dúvidas Esta pesquisa objetiva mapear atendimentos entre 211 e 219 de avaliação psicológica, com vistas a compreender o processo de avaliação para elucidar o funcionamento cognitivo e a indicação profissional da população encaminhada para um serviço público; averiguar a especificidade da avaliação, considerando: ano, sessões realizadas, o tempo de realização, as queixas, origem do encaminhamento, sexo, idade, entrevistas, entrevistados, testes e outras técnicas utilizadas, o diagnóstico, indicação profissional e encaminhamento; e por fim, descrever a especificidade das avaliações de orientação profissional e psicoeducacional, com foco nas queixas de dificuldade e transtorno de aprendizagem Trata-se de estudo documental, com foco na análise de fonte, no caso, laudos de avaliação psicológica de uma população atendida entre 211 e 219 em um serviço público Os resultados indicaram que o maior público encaminhado para avaliação são homens, em média adolescentes, encaminhados pela escola com queixas de dificuldade de aprendizagem ou para orientação profissional Os recursos mais utilizados são as entrevistas, o teste Raven e as técnicas complementares (interesses profissionais) Mediante isso, esta pesquisa proporcionará novas pesquisas acadêmicas sobre o assunto, além de auxiliar na reflexão sobre as demandas e diagnósticos corretos em processos avaliativosDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: The difficulties and learning disorders correct from correct diagnosis to proper follow-up Therefore, psychoeducational assessment has been sought to fulfill this demand However, within the evaluation process, professionals are often faced with demands for professional guidance, given that moving from school to university can generate doubts This research aims to map between 211 and 219 psychological assessment appointments, with a view to understanding the assessment process to elucidate the cognitive functioning and professional indication of the population referred to a public service; verify the specificity of the assessment, considering: year, completed, time of completion, such as complaints, origin of referral, sex, age, investigated, interviewed, tests and other techniques used, diagnosis, professional indication and referral; and finally, it describes the specificity of the assessments of professional and psychoeducational guidance, focusing on complaints of learning difficulties and disorders This is a documentary study, focusing on source analysis, in this case, psychological assessment reports of a population assisted between 211 and 219 in a public service The results indicated that the largest public referred for evaluation are men, on average adolescents, referred by the school with complaints of learning difficulties or professional guidance The most used resources are the appropriate ones, the Raven test and the complementary techniques (professional staff) Through this, this research will provide new academic research on the subject, in addition to helping to reflect on the demands and correct diagnoses in evaluated processesOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Miguel, Fabiano KoichLima, Thatiana Helena deRonqui, Daniele Dower2024-05-01T11:34:55Z2024-05-01T11:34:55Z2021.0004.11.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8586porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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